Como manter sua equipe motivada

Liderança
Como manter sua equipe motivada

Como manter sua equipe motivada


A motivação é o que impulsiona uma equipe a buscar resultados cada vez melhores. Ou seja, o sucesso de uma empresa ou negócio está totalmente ligado ao desempenho dos seus funcionários.

Uma equipe motivada atuará sempre de maneira mais proativa e se dedicará para alcançar as metas definidas por seus líderes. É a motivação que impulsiona os colaboradores. Além de se manterem leais à empresa, uma equipe que é engajada e motivada aumenta a produtividade e reduz a rotatividade. É o que todo líder deseja, não é mesmo?

Portanto, para manter a sua equipe motivada é preciso fazer com que seus colaboradores estejam satisfeitos com a empresa. Quer saber como? Confira as nossas dicas poderosas para manter a sua equipe motivada:

1 - Mantenha uma boa comunicação

O primeiro passo para manter a sua equipe motivada é ser um líder motivador. Além de repassar as informações de forma adequada aos colaboradores, um bom líder também deve saber ouvir as reivindicações da sua equipe.

2 - Seja próximo dos seus colaboradores

Um bom líder deve sempre ficar próximo dos seus colaboradores e conhecer todos dos membros de equipe. E isso vai além de apenas saber o nome de cada um deles. O gestor deve entender o perfil de cada colaborador, a maneira como cada um trabalha, os pontos fortes e onde devem melhorar. Além de ajudar na hora de distribuir as tarefas, essa proximidade vai incentivar o aperfeiçoamento profissional e contribuir para chegar mais facilmente aos resultados esperados.

3 - Defina metas

As metas são fundamentais para manter a equipe estimulada e motivada a trabalhar em uma mesma direção. No entanto, na hora de definir as metas da sua empresa ou negócio, leve em consideração as vantagens e limitações de cada colaborador. Assim você não corre o risco de estipular metas impossíveis de serem alcançadas, o que acaba desmotivando a equipe.

4 - Apresente feedbacks

É importante que o líder converse com cada membro da sua equipe para fornecer orientações e feedbacks sempre que for preciso. E essa conversa deve ser, sempre, individualmente, cara a cara. O feedback pode ser tanto negativo, quanto positivo, mas o colaborador precisa receber uma avaliação de desempenho, pois só assim ele saberá se o trabalho está de acordo com o que a empresa espera. Além disso, o feedback é uma forma de motivação, já que os colaboradores estão interessados no conhecimento! 

5 - Ofereça incentivos e recompensas

Pensar em recompensas interessantes para os seus colaboradores ajudará a manter a sua equipe motivada e, consequentemente, mais produtiva. Coloque-se no lugar do seu funcionário e pergunte-se: “o que me deixaria motivado a dar o meu melhor?”. Portanto, tenha cuidado para não estabelecer critérios descabidos e inalcançáveis para atingir o prêmio, pois dificilmente os colaboradores se sentirão estimulados a cumprir as metas. Todos avaliam o custo-benefício de qualquer medida. E, claro, mantenha sua palavra se oferecer qualquer tipo de incentivo.

E então, você está pronto para colocar as nossas dicas em prática no dia a dia do seu negócio?



Equipe CHAWork

Colunista: Equipe CHAWork


Buscar
Tags



Cadastre-se!

Faça o teste e encontre vagas de uma forma diferente.

Fazer o teste

Ganhe tempo, economize e seja mais assertiva no seu processo seletivo.

Cadastrar vagas

Curta no Facebook





Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo.
Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos ?

MARTIN LUTHER KING

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.