A CEO da empresa de recrutamento estratégico Chawork, Liliane Fernandes, vê uma tendência de crescimento no setor ambiental, com ampliação de oportunidades para profissionais formados na área. No entanto, deixa ressalvas importantes que você vai conhecer no decorrer deste artigo!
Liliane ressalta que, por enquanto, as vagas estão majoritariamente restritas a empresas de grande e médio porte. Segundo ela, “nas pequenas e microempresas, que são as que mais empregam no Brasil, ainda não há essa demanda”.
Além disso, joga luz em algumas funções e carreiras específicas. Continue lendo.
Áreas em crescimento no setor ambiental
Liliane Fernandes, CEO da empresa de recrutamento estratégico Chawork, destaca que existem muitas novas oportunidades de emprego no setor ambiental, como a função de gestor de resíduos que pode ser desempenhada por engenheiros ambientais ou químicos. No entanto, estas oportunidades estão concentradas em empresas grandes e médias, enquanto pequenas e microempresas ainda não absorvem essa demanda.
A principal área em crescimento é a de engenharia ambiental. A gestão ambiental também avança, mas é um curso mais focado na administração e menos valorizado em termos de remuneração. Outras carreiras incluem biólogos, químicos e engenheiros agrários, civis e de energia.
Diferenças regionais nas oportunidades de emprego
A CEO explica que as oportunidades variam conforme a região: em algumas cidades, a única opção de emprego para um químico pode ser lecionar, enquanto em zonas industriais, ele pode trabalhar com gestão de resíduos e desenvolvimento de novos materiais.
“Um engenheiro de energia pode encontrar mais oportunidades no Centro-Norte do país, mas pode enfrentar dificuldades na Região Sul.”
Perfil dos profissionais do setor ambiental
De acordo com a Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps):
- 61% dos profissionais do setor são mulheres;
- A idade média dos profissionais é de 39 anos;
- 25% dos formados têm mestrado e 84% possuem formação superior completa.
Artigo inspirado em matéria escrita por Luciana Alvarez e publicada originalmente no Portal Estadão. Veja o conteúdo completo clicando aqui.
Deixe seu comentário ou dúvida