Saiba como selecionar a pessoa certa para a vaga
Saiba como selecionar a pessoa certa para a vaga
  • Equipe CHAWork
  • 06 Fev, 2018

O processo seletivo para contratar um novo profissional deve ser bem elaborado e seguir alguns critérios para não errar na escolha do candidato. Lembre-se sempre de uma frase que já falamos por aqui: uma empresa ou um negócio são feitos por pessoas, e são elas que determinam o sucesso ou o fracasso de uma organização. Por isso é tão importante acertar nos profissionais que farão parte da equipe. É fundamental que todos compartilhem dos mesmos valores e conceitos para atingir o sucesso empresarial.


Selecionar a pessoa certa para a vaga exige alguns cuidados. Em um primeiro momento pode até parecer fácil, pois imagina-se que seja necessário apenas contratar o candidato que apresenta o melhor currículo, com mais cursos e experiências profissionais. No entanto, não é bem assim, já que existem outros quesitos tão ou mais importantes do que esses. 


Contratar um profissional com perfil inadequado custa caro para a empresa, isso sem contar a dor de cabeça. Antes de qualquer coisa, converse com quem solicitou o preenchimento da vaga, entenda os valores da empresa que está contratando e as necessidades para desempenhar a função disponível. A partir de então analise com cautela todas as características do candidato.


Comportamento: o X da questão


Tão importante quanto as competências técnicas, são as características de comportamento do profissional. Como ele se relaciona com os colegas, seu comprometimento e responsabilidade com as funções são fatores determinantes. Muitos especialistas afirmam, inclusive, que o principal aspecto a ser considerado no recrutamento não é o currículo, as competências ou experiências profissionais. A cultura e o perfil do candidato valem mais do que qualquer coisa.


Vamos imaginar a seguinte situação: você tem em mãos dois currículos muito semelhantes nas competências técnicas: formação, experiências de mercado, cursos profissionalizantes, etc. Como decidir qual será o candidato certo para a vaga, se (você acha que) ambos se encaixam perfeitamente para desempenhar a função em aberto?


Você vai encontrar a resposta entendendo o perfil de comportamento ideal para a vaga. Se a função exige que o profissional fale em público e exerça atividades de liderança, um candidato tímido não será indicado, mas sim alguém comunicativo e com habilidade de relacionamento interpessoal bem desenvolvida.


O segredo é justamente analisar tudo aquilo que não está no currículo. Esta análise pode ser facilitada através de ferramentas que possibilitam a identificação do perfil comportamental do candidato, sendo que quando se fala em assertividade no processo de seleção, não basta confiar no feeling, é preciso que a avaliação tenha fundamentos.


E pensando justamente nisso, a CHAWork desenvolveu uma plataforma capaz de identificar os profissionais talentosos, aliando potencial técnico e comportamental, critérios que farão a diferença no resultado da organização.  Antes mesmo de preencher qualquer dado sobre formação e experiências de mercado, o profissional é submetido a um teste de comportamento. Através do resultado, será possível traçar um perfil completo do candidato. Tudo para possibilitar que os recrutadores contratem a pessoa certa para a vaga.


Quer experimentar? Veja aqui como ganhar tempo, economizar e ser mais assertivo no seu processo seletivo através da CHAWork.

Leia também: 10 dicaspara contratar certo