Quando uma vaga está disponÃvel na empresa, é hora do setor
de recrutamento entrar em ação para selecionar o profissional mais adequado
para o cargo. Nem sempre é uma missão fácil, afinal não basta selecionar um
candidato com base em suas competências técnicas. É preciso encontrar um profissional
qualificado, muitas vezes já com experiência de mercado, mas, principalmente,
comprometido e alinhado com os valores e expectativas da empresa.
Algumas ferramentas podem ajudar no processo de recrutamento
e seleção de novos colaboradores para a sua equipe de sucesso. Selecionamos as
melhores no post de hoje:
Redes Sociais
As redes sociais deixaram se ser apenas um canal para lazer e
entretenimento e se tornaram um excelente meio de contato entre candidatos e
empresas. O LinkedIn, por exemplo, pode ser utilizado como uma ferramenta de recrutamento,
já que o principal objetivo é justamente conectar profissionais.
Entrevista
A entrevista presencial costuma ser a primeira grande
ferramenta utilizada para conhecer o candidato. É através da entrevista que é
possÃvel entender os objetivos do profissional em relação a empresa e, claro,
conhecer melhor a pessoa. Mesmo com inúmeras ferramentas e opções mais modernas,
a entrevista continua sendo uma etapa indispensável para avaliação do profissional.
Testes de conhecimento
Os testes de conhecimento são aplicados para comprovar as
habilidades descritas no currÃculo, ou ainda avaliar se o candidato possui as competências
técnicas necessárias para exercer a função desejada. É uma ferramenta muito
importante no processo de seleção, principalmente quando é necessário um
profissional com experiência para o cargo. As provas podem ser aplicadas de
maneira teórica ou prática, simulando uma situação cotidiana na empresa, por
exemplo.
Plataformas de análise comportamental
Antes de acertar qualquer contratação, é importante fazer uma
análise comportamental do candidato. Afinal, de nada adianta contratar alguém
capacitado, com experiência profissional, se o mesmo não estiver alinhado com
os objetivos, valores e cultura da empresa. É preciso agregar conhecimento e
comportamento.
Bom, os testes psicológicos e as tão conhecidas dinâmicas de
grupo costumam ser aplicadas após um processo de seleção inicial. Ou seja,
geralmente o candidato já passou por uma triagem de currÃculos, pela entrevista
e até mesmo por testes de conhecimento. E depois de todo esse processo, será
submetido aos testes para uma avaliação de comportamento. E se nessa etapa você
perceber que o profissional não se encaixa no perfil da sua empresa?
Para facilitar todo esse processo, que tal contar com uma
ferramenta que já te entrega uma avaliação comportamental juntamente com o currÃculo
do candidato? Perfeito para ganhar tempo e ainda economizar, não é mesmo?
A CHAWork pensou em todo esse processo e por isso juntou
currÃculo com uma análise comportamental, tornando o processo seletivo muito
mais assertivo. Com base em testes comportamentais, a plataforma detecta a
personalidade do candidato. O resultado é o que vai diferenciar o mesmo de
outros profissionais, uma vez que poucas empresas estão dispostas a manter
alguém muito qualificado se o sua personalidade não for compatÃvel com o que a
organização idealiza.
Experimente! A CHAWork mostra mais que um currÃculo! Ganhetempo, economize e seja mais assertivo no seu processo seletivo.
Compartilhe