Para evitar estresse no trabalho, o melhor que você pode fazer é conhecer os sinais do problema e entender como combatê-los. Dificuldade de concentração e fadiga são dois dos 10 demonstrativos mais conhecidos, e a priorização e organização de tarefas pode ajudar a minimizar isso.
Fato é que o estresse no trabalho é realidade na vida de muita gente: segundo o Relatório “State of Mind” produzido pela empresa Headspace em 2024, 77% dos mais de 2.000 funcionários entrevistados relataram enfrentá-lo e enxergar impactos negativos em sua saúde física por causa dele.
E que a questão também afeta a saúde mental, bem como o desempenho profissional, então, comece a buscar seu bem-estar através da leitura deste artigo!
O que causa estresse no trabalho?
O estresse no trabalho pode ser desencadeado por uma variedade de fatores, como prazos apertados, pressão por resultados, conflitos com colegas ou até mesmo problemas pessoais.
É importante reconhecer que o estresse pode afetar não apenas seu bem-estar emocional, mas também sua produtividade e desempenho.
10 sinais de que o trabalho está gerando estresse
Reconhecer os sintomas do estresse pode ajudar a identificar e abordar o problema. Anote!
- Dificuldade de concentração – problemas para focar em tarefas e tomar decisões
- Fadiga – sensação constante de cansaço e falta de energia
- Desânimo – sentimento de desmotivação e falta de entusiasmo
- Irritabilidade – aumento da sensibilidade e reatividade a pequenas frustrações
- Batimentos cardíacos acelerados – palpitações ou aumento da frequência cardíaca
- Problemas gastrointestinais – dores de estômago, náuseas ou problemas digestivos
- Lapso de memória – esquecimento frequente de tarefas e informações
- Ansiedade – sentimento persistente de preocupação
- Depressão – tristeza frequente e/ou sem motivo aparente
- Isolamento social – tendência a evitar interações sociais e se afastar dos colegas
E lidar com o estresse no ambiente de trabalho pode ser desafiador, mas com estratégias eficazes é possível reduzir seus efeitos negativos. Quer ver?
Como diminuir o estresse no trabalho?
Entre as ações recomendadas para a minimização do problema estão: priorizar e organizar suas tarefas a fins de evitar sobrecarga, praticar técnicas de respiração e meditação para promover o relaxamento e estabelecer uma comunicação clara e aberta com colegas e superiores para resolver conflitos rapidamente.
Priorize e organize suas tarefas
Muitas vezes, o estresse no trabalho pode ser causado por uma carga excessiva de tarefas, dessa forma, vale a pena aprender a priorizar e organizar suas “missões” de acordo com a importância e o prazo de entrega.
Comece o dia com uma lista de tarefas e vá marcando as que forem concluídas. Faça isso em prol de manter o foco e a reduzir a sensação de sobrecarga, mas não fique ansioso(a) se alguns “✓” precisarem ser deixados para o dia seguinte.
Pratique a respiração profunda ou medite
A respiração profunda e a meditação são técnicas eficazes de relaxamento que podem ajudar a reduzir o estresse no trabalho. Reserve alguns minutos do seu dia para se concentrar na sua respiração e limpar a mente. Existem muitos aplicativos e vídeos disponíveis que podem guiá-lo(a) nessas práticas.
Faça pausas regulares
É importante fazer pausas regulares durante o dia de trabalho. Isso pode ajudar a reduzir a fadiga e a melhorar a produtividade, então, levante-se e dê uma volta, execute alguns alongamentos ou simplesmente feche os olhos e descanse por alguns minutos. Isso pode ajudar a recarregar as energias e a reduzir o estresse.
Comunique-se com seus colegas e superiores
Evite conflitos ligados à comunicação mantendo diálogos abertos e claros com todos ao seu redor e, se surgir algum problema, tente resolvê-lo de forma diplomática e profissional.
Cuide da sua saúde física e mental
Tenha uma alimentação saudável, faça exercícios regularmente e tente manter uma rotina de sono adequada. Além disso, se sentir que o estresse está afetando sua saúde mental, não hesite em buscar ajuda profissional.
Cada pessoa lida com o problema de forma diferente, portanto, é importante encontrar as melhores estratégias para você. No mais, buscar apoio não deve ser vergonha para ninguém, tudo bem?!
Deixe seu comentário ou dúvida