Como engajar colaboradores na busca de resultados para sua empresa

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Como engajar colaboradores na busca de resultados para sua empresa

Como engajar colaboradores na busca de resultados para sua empresa


Engajar é um dos grandes desafios das organizações quando se trata da atuação de seus colaboradores no trabalho. Isso porque a maioria das empresas já compreendeu a importância de uma equipe de profissionais de alta performance e comprometimento para o sucesso do negócio.

Mas, você sabe qual o significado de “engajar”? Bom, entre as definições do dicionário, a que mais se adequa ao contexto de hoje diz que o verbo “engajar” pode ser utilizado no sentido de dedicação, ou seja, fazer algo com afinco e vontade. E completamos dizendo que “engajamento é o compromisso emocional que o profissional tem com a organização na qual trabalha, alinhado com seus objetivos pessoais”.

Colaboradores engajados são, portanto, aqueles que possuem uma ligação afetiva, de valores e de objetivos de negócio, equivalentes entre funcionários e organização. Por essa relação afetiva, são colaboradores que transmitem e disseminam uma imagem positiva da sua empresa para o mercado e encaram os desafios com mais afinco, entusiasmo e comprometimento. Essas atitudes resultarão em resultados mais expressivos e aumento na produtividade, o que cada dia se torna mais importante para as organizações.

Bom, mas para engajar colaboradores na busca de resultados para a sua empresa é preciso criar um ambiente onde a cultura do engajamento seja vivida na prática e tratada como prioridade estratégica. Quer saber como? Confira as nossas dicas para manter a sua equipe engajada:

1 – Fique atento ao processo seletivo

O primeiro passo para uma equipe engajada é identificar profissionais com esse perfil de envolvimento já no momento do processo seletivo. Ou seja, se você quer contar com colaboradores engajados com o seu negócio, você precisa identificar e contratar pessoas com essas características de  personalidade. Isso porque perfis negativos, com baixa conexão emocional, que não gostam de mudanças e desafios, são mais difíceis de se manterem engajados. Então, melhor nem contratar para não perder tempo, não é mesmo?

2 - Valorize as pessoas

Os profissionais que fazem parte da sua equipe devem entender o quanto eles são importantes para a organização. Isso inclui destacar as características que levaram à contratação e como a empresa espera que elas sejam utilizadas para alcançar os resultados. Além disso, valorizar o profissional também envolve dar autonomia para tomar decisões e atribuir tarefas que permitam a realização pessoal e oportunidades para crescer na carreira.

3 - Os líderes devem ser exemplos para o time

Um líder que é descomprometido jamais conseguirá manter uma equipe engajada. Portanto, para que a cultura do engajamento seja real na sua empresa, é preciso que os gestores e líderes de todos os setores sejam um modelo vivo do que é ser um profissional engajado. Afinal, não adianta pregar a importância do engajamento para a equipe, se os gestores contrariam esse princípio.

4 - Cuide da comunicação com os colaboradores

Sabemos que cada profissional possui as suas particularidades e é preciso saber como se comunicar com cada um deles. Portanto, adotar um estilo de comunicação que seja bom para cada indivíduo é importante para o processo de engajamento. Por exemplo: ajude pessoas desorganizadas a se organizar; dê autonomia aos profissionais que precisam de pouca atenção; comemore resultados dos que prezam por reconhecimento público e, com os mais modestos, envie apenas um e-mail.

5 – Mais elogios, menos críticas

Bons gestores devem criar um ambiente organizacional positivo, onde o respeito é conquistado através de elogios, apoio e incentivos constantes. Ambientes de trabalho positivos criam, automaticamente, uma força de trabalho mais engajada, onde os colaboradores farão o máximo possível para realizar o trabalho da melhor maneira para o sucesso da empresa. Nunca esqueça do ponto chave: colaboradores desejam se sentir valorizados. Portanto, a empresa precisa ser um lugar onde os valores não sejam impostos, e sim vivenciados.

Bom, vale ressaltar que o maior desafio para engajar colaboradores na busca de resultados para sua empresa não está em emitir um discurso favorável ao engajamento, mas sim, no fortalecimento do mesmo através de atitudes, coerência e ações efetivas.

E então, você está pronto para colocar as nossas dicas em prática o obter melhores resultados para a sua empresa? Não perca mais tempo e comece hoje mesmo a promover a cultura do engajamento!



Equipe CHAWork

Colunista: Equipe CHAWork


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