Prepare-se para perguntas na entrevista de emprego
Prepare-se para perguntas na entrevista de emprego
  • Equipe CHAWork
  • 18 Abr, 2018

Você está se preparando para uma entrevista de emprego e tem medo de dar aquele “branco” na hora de responder as perguntas do recrutador? Isso pode até acontecer com algumas pessoas, mas a boa notícia é que você pode evitar que isso aconteça com você. Como? Nós preparamos algumas dicas valiosas para facilitar a sua vida nesse momento tão decisivo.

Confira as perguntas mais comuns na entrevista de emprego e como preparar-se para respondê-las:

1 - Como você se imagina daqui a dez anos? 

Assim como dois mais dois são quatro é a certeza de que essa pergunta será feita durante a entrevista. Então, nada melhor do que estar preparado para ganhar pontos com a resposta. Você pode seguir alguns passos para responder “como você se imagina”:

- Faça um planejamento

Quando o recrutador faz essa pergunta ele quer conhecer a sua linha de raciocínio e verificar se você tem objetivos bem definidos e planejamento de carreira. Portanto, antes de mais nada, pergunte a si mesmo: “como eu me imagino daqui a dez anos?” Coloque no papel as prioridades para a sua carreira, aonde você quer chegar, o que te deixaria realizado profissionalmente. Tenha claro o que pretende ser no futuro. 

- Pense mesmo que não tenha uma entrevista

Não existe uma resposta certa ou errada para essa pergunta, mas você precisa saber responder o que você deseja. Para evitar aquele “branco” na hora da entrevista, exercite esse planejamento mesmo se não tiver uma entrevista marcada. Quanto mais clara estiver essa ideia para você, mais fácil será responder ao recrutador quando chegar o momento. Vale também ressaltar o que pretende fazer para chegar aonde deseja, como cursos de especialização, línguas, etc. 

- Tenha os “pés no chão”

Você pode sonhar alto, sim, mas nunca esqueça de ter os “pés no chão”. Muita gente acaba “queimando o filme” soltando pérolas do tipo: “daqui a dois anos quero estar ganhando 30 mil por mês”, ou ainda: “daqui cinco anos quero ser presidente da empresa”. Se a sua expectativa for muito alta, pode ser um motivo para ser eliminado do processo seletivo. 

- Adeque o discurso com a realidade da empresa

Outra dica importante para não vacilar na resposta é pesquisar tudo o que puder sobre a empresa onde você vai participar do processo de seleção. Essa pesquisa é importante para evitar gafes como dizer que pretende estar em uma grande empresa quando está participando de um processo seletivo para trabalhar em uma empresa pequena. Adeque o discurso com a realidade dessa empresa. Se for o caso, diga que pretende exercer um cargo de liderança no futuro, mas não especifique o porte da empresa dos seus sonhos.

 2 – Por que você foi desligado da empresa, ou deseja se desligar? 

A única possibilidade do recrutador não perguntar sobre o último emprego é se você está buscando a primeira oportunidade no mercado de trabalho. O objetivo dessa pergunta durante a entrevista é entender se houve algum conflito de valores ou divergências na última empresa onde você trabalhou. Há quem encontre, neste momento, uma oportunidade para desabafar todos os ressentimentos, outros despejam uma porção de justificativas e outros, ainda, mentem. Quem opta por uma dessas alternativas acaba caindo em maus lençóis. Esse não é o momento para justificativas nem ressentimentos. Seja claro e objetivo na resposta. A dica é relatar os fatos sem evidenciar os pontos negativos. 

3 – Fale sobre seus pontos fracos e fortes. Qual o seu diferencial? 

Ao responder esse tipo de questionamento, seja capaz de demonstrar os seus valores. O recrutador quer saber o quanto você se conhece e se sente confortável em falar sobre isso. Pessoas bem resolvidas são cientes das suas qualidades e limitações. Esqueça as respostas vagas e repetidas como: proativo, ansioso, perfeccionista. Ao responder sobre seus pontos fortes, cite exemplos de situações vividas que comprovem tais qualidades. Da mesma forma, nos pontos fracos, avalie o que você ainda precisa desenvolver e melhorar. 

4 – Quais as suas expectativas em relação a empresa? 

Para responder essa pergunta você deve levar em consideração as mesmas orientações que citamos no último item da pergunta “Como você se imagina daqui a dez anos?”. Ou seja, você deve adequar o seu discurso com a realidade da empresa. Isso porque o recrutador quer saber se as suas expectativas estão alinhadas com o que a empresa tem a oferecer, a fim de que ambas as partes se sintam satisfeitas. 

5 – Como está o nível do seu inglês? 

Dependendo da vaga, um outro idioma, como o inglês, pode ser considerado um diferencial ou até um pré-requisito para a contratação. Mas o cuidado para responder essa pergunta deve começar já no currículo. Jamais diga que tem inglês “avançado” ou “fluente” se não é verdade. Isso porque, se o idioma foi obrigatório para a vaga, é bem possível que a entrevista será feita em inglês. 

A intenção dessa lista com as perguntas mais comuns na entrevista de emprego é te deixar mais tranquilo e preparado para conquistar a tão sonhada vaga de emprego. Gostou no nosso post? Então compartilhe com seus amigos!

Ah, e não esqueça de cadastrar o seu currículo na CHAWork para aproveitar as inúmeras oportunidades de emprego!