Dizer que só os fortes sobrevivem no mercado de trabalho equivale a dizer que apenas profissionais preparados para enfrentar desafios e dispostos a construir suas próprias jornadas alcançam o sucesso profissional almejado.
Existem cerca de 80 milhões de brasileiros considerados parte da População Economicamente Ativa (PEA) e todos enfrentam adversidades no decorrer de suas trajetórias, mas nem todos têm interesse em desenvolver habilidades essenciais para permanecer – e crescer – em suas empresas ou mesmo fora delas.
Quer saber quais são estas habilidades e como desenvolvê-las? Continue a leitura!
O que significa ser forte para sobreviver no mercado de trabalho?
Ser forte, no contexto corporativo, equivale à busca por maneiras de enfrentar a forte competição, conseguindo destaque e/ou realização profissional. Para isso, nada mais importante do que conhecer e desenvolver algumas habilidades, trabalhando-as tanto em âmbito individual quanto no coletivo.
Quais são as habilidades para ser forte no mercado de trabalho?
Resiliência, adaptabilidade, sabedoria, colaboratividade e persistência se destacam dentre as várias competências que você pode e deve desenvolver se quiser crescer profissionalmente.
Abaixo, você encontra detalhes sobre elas e algumas outras.
- Resiliência: enfrentar desafios e superar obstáculos é parte do dia a dia no mercado de trabalho.
- Adaptabilidade: não há nada mais importante do que ser capaz de se adaptar a novas situações, ser flexível e estar aberto(a) a aprender!
- Sabedoria: ter sabedoria para lidar com a pressão é uma qualidade importante para se manter forte e prosperar.
- Colaboratividade: como as formigas trabalham unidas para construir um formigueiro, você precisa agir junto com seus colegas para alcançar metas numa empresa.
- Persistência: ainda como as formigas, apesar da chuva e do vento fortes, o trabalho de construção nunca pode parar. Esforço e paciência são prioridades.
- Comunicação eficaz: ser capaz de se comunicar de forma clara e concisa, saber expressar suas ideias e ouvir os outros são fundamentais para o sucesso.
- Capacidade de liderar: isso é importante não apenas para assumir um cargo de chefia, mas para trabalhar bem em equipe e motivar seus colegas, bem como tomar decisões.
Some a elas uma boa dose de conhecimentos técnicos específicos em sua área de atuação e você estará no caminho certo! Aproveite ainda para aplicar no seu cotidiano as orientações trazidas no próximo tópico.
Como se destacar no mercado de trabalho?
Construa uma rede de contatos profissionais, participe de eventos e conferências da sua área, esteja presente nas redes sociais e com o perfil sempre atualizado – principalmente no LinkedIn – e esteja disposto(a) a nunca parar de aprender.
Que tal seguir todas as dicas do quadro abaixo?
Dicas para se destacar no mercado de trabalho | |
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O que fazer | Como fazer |
Desenvolver habilidades | Para as habilidades técnicas, faça cursos e acompanhe workshops, por exemplo. Para as interpessoais, busque a orientação de lideranças |
Nunca parar de aprender | Leia livros, jornais, revistas, artigos e outros conteúdos publicados por fontes confiáveis |
Fazer networking | Participe de eventos e mantenha perfis atualizados nas redes sociais, sempre tomando muito cuidado com o conteúdo das suas publicações |
Ser proativo(a) | Tome iniciativa e não espere que oportunidades caiam no seu colo. Esteja sempre disposto(a) a assumir novos desafios |
Ter uma marca pessoal | Desenvolva sua imagem profissional melhorando desde a forma como você se veste até a maneira como se comunica, ou melhor, adequando-as à mensagem que você quer passar e aos seus objetivos |
E se alguém lhe der feedbacks, aceite-os e pense sobre eles, adequando-se se achar válido e necessário! Com dedicação e determinação, é possível ser forte.
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