Como andam suas expectativas para o primeiro emprego? Se você ainda não sabe o que esperar, fica a dica: espere por uma experiência emocionante e transformadora e trabalhe desde o primeiro dia pensando na construção da sua carreira!
Você vai enfrentar momentos de aprendizado, desafios, conquistas e descobertas de oportunidades, além de aplicar o que descobriu até aqui, na sua vida, em um ambiente profissional.
Comece cada manhã pensando em adquirir habilidades novas tanto técnicas quanto interpessoais e se faça o seu esforço particular para corresponder às expectativas da empresa e das lideranças.
Fique de olho nas normas do lugar para não infringí-las também! Leia mais.
Adequação às normas
Converse com o RH da sua nova empresa e com outros colegas para entender se existe algum código específico a ser seguido na hora de se vestir para trabalhar e fique de olho em regras de comunicação interna, por exemplo.
Cumpra com seus horários de forma pontual, aja sempre de forma ética e transparente, entenda quais são os limites para usufruir da infraestrutura do local e como agir na ausência dos líderes.
Se tiver dúvidas ou observar qualquer comportamento que fuja do que você esperava, volte a consultar o departamento de Recursos Humanos para esclarecer tudo o necessário.
Autonomia financeira chegando gradualmente
Independência é, sem dúvida, um dos principais objetivos para quem busca o primeiro emprego, e a possibilidade de arcar com seus próprios custos e tomar decisões sem a necessidade de respaldo econômico dos pais é uma conquista almejada.
No entanto, equilibre suas expectativas, coloque as possibilidades oferecidas pelo seu salário no papel para não cair no cheque especial do cartão de crédito e vá se adequando à sua nova realidade. A autonomia total pode ser um processo gradual.
Oportunidades de aprendizado e crescimento
Esperar por um ambiente que proporcione desenvolvimento profissional e pessoal é razoável e benéfico e aprender sobre a dinâmica do trabalho em equipe, a hierarquia empresarial e o funcionamento interno de uma organização são lições valiosas.
Esperar adquirir novas habilidades e competências é outra expectativa válida, afinal, o primeiro emprego é uma plataforma para desenvolver tanto habilidades técnicas quanto comportamentais, como resiliência, comunicação e proatividade.
Desafios e momentos de adaptação
Desafios iniciais são comuns e fazem parte do crescimento profissional. Eles vão desde entender novos sistemas até cumprir prazos e lidar com a carga de trabalho, então, enxergue cada obstáculo como uma valiosa oportunidade para aprendizado e desenvolvimento pessoal.
Você pode precisar de flexibilidade para se adaptar a novos horários, de paciência para aprender uma função ou se adequar a uma rotina e de disponibilidade para abraçar responsabilidades.
O primeiro emprego traz a realidade de que nem tudo será confortável ou fácil, e enfrentar desafios é parte do seu crescimento!
Reconhecimento na hora certa
Muitos jovens esperam ter um impacto imediato e receber reconhecimento por suas contribuições. Embora seja saudável aspirar por isso, é importante entender que a construção de um legado profissional é um processo que demanda tempo e consistência.
Seu primeiro passo para uma trajetória de sucesso
Por fim, o primeiro emprego deve ser encarado como o início de uma trajetória profissional, um ponto de partida para uma carreira sólida que, no futuro, estará moldada tanto pelas experiências positivas quanto pelas negativas.
“Seu trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazer o que você acredita ser um trabalho ótimo. E a única maneira de fazer um trabalho ótimo é amar o que você faz.” – Steve Jobs
Deixe seu comentário ou dúvida