Como evitar o estresse no trabalho
Como evitar o estresse no trabalho
  • Equipe CHAWork
  • 27 Mar, 2018

Você está se sentindo cansado, irritado e não consegue se concentrar até nas tarefas mais simples?  Ou ainda está em dúvida se está cansado, com preguiça ou se é o corpo que não acompanha a cabeça?

Bom, esse dilema pode ser fruto de algo comum no mundo corporativo: o estresse no trabalho

O estresse em excesso é muito prejudicial tanto para a saúde quanto para a carreira, uma vez que reduz a capacidade de concentração, além de prejudicar a criatividade e a produtividade

Os fatores que podem desencadear esse quadro de estresse são vários. Com o mundo corporativo cada vez mais competitivo, aumentam as exigências e a preocupação com ameaças de demissão. No entanto, é preciso ficar atento para que essa “pressão” não prejudique a saúde. 

Então, como evitar o estresse no trabalho? Primeiro vamos te ajudar a identificar se você realmente está sofrendo desse mal. 

Como identificar se você está estressado no trabalho?

Segundo especialistas, um alto grau de estresse normalmente começa com quadros de irritabilidade, distração e perda de atenção. No entanto, uma série de sintomas pode identificar que você anda estressado no trabalho. São eles: 

- Fadiga: você se sente muito cansado o tempo todo;

- Falta de concentração: você não consegue manter o foco nas tarefas;

- Sintomas de depressão: você sente uma tristeza constante e não tem vontade de se divertir;

- Irritabilidade extrema: você se irrita com coisas bobas e está sempre querendo explodir;

- Pessimismo: se alguma coisa tem chance de dar errado, você já tem certeza de que vai acontecer o pior;

- Doenças recorrentes: você passa muito tempo resfriado, gripado, com tosse, com dor de cabeça ou problemas de pele, por exemplo;

- Acidentes: você quebra louças na hora de lavar, tropeça, bate o carro;

- Dificuldade de comunicação: você não consegue se expressar, dizer o que sente e as pessoas não tem entendem; 

- Problemas de sono: você dorme demais ou tem insônia;

- Problemas alimentares: você percebe que está comendo demais ou não come nada porque não sente fome; 

- Redução do potencial criativo: você não consegue criar coisas novas, abstrair, porque sua cabeça está ocupada com pensamentos repetitivos;

- Redução da produtividade: você percebe que não consegue mais produzir com a mesma agilidade e a mesma qualidade que produzia no passado.

Você se identificou com alguns desses sintomas?

De acordo com especialistas, se a soma dos itens totalizar oito, ou mais, significa que a sua relação com o trabalho está abalada e que você precisa reverter essa situação. 

Algumas atitudes podem te ajudar a reduzir o estresse. Respire fundo e confira as dicas que a CHAWork elaborou para te ajudar a superar essa fase.

Como combater o estresse?

A ajuda para reverter esse quadro de estresse pode vir de um psicólogo, de alguém do RH da empresa onde você trabalha, mas, principalmente, a atitude para combater esse estresse deve partir de você. 

- Respire: Isso mesmo! Aprenda a respirar corretamente. Esse é o primeiro passo para afastar o estresse e melhorar a concentração. Você deve respirar de forma abdominal e manter a atenção na entrada e na saída do ar. Tente fazer esse exercício durante o banho, ou tomando café, sem falar com ninguém. 

- Pratique esportes: Não descuide do seu corpo. Tire um tempinho para praticar atividades físicas, como uma caminhada, uma corrida no parque ou frequente uma academia. O ideal é se exercitar no mínimo três vezes por semana. 

- Cuide da alimentação: Os cuidados com uma alimentação saudável também ajudam no combate aos sintomas do estresse. Faça refeições regularmente e não esqueça que frutas, legumes e fibras devem sempre fazer parte do cardápio. 

- Desabafe: Não guarde suas angústias só para você. Tenha o hábito de conversar e desabafar, não apenas com a família, mas também com seus amigos. É um ótimo remédio para combater o estresse. 

- Tire um tempo para lazer: Por mais que você seja um profissional extremamente dedicado, acredite: a vida não é feita apenas de trabalho. Tenha um tempo livre para atividades de lazer.Cante, dance, jogue futebol com os amigos...

O importante é relaxar e distrair a mente.  

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe esse post com seus amigos! 

Equipe CHAWork