Recolocação profissional, como fazer
Recolocação profissional, como fazer
  • Equipe CHAWork
  • 09 Mai, 2018

Ficar desempregado é sempre uma preocupação. Conforme o tempo vai passando, e tempo é dinheiro, a expectativa de encontrar uma nova, e boa, oportunidade no mercado de trabalho vai aumentando. E isso vale tanto para quem está buscando a recolocação profissional em consequência de uma demissão inesperada, como para quem decidiu, por conta própria, seguir novos caminhos e dar novos rumos para a carreira.

Toda mudança, por melhor que seja, sempre acaba gerando um pouco de ansiedade. Então, como controlar o emocional e aproveitar esse tempo de busca e mudanças damelhor maneira?

Confira as dicas da CHAWork para se preparar para a recolocação profissional:

- Procure emprego

Esse item parece um pouco óbvio, não é mesmo? Mas é o primeiro passo para a recolocação profissional. Capriche na atualização do seu currículo, inscreva-se em sites de empregos e comunique a sua rede de contatos sobre seus novos objetivos e desafios.

- Organize suas finanças

Essa é uma dica muito importante para não entrar no modo “desespero”. Organize suas contas de forma racional e esteja preparado para ficar um período maior do que o esperado sem emprego. Assim terá mais tranquilidade e estabilidade para encarar essa fase.

- Procure trabalhos temporários

Quem busca recolocação profissional também deve ficar atento às oportunidades que estão abertas em posições temporárias. Enquanto não surge a vaga ideal, é importante buscar por “freelas”, jobs, participar de algum projeto, aulas particulares, vendas e até Uber. Trabalhar por alguns dias pode render uma receita para pagar as contas, além de colocar você em contato com muitas pessoas – o que pode gerar mais oportunidades de encontrar um emprego.

- Estude

Mesmo que você já tenha experiência profissional, o que é um diferencial, deve continuar buscando aperfeiçoamento, novos cursos e formas de se tornar um profissional cada vez mais qualificado. Não pare no tempo! O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, competitivo e quanto mais preparado e qualificado você estiver, mais chances terá de ser reconhecido e garantir o seu espaço profissionalmente.

- Fique de olho no mercado

Se você está buscando recolocação no mercado, mas deseja trocar de área, deve saber quais profissões vem se destacando e ocupando maior espaço nos ambientes de trabalho. Não deixe de conferir a lista que a CHAWork elaborou com as 10 carreiras mais promissoras e a formação necessária para exercê-las.

- Busque vagas com as quais você se identifica

Pergunte-se: “Eu era feliz no meu último emprego?” Se você gostava do que fazia, mas por algum motivo acabou sendo demitido, pode muito bem procurar a recolocação no mercado na mesma área de atuação. Agora, se você saiu por decisão própria por não estar satisfeito com o trabalho, desejando encarar novos desafios, é hora de parar para refletir e procurar por vagas que tem conexão com a sua paixão! Pense no que você realmente gosta de fazer e um novo trabalho nessa área, com certeza, vai trazer mais realização profissional e autoestima.

- Invista no marketing pessoal

Quem está em busca de um novo emprego deve investir no marketing pessoal, fazendo-se mostrar ao mercado. Se possível, publique um artigo e construa uma nova rede de contatos. Relacionamento é fundamental em qualquer área.

Ah, e vale lembrar que sempre é tempo de recomeçar. Não tenha medo de novos desafios e de buscar a sua realização profissional, o que é o mais importante. Toda mudança é possível, desde que seja acompanhada de cautela, ações e, como não poderia deixar de ser, muito trabalho!

A dica mais importante de todas é: mantenha a humildade. Independentemente do quanto você ganhava no emprego anterior, e da sua experiência profissional, a recolocação pode exigir um certo tempo para apresentar o retorno financeiro desejado. Tenha em mente que, com o tempo,será possível encontrar o equilíbrio entre realização pessoal e financeira. Boa sorte!