Como selecionar a pessoa certa para uma vaga

Veja estratégias eficazes para encontrar o candidato ideal, selecionar essa pessoa para uma vaga em aberto e impulsionar o sucesso da sua empresa.

Por Chawork 04 de Fevereiro de 2018 - Atualizado em 25 de Julho de 2024 2 min. de leitura
Como selecionar a pessoa certa para uma vaga

A escolha da pessoa certa para um cargo depende de alguns pontos importantes: ter um perfil claro do profissional desejado, levar em consideração a cultura da empresa, investir em um processo seletivo bem estruturado e não se prender apenas às habilidades técnicas.

Quando um profissional é contratado para uma posição que se encaixa perfeitamente em suas habilidades e experiência, ele pode trazer resultados surpreendentes, então, que tal aplicar as estratégias sugeridas neste artigo no seu próximo recrutamento?

Experimente e evite dores de cabeça contratando alguém que não esteja alinhado com a vaga e afetando a produtividade e a eficiência de uma equipe inteira!

Analise qualificações e experiências

Primeiramente, é importante analisar as qualificações e experiências necessárias para a vaga em questão: não adianta contratar alguém com um currículo impressionante se suas habilidades e experiências não estiverem alinhadas com as necessidades da empresa!

Para isso, inclusive, tenha predefinido um perfil claro do profissional que se encaixaria perfeitamente na vaga e busque por candidatos que se enquadrem nesse perfil. Vale contar com uma plataforma de recrutamento estratégico e executar o processo online do início ao fim, viu?

Considere a cultura da empresa

Contratar alguém que não se identifica com os valores e a cultura da empresa pode gerar conflitos e afetar a harmonia da equipe, portanto, leve em consideração não apenas as habilidades técnicas do profissional, mas também sua personalidade e seus valores.

Estruture bem o processo seletivo

Por mais que você tenha pressa para ocupar o cargo em aberto, não deixe de fazer entrevistas com perguntas relevantes, além de testes e avaliações que podem ajudar a identificar se o candidato possui as habilidades e conhecimentos necessários para a vaga.

Também é importante envolver diferentes membros da equipe no processo seletivo para garantir que a decisão final seja tomada por mais de uma pessoa e que todos estejam de acordo com a contratação.

Avalie as famosas “soft skills”

Outra dica importante é não se prender apenas às habilidades técnicas do candidato: soft skills, como comunicação, trabalho em equipe e resiliência, também são essenciais para um bom desempenho no trabalho e devem ser avaliadas durante o processo seletivo.

Por fim, maneje da melhor forma possível os recursos investidos em todo o processo (tempo e dinheiro, principalmente). Você não precisa gastá-los em pouca quantidade, mas o ideal é ter gastos justificáveis e assertivos que serão recompensados em poucos meses através do retorno trazido pelo novo membro do time.

Boa sorte!

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