As melhores ferramentas para ajudar no recrutamento e seleção
As melhores ferramentas para ajudar no recrutamento e seleção
  • Equipe CHAWork
  • 11 Jan, 2018

Quando uma vaga está disponível na empresa, é hora do setor de recrutamento entrar em ação para selecionar o profissional mais adequado para o cargo. Nem sempre é uma missão fácil, afinal não basta selecionar um candidato com base em suas competências técnicas. É preciso encontrar um profissional qualificado, muitas vezes já com experiência de mercado, mas, principalmente, comprometido e alinhado com os valores e expectativas da empresa.

Algumas ferramentas podem ajudar no processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores para a sua equipe de sucesso. Selecionamos as melhores no post de hoje:

 

Redes Sociais

As redes sociais deixaram se ser apenas um canal para lazer e entretenimento e se tornaram um excelente meio de contato entre candidatos e empresas. O LinkedIn, por exemplo, pode ser utilizado como uma ferramenta de recrutamento, já que o principal objetivo é justamente conectar profissionais.

 

Entrevista

A entrevista presencial costuma ser a primeira grande ferramenta utilizada para conhecer o candidato. É através da entrevista que é possível entender os objetivos do profissional em relação a empresa e, claro, conhecer melhor a pessoa. Mesmo com inúmeras ferramentas e opções mais modernas, a entrevista continua sendo uma etapa indispensável para avaliação do profissional.

 

Testes de conhecimento

Os testes de conhecimento são aplicados para comprovar as habilidades descritas no currículo, ou ainda avaliar se o candidato possui as competências técnicas necessárias para exercer a função desejada. É uma ferramenta muito importante no processo de seleção, principalmente quando é necessário um profissional com experiência para o cargo. As provas podem ser aplicadas de maneira teórica ou prática, simulando uma situação cotidiana na empresa, por exemplo.

 

Plataformas de análise comportamental

Antes de acertar qualquer contratação, é importante fazer uma análise comportamental do candidato. Afinal, de nada adianta contratar alguém capacitado, com experiência profissional, se o mesmo não estiver alinhado com os objetivos, valores e cultura da empresa. É preciso agregar conhecimento e comportamento.

Bom, os testes psicológicos e as tão conhecidas dinâmicas de grupo costumam ser aplicadas após um processo de seleção inicial. Ou seja, geralmente o candidato já passou por uma triagem de currículos, pela entrevista e até mesmo por testes de conhecimento. E depois de todo esse processo, será submetido aos testes para uma avaliação de comportamento. E se nessa etapa você perceber que o profissional não se encaixa no perfil da sua empresa?

Para facilitar todo esse processo, que tal contar com uma ferramenta que já te entrega uma avaliação comportamental juntamente com o currículo do candidato? Perfeito para ganhar tempo e ainda economizar, não é mesmo?

A CHAWork pensou em todo esse processo e por isso juntou currículo com uma análise comportamental, tornando o processo seletivo muito mais assertivo. Com base em testes comportamentais, a plataforma detecta a personalidade do candidato. O resultado é o que vai diferenciar o mesmo de outros profissionais, uma vez que poucas empresas estão dispostas a manter alguém muito qualificado se o sua personalidade não for compatível com o que a organização idealiza.

Experimente! A CHAWork mostra mais que um currículo! Ganhetempo, economize e seja mais assertivo no seu processo seletivo.