A entrevista com o candidato é uma das etapas mais importantes de um processo seletivo. É a fase onde serão avaliadas e testadas as habilidades e as características pessoais, a fim de verificar se o perfil está alinhado com o que a empresa deseja.
Selecionar o candidato ideal para a vaga é uma tarefa desafiadora. Cada vez mais os processos seletivos têm avaliado os profissionais pelo comportamento, ao invés das habilidades técnicas. Isso se justifica por ser mais difícil encontrar comportamentos alinhados com a cultura da empresa, do que profissionais com as habilidades técnicas necessárias para as funções.
A partir dessa necessidade, os processos seletivos também precisaram se reinventar e surgiram novas ferramentas e tendências para facilitar a escolha dos profissionais. Entre elas está a entrevista por competências.
O que é uma entrevista por competências?
De acordo com especialistas no assunto, a entrevista por competências é o modelo que mais vem sendo adotado nos processos de seleção de novos profissionais e a tendência é que a sua utilização continue aumentando nos próximos anos.
Na entrevista por competências, o recrutador poderá analisar o candidato com base nas experiências dele. Dessa forma, o entrevistador pede que o candidato conte situações reais pelas quais já passou, a fim de analisar os momentos e situações onde ele precisou usar as competências que estão sendo avaliadas. Através de perguntas específicas, será possível compreender como o candidato fez para trabalhar em equipe, atingir uma meta desafiadora ou resolver um problema de comunicação, por exemplo.
O teor da entrevista por competências é basicamente comportamental. Em muitas situações o recrutador nem leva o currículo do candidato para checar as informações.
Isso porque o entrevistador sabe exatamente quais competências deseja avaliar no profissional.
A entrevista por competência, portanto, é conduzida de forma a valorizar as habilidades do candidato por meio das diversas experiências que já foram vivenciadas por ele.
Como aplicar a entrevista por competências?
Como já falamos acima, o entrevistador vai para a entrevista de emprego já sabendo exatamente quais competências comportamentais deseja identificar e avaliar no candidato.
Durante esse tipo de entrevista são utilizadas perguntas situacionais, ou seja, questionamentos que remetem a situações em que o candidato teve necessidade de utilizar a competência avaliada.
Alguns passos são fundamentais para desenvolver uma entrevista por competências. São eles:
- Definir as competências essenciais da organização;
- Definir as competências humanas críticas para o cargo específico;
- Levantar o perfil buscado para a posição;
- Desenvolver um roteiro para a entrevista comportamental com base nos itens
anteriores; - Estabelecer um padrão de comparação para as respostas dos candidatos.
Feito isso, agora vamos às perguntas que poderão ser feitas durante a entrevista por competências. Os temas mais utilizados para formular as perguntas são relacionados ao trabalho em equipe, como lidar com pessoas conflituosas, clientes difíceis e falta de recursos.
Confira alguns exemplos:
- Quais foram as técnicas que você utilizou com a sua equipe em determinado projeto? E quais foram os resultados alcançados?
- Relate um caso em que um dos membros da equipe não entregava a parte dele do projeto. Como você se sentiu e o que fez para resolver a situação?
- Conte uma situação em que um projeto que você desenvolveu não obteve o resultado esperado. Como você se comportou?
- Descreva um momento passado em que você teve um problema com um de seus colegas e como você lidou com isso.
Lembramos que quanto mais os gestores e os recrutadores estiverem alinhados no momento de traçar o perfil para a vaga, mais eficaz será a aplicação desse modelo de entrevista.
Como a CHAWork pode ajudá-lo nesse processo?
Para facilitar o processo de recrutamento e seleção, a Chawork desenvolveu uma plataforma capaz de identificar o perfil comportamental do profissional, além das competências técnicas. Antes mesmo do candidato preencher qualquer dado sobre formação e experiências de mercado, o profissional é submetido a um teste de comportamento. Através do resultado, será possível traçar um perfil completo do candidato. E é esse resultado que vai diferenciar o mesmo de outros profissionais.
Quer experimentar? Veja como ganhar tempo, economizar e ser mais assertivo no seu processo seletivo através da Chawork.
Deixe seu comentário ou dúvida