Cultura da inovação: mantenha sua empresa sempre jovem
Cultura da inovação: mantenha sua empresa sempre jovem
  • Equipe CHAWork
  • 16 Mai, 2018

Com o mercado cada vez mais competitivo, nunca se falou tanto na importância da inovação nas organizações. O lance da vez é implantar a cultura da inovação, uma prática de empreendedores de sucesso adotada por empresas preocupadas em crescer, aprimorar os processos e, como não poderia deixar de ser, lucrar.

Vamos entender um pouco mais sobre esse tema?

O que é cultura da inovação?

Inovar significa reinventar os processos internos e negócios da sua empresa, a fim de identificar e buscar oportunidades de ganhar mais, gastando menos. Ou seja, reinventar-se em busca de crescimento e resultados financeiros. É um exercício que deve ser praticado constantemente pelas empresas para não ficar para trás em relação aos concorrentes.

Essa postura de inovação se aplica a qualquer negócio, desde as pequenas empresas até grandes organizações, uma vez que os benefícios também englobam todos os setores.

A inovação é comumente associada à introdução de novos produtos ou serviços em sua empresa, mas também pode ser relacionada com a mudança na forma de fazer negócios, métodos de trabalho aperfeiçoados e novas formas de atender os clientes.

E para ter sucesso com a cultura da inovação, não basta que apenas você, empreendedor, tenha consciência da importância de inovar. A inovação precisa ser apoiada por você e toda a sua equipe deve compreender a importância de desenvolver um foco inovador.

Não confunda inovação com novidade

Muitos empreendedores acabam confundindo inovação com novidade, o que é um grande erro. Apesar da definição destas palavras ser quase que sinônimas no dicionário, no âmbito financeiro elas são muito diferentes. Mas, então, como saber diferenciar?

De acordo com especialistas no assunto, inovação é “tudo que gera dinheiro fora do molde usual” e que “se não gera é apenas novidade”.

Explicando um pouco melhor, ambos tem a ver com invenção. Se você criou ou inventou um processo que não gerou retorno financeiro para a sua empresa ou organização, é uma novidade. Se gerou lucros ou economias, você inovou.

Não tenha medo de sair da zona de conforto


Tudo que é novo desperta curiosidade, mas, ao mesmo tempo, pode despertar insegurança. É por isso que muitos se prendem ao que é conhecido. E também é por isso que muitos acabam “não saindo do lugar”. Para inovar, crescer e se desenvolver, é necessário tirar seu negócio da zona de conforto e apostar. Todo empreendedor deve encarar a cultura da inovação como uma vantagem competitiva que vai fazer com que a sua empresa se destaque e seja reconhecida no mercado.

O fato é que investir em projetos de inovação é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa ou negócio. Uma empresa que não se atualiza e não inova costuma produzir sempre o mesmo do mesmo jeito, e dessa forma acaba tornando-se ultrapassada e banalizada.

Muitas empresas conseguem, inclusive, reverter um mau andamento das finanças com ideias inovadoras, que geram uma nova fonte de renda ou controlam e solucionam problemas. Uma inovação bem sucedida gera bons frutos quase que automaticamente.

Portanto, caro empreendedor, não deixe de estimular a “cultura da inovação” no seu negócio. É isso que vai manter a sua empresa sempre jovem!