Como selecionar a pessoa certa para uma vaga

Veja estratégias eficazes para encontrar o candidato ideal, selecionar essa pessoa para uma vaga em aberto e impulsionar o sucesso da sua empresa.

Por Chawork 04 de Fevereiro de 2018 - Atualizado em 12 de Novembro de 2024 2 min. de leitura
Como selecionar a pessoa certa para uma vaga

A escolha da pessoa certa para um cargo depende de alguns pontos importantes: ter um perfil claro do profissional desejado, levar em consideração a cultura da empresa, investir em um processo seletivo bem estruturado e não se prender apenas às habilidades técnicas.

Quando um profissional é contratado para uma posição que se encaixa perfeitamente em suas habilidades e experiência, ele pode trazer resultados surpreendentes, então, que tal aplicar as estratégias sugeridas neste artigo no seu próximo recrutamento?

Experimente e evite dores de cabeça contratando alguém que não esteja alinhado com a vaga e afetando a produtividade e a eficiência de uma equipe inteira!

Analise qualificações e experiências

Primeiramente, é importante analisar as qualificações e experiências necessárias para a vaga em questão: não adianta contratar alguém com um currículo impressionante se suas habilidades e experiências não estiverem alinhadas com as necessidades da empresa!

Para isso, inclusive, tenha predefinido um perfil claro do profissional que se encaixaria perfeitamente na vaga e busque por candidatos que se enquadrem nesse perfil. Vale contar com uma plataforma de recrutamento estratégico e executar o processo online do início ao fim, viu?

Considere a cultura da empresa

Contratar alguém que não se identifica com os valores e a cultura da empresa pode gerar conflitos e afetar a harmonia da equipe, portanto, leve em consideração não apenas as habilidades técnicas do profissional, mas também sua personalidade e seus valores.

Estruture bem o processo seletivo

Por mais que você tenha pressa para ocupar o cargo em aberto, não deixe de fazer entrevistas com perguntas relevantes, além de testes e avaliações que podem ajudar a identificar se o candidato possui as habilidades e conhecimentos necessários para a vaga.

Também é importante envolver diferentes membros da equipe no processo seletivo para garantir que a decisão final seja tomada por mais de uma pessoa e que todos estejam de acordo com a contratação.

Avalie as famosas “soft skills”

Outra dica importante é não se prender apenas às habilidades técnicas do candidato: soft skills, como comunicação, trabalho em equipe e resiliência, também são essenciais para um bom desempenho no trabalho e devem ser avaliadas durante o processo seletivo.

Por fim, maneje da melhor forma possível os recursos investidos em todo o processo (tempo e dinheiro, principalmente). Você não precisa gastá-los em pouca quantidade, mas o ideal é ter gastos justificáveis e assertivos que serão recompensados em poucos meses através do retorno trazido pelo novo membro do time.

Boa sorte!

Deixe seu comentário ou dúvida

Você por dentro das últimas
novidades sobre vaga de emprego

Você por dentro das últimas
novidades sobre vaga de emprego

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá conteúdos sobre tendências tecnológicas para gestão de
processos e assinaturas, técnicas de venda e mais.

Navegue em nosso blog por assuntos