Saiba como reduzir o custo de seleção de pessoas
Saiba como reduzir o custo de seleção de pessoas
  • Equipe CHAWork
  • 27 Fev, 2018

No post de hoje vamos dar dicas para ajudar você a reduzir os custos de seleção de pessoas, sem perder a efetividade na hora do recrutamento de profissionais.

Um dos maiores obstáculos para as empresas que querem reduzir custos são os erros de contratação. Estudos apontam que contratar alguém com perfil inadequado pode custar até 3x o salário dessa pessoa. Ou seja, o primeiro passo para reduzir custos é: contratar certo. 

Ainda assim é preciso prestar atenção em todos os custos envolvidos no processo de seleção e contratação de um novo profissional. Há muitas maneiras de reduzir esses números e, certamente, você já dever ter ouvido a famosa expressão de que “tempo é dinheiro”, não é mesmo? Pois bem, nesse caso otimizar o processo é a palavra de ordem. 

Já imaginou como seria para vocêter mais tempo para bater as metas, focar na estratégia?

Continue a leitura!

Defina o perfil para a vaga

O primeiro passo na hora de iniciar um processo seletivo é, sem dúvidas, definir o perfil do profissional que a empresa busca para a vaga. É extremamente importante descrever bem a posição, as atribuições, as qualificações técnicas e comportamentais esperadas do candidato. Essa definição bem elaborada é fundamental para atrair os candidatos mais adequados e evitar perda de tempo com profissionais que não se encaixam na vaga e têm pouca conexão com a cultura e valores da empresa.

Divulgue a oportunidade

Com o perfil para a vaga definido, é hora de selecionar os canais certos para divulgar a oportunidade de trabalho, já que para atrair o candidato certo é necessário que os anúncios sejam feitos nos canais onde ele está presente. Optar pela divulgação em sites de vagas e recrutamento, que aliam o anúncio com as redes sociais, só oferece vantagens. A principal delas é que a sua oportunidade de trabalho pode chegar a uma gama enorme de candidatos em pouquíssimo tempo. “Tempo é dinheiro”, lembra? Sem contar que apresentam uma infinidade de funcionalidades e permitem que candidatos de uma área específica sejam contatados. 

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia surgiu como a grande aliada dos departamentos de RH, uma vez que pode simplificar e padronizar os processos, gerando, consequentemente, economia para as empresas. Os sites de recrutamento e seleção são facilitadores do processo de escolha de um novo candidato, já que, além de reduzir o tempo de busca por candidatos, são muito mais assertivos na seleção. 

Voltamos a reforçar a ideia de que hoje em dia, levando em consideração a alta competitividade entre as empresas e organizações, não basta apenas contar com profissionais com conhecimento técnico. É extremamente necessário contar com colaboradores comprometidos e engajados com os valores e cultura da empresa. Ou seja, é preciso alinhar potencial técnico e comportamental. 

Pensando nisso, a CHAWork desenvolveu uma plataforma capaz de identificar os profissionais talentosos, aliando potencial técnico e comportamental, critérios que farão a diferença no resultado da organização.  Antes mesmo de preencher qualquer dado sobre formação e experiências de mercado, o profissional é submetido a um teste de comportamento. Através do resultado, será possível traçar um perfil completo do candidato. 

Essa definição aprofundada de perfil é fundamental para a triagem dos candidatos que se identificam em todos os quesitos com o perfil definido pela empresa para a contratação. Assim fica fácil ir direto ao ponto, quando soluções inteligentes trabalham a seu favor, não é mesmo? É assim que a CHAWork ajuda a reduzir significativamente o ciclo e os custos do processo contratação, que costuma ser longo e caro. Isso sem contar a eliminação de uma série de inconveniências no caminho de quem busca os profissionais certos para as suas vagas. 

Agora que você já sabe todos os passos para reduzir os custos com a seleção de pessoas, aproveite e experimente hoje mesmo todos os benefícios da CHAWork! 

Mas se mesmo assim você ainda precisar de uma ajudinha, entre em contato com o nosso time e conheça o CONTRATA FÁCIL!

[Saiba mais sobre a ferramenta]



Contato: [email protected]