Expectativa no primeiro emprego
Expectativa no primeiro emprego
  • Equipe CHAWork
  • 28 Nov, 2017

Entrar no mercado de trabalho é um passo muito importante para um jovem que quer se inserir na vida adulta, adquirir independência financeira e trilhar um caminho de sucesso na vida profissional. É uma fase de aprendizado e, de certa forma, de dúvidas e hesitação. O que esperar do primeiro emprego? Como buscar as melhores vagas? São perguntas que você certamente deve estar se fazendo se está buscando a primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Um dos primeiros fatores que atrai os jovens ao mundo corporativo é a expectativa de autonomia em relação aos pais e independência financeira. Mas, o incentivo ao primeiro emprego deve ir além. Que tal apegar-se ao fato de que o momento será decisivo para descobrir a profissão que vai seguir no futuro?

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e conseguir o primeiro emprego pode não ser tão simples assim, principalmente devido as condições do país atualmente. No entanto, se você ainda não tem experiência, pode contar com alguns programas que facilitam essa inserção.

Além de estágios remunerados e não-remunerados, que fazem parte do currículo de vários cursos de graduação, umas das portas de entrada para as corporações é o Programa Jovem Aprendiz, que garante o primeiro emprego para quem ainda não teve oportunidade de começar no mercado de trabalho e que, não necessariamente, precisa estar já estar matriculado em uma universidade. O mesmo permite que jovens entre 14 e 24 anos trabalhem por um período de 24 meses como aprendizes. Ou seja, quem ainda está no Ensino Médio já pode começar a buscar uma vaga e investir no ensino profissionalizante desde cedo.


O Programa Jovem Aprendiz é apontado por muitos jovens como a principal forma de adquirir experiência profissional e investir nos estudos ao mesmo tempo, uma vez que oferece um salário que pode auxiliar nos custos com cursos ou uma faculdade, por exemplo. No Brasil, mais de um milhão de pessoas atuam como jovens aprendizes em diferentes áreas e empresas.

O ideal é procurar algo em empresas da área com a qual você já se identifica. Analise o ambiente de trabalho, a rotina dos seus colegas, as responsabilidades a qual está sendo submetido e pergunte-se: “Eu me imagino fazendo isso para o resto da minha vida?” Se a reposta for sim, ótimo. Você está no caminho certo. Mas se for negativa, não se preocupe. Este é o momento de questionamentos, de escolhas e você não precisa acertar de primeira, não é mesmo?

Seja através do Programa Jovem Aprendiz ou então por meio de estágios, remunerados ou não-remunerados, aproveite a oportunidade dando o seu melhor em todos os momentos. Nesta fase, vários fatores são muito mais determinantes para a sua carreira do que a remuneração propriamente dita. Além de estar adquirindo experiência, você estará rodeado de pessoas que estão te avaliando. Demonstre o quanto você se interessa em aprender e quer crescer na empresa.

Ah, não esqueça de cadastrar os seu currículo na CHAWork. Centenas de oportunidades para o sucesso estão aguardando os seus dados!