Como fazer gestão por competências

Saiba mais sobre gestão por competências e melhores práticas para identificar, desenvolver e gerenciar habilidades essenciais para o crescimento do seu negócio.

Por Chawork 07 de Fevereiro de 2018 - Atualizado em 25 de Julho de 2024 3 min. de leitura
Como fazer gestão por competências

Quando você faz uma gestão por competências, está identificando habilidades específicas de cada colaborador da sua empresa que sejam positivas para o andamento de processos diários e buscando maneiras estratégicas de desenvolvê-las.

Isso garante, dentre outras coisas, competitividade para a corporação e retenção de talentos, por exemplo, e o segredo para começar é, justamente, mapear as competências a serem geridas!

Quer conhecer mais detalhes? Leia este artigo até o final.

O que é gestão por competência?

A gestão por competência consiste em identificar, desenvolver e gerenciar as habilidades e conhecimentos dos colaboradores de uma empresa, alinhando-os com os objetivos estratégicos da organização.

Ela é uma abordagem moderna de gestão de pessoas, que busca potencializar o desempenho dos funcionários e contribuir para o crescimento da empresa.

Qual a importância da gestão por competência?

A gestão por competência é essencial para garantir a competitividade e o sucesso de uma empresa no mercado atual. Com ela, você vai identificar as habilidades e conhecimentos necessários para cada cargo e função, além de desenvolver um plano de capacitação e aprimoramento contínuo dos colaboradores.

Além disso, esse formato também contribui para uma melhor gestão do desempenho dos funcionários, já que as metas e objetivos individuais e coletivos são claramente definidos e alinhados.

Como implementar a gestão por competência em empresas?

Para implementar a gestão por competência em sua empresa, é preciso seguir algumas etapas importantes. Destaque para o mapeamento das habilidades, a avaliação de desempenho, a criação de um plano de desenvolvimento e muita capacitação.

Confira detalhes!

  • Mapeamento de competências: nada mais é do que a identificação das competências necessárias para cada cargo e função dentro da empresa.
  • Avaliação de desempenho: representa a identificação, nos colaboradores, das competências mapeadas na etapa anterior, bem como de outros pontos fortes de cada um e oportunidades de melhoria também.
  • Plano de desenvolvimento: deve ser elaborado com base nos resultados da avaliação de desempenho e individualizado, ou seja, feito de forma personalizada para cada funcionário com foco no aprimoramento das competências necessárias.
  • Treinamento e capacitação: investimentos nesse sentido são capazes de contribuir para o desenvolvimento das competências dos colaboradores.
  • Acompanhamento e feedback: depois de implementado o modelo de gestão, é essencial fazer um acompanhamento constante do desempenho dos funcionários e fornecer feedbacks para que eles possam se desenvolver continuamente.

Neste último momento, esteja igualmente aberto(a) a ouvir! Busque saber a impressão das pessoas sobre o processo e faça ajustes do lado da empresa se necessário.

8 principais vantagens da gestão por competência

A gestão por competência traz diversas vantagens para a empresa e para os funcionários. Uma lista dos principais benefícios foi trazida abaixo.

  1. Melhora da qualidade do trabalho
  2. Aumento da produtividade
  3. Retenção de talentos
  4. Melhora do clima organizacional
  5. Redução de custos com recrutamento e seleção
  6. Alinhamento dos colaboradores com os objetivos estratégicos da empresa
  7. Identificação de lacunas de competências
  8. Surgimento de novas oportunidades de desenvolvimento

E tudo começa por você, viu? Ao identificar, desenvolver e gerenciar as competências dos colaboradores, serão seus louros os de potencializar o desempenho e o crescimento da organização!

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