Saiba como se preparar para o mercado de trabalho
Saiba como se preparar para o mercado de trabalho
  • Equipe CHAWork
  • 12 Dez, 2017

Conquistar um bom espaço no mercado de trabalho é o grande objetivo das pessoas que sonham com um futuro promissor, mas nem sempre é uma tarefa simples e fácil. Então, como estar preparado para conquistar as melhores oportunidades no mercado de trabalho?

Se você está de olho nas vagas em busca do primeiro emprego, certamente já se sentiu um pouco “desanimado” ao observar que a maioria das empresas exige experiência para ocupar os cargos em aberto. E então você se vê diante de uma situação complexa: não consegue um emprego porque a principal exigência das empresas é ter experiência profissional, mas também não consegue adquirir experiência profissional sem ser chamado para ocupar um cargo. Parece complicado, mas há diversas formas de driblar a falta de experiência. É só ter iniciativa e dedicação!

O primeiro passo é ter em mãos um currículo profissional bem elaborado. Descreva suas habilidades, competências e demonstre vontade em aprender. Confira aqui 06 dicas para fazer um currículo profissional.

Se você não possui nenhuma experiência, é preciso ir atrás. Procure por estágios e se ofereça para fazer serviços voluntários em entidades assistenciais ou empresas da área que deseja trabalhar. Além de fazer a sua parte social, é uma ótima chance para adquirir experiência em uma organização.

E não podemos deixar de lembrar que conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Então aproveite o tempo livre para estudar. Faça o máximo de cursos possíveis e participe de eventos na sua área. Inclusive na internet você vai encontrar diversos cursos profissionalizantes gratuitos.

Bom. E se você já possui experiência no mercado de trabalho, mas está atualmente desempregado ou em busca de novas oportunidades, também deve estar se perguntando: “como me preparar para um novo desafio? Como conseguir uma melhor recolocação?”. A resposta não difere muito do que já falamos aqui para quem busca o primeiro emprego.

Você possui um diferencial que é a experiência, mesmo assim deve continuar buscando aperfeiçoamento, novos cursos e formas de se tornar um profissional cada vez mais qualificado. Não pare no tempo, muito menos se acomode achando que já estudou o suficiente, que a faculdade já lhe trouxe o necessário para desempenhar determinada função. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, competitivo e quanto mais preparado e qualificado você estiver, mais chances terá de ser reconhecido e garantir o seu espaço profissionalmente.

Os processos seletivos estão cada vez mais rigorosos. Portanto, não deixe de se preocupar com o seu marketing pessoal, muitas vezes ele pode decidir uma vaga. Parece óbvio, mas muitos candidatos ainda não se vestem adequadamente para uma entrevista. Homens, esqueçam a barba por fazer, a calça jeans e camiseta. Mulheres, minissaia e decote acentuado também devem ser deixados de lado. Escolha uma roupa alinhada, preste atenção no seu comportamento e, principalmente, seja sincero, mostre quem realmente você é. Os recrutadores estão de olho em tudo.

Outro ponto importante a ser observado tanto para quem busca o primeiro emprego, quanto para quem procura recolocação no mercado, é ficar de olho nas profissões que vem se destacando e ocupando maior espaço nos ambientes de trabalho, e se preparar para exercê-las. Confira aqui a lista com as 10 profissões mais promissoras para 2018. 

Cadaste seu currículo na CHAWork e aproveite as inúmeras oportunidades de emprego!