A jornada iniciou no primeiro Startup Weekend de Criciúma em 2016, um evento de 54 horas onde se desenvolve uma empresa do 0 a validação, tudo isso aconteceu com muita interação , criatividade e mentorias de pessoas exper em suas áreas.
Durante o evento a Liliane Fernandes deu uma ideia com base na sua dor em RH, e dentre tantas outras essa foi umas das escolhidas para ser trabalhada durante o fim de semana, conforme as pessoas fossem se identificando escolhiam fazer parte de um time e assim nasceu o Matchwork com 8 integrantes, Giovani, Liliane, Vaime, Daniel, Juliana, Elaine, William e Anderson.
No Startup Weekend a Matchwork não ganhou nenhum prêmio, nem mesmo a premiação de honra ao mérito, hehehhe.
Mesmo assim alguns saíram muito motivados em fazer a ideia acontecer, e das 8 pessoas do evento, 3 permaneceram para dar continuidade, sendo eles Giovani, Liliane e Vaime.
Em 2017 o time se encontrava 1 vez por semana, criou o seu MVP (mínimo produto viável), mudou de Matchwork para CHAWork e aos pouco foram interagindo mais no ecossistema de startups.
E assim conquistaram o SINAPSE de Inovação, foram acelerados pelo Startup SC, principal programa de aceleração de startups de SC com foco em negócios escaláveis, foram também acelerados pelo programa Inovativa Brasil e ficaram entre as 100 principais ideias inovadoras do Brasil.
Com essa trajetória as coisas foram acontecendo e a CHAWork foi citada na revista Exame como uma das 22 principais ideias de Recrutamento e Seleção do Brasil, saíram também em várias matérias a nível regional e nacional.
E a CEO Liliane Fernandes se tornou uma das 10 personalidades de RH de SC de 2018.
Em agosto de 2018 a CHAWork mudou o foco com relação ao modelo de negócio, agora já com time formado.
Em 2019 a CHAWork dobrou o tamanho da equipe, expandiu para outros estados, validou novos modelos de negócio e fechou parcerias com grandes empresas e instituições de renome a nível nacional.
Porém em 2020 a Chawork foi atingida pela Pandemia assim como milhares de empresas pelo mundo todo, tivemos que reduzir carga de trabalho para não perder o time todo, tivemos que nos despedir de pessoas que amávamos e fazia muita diferença na equipe, entregamos o escritório e ficamos home office, não foi fácil.
Com um propósito forte, um time apaixonado pela causa e uma marca com muita credibilidade, conseguimos driblar essa crise dobrar o faturamento, aumentar o time, conquistar muitos novos clientes e fãs.
A empresa hoje segue sendo liderada pelos sócios Liliane Fernandes e Giovani Paseto.
E agora no segundo semestre de 2021 após muito estudos e testes, a Chawork lançou a plataforma Premium, uma ferramenta completa para os melhores RHs do Brasil.
O que é um Chaworker? É estar em movimento, conhecer suas características e buscar sempre seu potencial máximo tanto na vida pessoal como na profissional. É também reconhecer que as pessoas são mais importantes do que somente seus diplomas e conhecimento técnico.
Cada Chaworker é único e possui um lugar perfeito para ele no mercado de trabalho. A missão do time de chaworkers é ajudar ainda mais pessoas a entrarem nessa caminhada para se tornar chaworker e criar um mundo de pessoas mais realizadas com o que escolheram fazer.