Organizar os documentos por categorias separando os melhores das seleções anteriores e contar com uma plataforma online como aliada são alguns truques para ter um banco de currículos realmente organizado.
Através da organização, uma empresa gasta menos tempo e dinheiro na hora de contratar, além de conseguir mais assertividade nas escolhas e, como é comum para uma organização receber currículos mesmo sem estar contratando ou receber muitas opções de candidatos mesmo com uma única vaga em aberto, sem ordem na casa desde o primeiro momento pode ficar cada vez mais difícil acertar.
Evite deixar passar bons profissionais e sofrer com um processo lento e burocrático seguindo as breves dicas deste artigo!
Por que manter um banco de currículos atualizado?
Para as empresas, é importante ter sempre um bom número de currículos cadastrados, mas só um banco atualizado vai ajudar pessoas responsáveis pelo recrutamento a conseguirem assertividade e agilidade na hora de escolher quem entrevistar.
A organização traz mais bem-estar para os contratantes e reduz o tempo dedicado a burocracias, ajuda na realização de entrevistas só com quem realmente condiz com as vagas e libera profissionais de RH, por exemplo, para atividades mais estratégicas – bem como para o onboarding e treinamento de novos contratados.
Como ter um banco de currículos organizados? 4 melhores dicas
Realize o armazenamento dos documentos por ordem cronológica, descarte currículos muito antigos e separe os melhores de seleções anteriores. Antes, durante e depois disso, conte com a tecnologia!
1. Organize os currículos por categoria
Para agilizar e facilitar as buscas por um profissional quando surgir uma vaga, vale muito a pena organizar os currículos por categorias, separando-os por setor de atuação, graduação, conhecimentos técnicos, competências ou experiências anteriores, por exemplo.
Outra alternativa é separar os currículos de candidatos com nível médio, nível técnico e nível superior ou candidatos juniores, plenos e seniores.
2. Descarte currículos antigos
Considere a rapidez com a qual evolui o nicho de mercado no qual a empresa se encaixa e tendências de recrutamento e seleção para definir a partir de quanto tempo é possível considerar um currículo antigo por aí.
Descarte aqueles que estiverem “vencidos”, pois, certamente, eles estarão com as informações desatualizadas.
3. Separe os melhores CVs de seleções anteriores
Pode ser que a empresa abra um processo seletivo, e você identifique mais de um profissional adequado e capacitado para a vaga em aberto, mas tenha que escolher apenas um. Nesse caso, não descarte as informações dos outros bons candidatos entrevistados!
Crie um banco de talentos com os perfis já analisados que têm grande potencial, pois eles podem ser aproveitados em oportunidades futuras.
4. Tenha uma plataforma online como aliada
Por último, mas não menos importante, conte com a tecnologia na hora de analisar candidatos, fazer a triagem dos currículos, responder e-mails, entrevistar e testar. Desta forma, você usufrui de todos os benefícios de manter o banco de currículos organizado e ainda aumenta as chances de uma contratação perfeita para cada a vaga e reduz o turnover por aí.
Gostou da ideia? Depois de ler este artigo, explore os recursos oferecidos pela Chawork, uma plataforma online de recrutamento estratégico capaz de identificar profissionais talentosos, com potencial técnico e comportamental. Até a próxima!
Deixe seu comentário ou dúvida