Como implementar a cultura da inovação
Como implementar a cultura da inovação
  • Equipe CHAWork
  • 25 Jun, 2018

Na publicação anterior explicamos as vantagens de uma cultura organizacional inovadora na sua empresa. Agora vamos dar dicas de como implementar a “cultura da inovação”.

Vamos lá?

- Não tenha medo de arriscar

O primeiro passo para implementar a cultura da inovação e manter a sua empresa sempre jovem é não ter medo de errar e assumir riscos. Afinal você é um empreendedor e deve estar sempre em busca de novos caminhos para a sua empresa. Já falamos no post anterior sobre esse assunto a vamos repetir: para inovar, crescer e se desenvolver, é necessário tirar seu negócio da zona de conforto e apostar.

- Crie um ambiente propício para a inovação

Não treine seus funcionários apenas para as tarefas de rotina. Transforme a sua empresa em um ambiente que permita a liberdade e a troca de ideias, para que todos possam propor soluções para os desafios do seu negócio.

- Procure ouvir quem tem novas ideias

Seja um bom ouvinte. Mesmo que as ideias dos seus colaboradores pareçam estranhas no começo, muitas vezes grandes mudanças partem de um ponto de vista totalmente inusitado.

- Crie programas que incentivem a inovação

Programas internos de ideias dadas por funcionários são exemplos de como disseminar a cultura da inovação na empresa. Com benefícios combinados, o colaborador se sente mais valorizado, trabalha mais satisfeito e, consequentemente, apresenta melhores resultados.

- Seja uma fonte de inspiração

Volte um pouco no tempo e relembre como você se tornou um empreender, quando foi que você inovou. Não deixe de compartilhar as suas experiências com os seus colaboradores. Lembre-se sempre que você deve ser o exemplo, uma fonte de inspiração para a sua equipe.

- Valorize as individualidades de cada colaborador

Não esqueça de valorizar e explorar as individualidades de cada colaborador. Cada profissional tem uma habilidade e conhecimento diferenciado. Lembre-se também de trabalhar aqueles talentos que se destacam na sua empresa. Assim, você faz com que todos se sintam estimulados e inspirados a pensar e inovar. E esse é o seu objetivo, não é mesmo?

- Faça um planejamento para colocar as propostas em prática

Não adianta apenas incentivar a cultura da inovação e saber ouvir as sugestões dos seus colaboradores se você não souber como colocar as ideias em prática. Para dar esse passo é preciso ter planejamento. Portanto, crie um plano estratégico para colocar essas propostas em prática. A partir desse planejamento será possível definir se os recursos financeiros serão suficientes, o tempo de ação e se existe uma equipe qualificada para tal.

- Avalie os resultados

Para conseguir mensurar o grau de sucesso da implantação de uma ideia, é preciso pensar nas métricas para avaliar o quanto e como a inovação afetou os resultados do seu negócio. Como a cultura da inovação está diretamente relacionada à realidade de cada negócio, o ideal é usar uma métrica baseada nos indicadores da sua empresa.

E então, você está preparado para implantar a cultura da inovação na sua empresa? Aproveite as ideias do seu time para se tornar ainda mais competitivo no mercado!