Quando você faz uma gestão por competências, está identificando habilidades específicas de cada colaborador da sua empresa que sejam positivas para o andamento de processos diários e buscando maneiras estratégicas de desenvolvê-las.
Isso garante, dentre outras coisas, competitividade para a corporação e retenção de talentos, por exemplo, e o segredo para começar é, justamente, mapear as competências a serem geridas!
Quer conhecer mais detalhes? Leia este artigo até o final.
O que é gestão por competência?
A gestão por competência consiste em identificar, desenvolver e gerenciar as habilidades e conhecimentos dos colaboradores de uma empresa, alinhando-os com os objetivos estratégicos da organização.
Ela é uma abordagem moderna de gestão de pessoas, que busca potencializar o desempenho dos funcionários e contribuir para o crescimento da empresa.
Qual a importância da gestão por competência?
A gestão por competência é essencial para garantir a competitividade e o sucesso de uma empresa no mercado atual. Com ela, você vai identificar as habilidades e conhecimentos necessários para cada cargo e função, além de desenvolver um plano de capacitação e aprimoramento contínuo dos colaboradores.
Além disso, esse formato também contribui para uma melhor gestão do desempenho dos funcionários, já que as metas e objetivos individuais e coletivos são claramente definidos e alinhados.
Como implementar a gestão por competência em empresas?
Para implementar a gestão por competência em sua empresa, é preciso seguir algumas etapas importantes. Destaque para o mapeamento das habilidades, a avaliação de desempenho, a criação de um plano de desenvolvimento e muita capacitação.
Confira detalhes!
- Mapeamento de competências: nada mais é do que a identificação das competências necessárias para cada cargo e função dentro da empresa.
- Avaliação de desempenho: representa a identificação, nos colaboradores, das competências mapeadas na etapa anterior, bem como de outros pontos fortes de cada um e oportunidades de melhoria também.
- Plano de desenvolvimento: deve ser elaborado com base nos resultados da avaliação de desempenho e individualizado, ou seja, feito de forma personalizada para cada funcionário com foco no aprimoramento das competências necessárias.
- Treinamento e capacitação: investimentos nesse sentido são capazes de contribuir para o desenvolvimento das competências dos colaboradores.
- Acompanhamento e feedback: depois de implementado o modelo de gestão, é essencial fazer um acompanhamento constante do desempenho dos funcionários e fornecer feedbacks para que eles possam se desenvolver continuamente.
Neste último momento, esteja igualmente aberto(a) a ouvir! Busque saber a impressão das pessoas sobre o processo e faça ajustes do lado da empresa se necessário.
8 principais vantagens da gestão por competência
A gestão por competência traz diversas vantagens para a empresa e para os funcionários. Uma lista dos principais benefícios foi trazida abaixo.
- Melhora da qualidade do trabalho
- Aumento da produtividade
- Retenção de talentos
- Melhora do clima organizacional
- Redução de custos com recrutamento e seleção
- Alinhamento dos colaboradores com os objetivos estratégicos da empresa
- Identificação de lacunas de competências
- Surgimento de novas oportunidades de desenvolvimento
E tudo começa por você, viu? Ao identificar, desenvolver e gerenciar as competências dos colaboradores, serão seus louros os de potencializar o desempenho e o crescimento da organização!
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