As contas não estão fechando e você precisa buscar meios para diminuir despesas e aumentar os lucros da sua empresa? Você já parou para pensar o quanto os sistemas de RH podem influenciar nesse processo?
Tornar os processos e sistemas de recursos humanos mais eficientes faz mais do que reduzir as despesas diretas de RH. As eficiências de RH economizam dinheiro em todos os níveis da organização. Assim, o retorno do investimento pode ser significativo por meio de esforços como centralizar informações, automatizar tarefas e modernizar a tecnologia.
Quando uma empresa é capaz de reduzir custos, ela se torna mais lucrativa, mais rentável e também mais competitiva. Há mais dinheiro a ser investido em melhorias e otimizações. Sendo assim, a atuação do RH não deve se restringir à contratação de pessoas.
A seguir, você confere algumas práticas-chave que podem ajudar a alcançar esses objetivos.
1. Tenha um plano de retenção de talentos
Custa menos manter funcionários de qualidade do que encontrar e contratar novos colaboradores. Os funcionários geralmente saem porque o trabalho não correspondeàs expectativas deles ou recebem poucas oportunidades de crescimento profissional. Para evitar a perda de talentos é fundamental que você faça com que todos os colaboradores se sintam satisfeitos com a relação com a sua empresa, e não apenas no quesito financeiro. A satisfação vai além. Ofereça meios de fazer com que seus funcionários se sintam parte da sua empresa, valorize-os.
2. Evite problemas com ações judiciais
Processos de recursos humanos são caros e a melhor maneira de economizar dinheiro nesse caso é, em primeiro lugar, impedindo ações judiciais. Para reduzir o risco de processos trabalhistas, sua organização precisa fazer mais do que obedecer às Leis ao pé da letra. É fundamental evitar comportamentos que possam levar a esse tipo de ação. Mantenha sempre a relação com o empregado baseado em documentos escritos, ou seja, tudo que combinar pagar ou exigir deve ser registrado.
3. Modernize o armazenamento de dados
Sistemas de RH abrangentes e fáceis de usar não podem ser executados em papel. Um software moderno, que armazena informações na nuvem, por exemplo, minimiza os custos de aquisição, operação e TI associados a recursos físicos consumíveis. Além disso, possibilita a economia de papel, envelopes, tinta, postagem, fotocópia, espaço físico de armazenamento e servidores digitais.
4. Economize dinheiro em publicidade
Anunciar cada posição aberta na sua empresa em dezenas de meios de publicidade é caro e consome tempo. A saída, portanto, é investir em ferramentas que permitam que você, de maneira fácil e acessível, chegue aos candidatos ideais. A utilização de plataformas, como a Chawork, além de reduzir custos com publicidade aumenta a assertividade dos processos seletivos.
5. Contrate colaboradores qualificados e retenha-os
Uma das maneiras mais eficazes de economizar com a gestão de RH é contratar colaboradores qualificados e retê-los.
Investir em um processo de seleção rigoroso e oferecer um pacote de benefícios competitivo pode ajudar a atrair e reter os melhores talentos, o que pode reduzir os custos com treinamento e rotatividade de funcionários, além de garantir um desempenho consistente e de alta qualidade.
A Chawork desenvolveu uma plataforma capaz de identificar os profissionais talentosos, aliando potencial técnico e comportamental. Essa definição aprofundada de perfil é fundamental para a triagem dos candidatos que se identificam em todos os quesitos com o perfil definido pela sua empresa para a contratação. Uma solução inteligente que ajuda a reduzir significativamente o ciclo e os custos do processo de contratação.
Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe as informações com seus amigos!
Deixe seu comentário ou dúvida