Uma entrevista online pode facilitar seus processos seletivos e economizar tempo de todos os envolvidos, além de permitir o contato com profissionais de qualquer lugar do Brasil e do mundo, mas, mesmo com a tecnologia, atente-se aos detalhes que fazem diferença para a sua decisão final.
Clareza na comunicação e preparo do ambiente “atrás” das câmeras são essenciais para ambas as partes. Fora isso, por parte da empresa, a definição de critérios objetivos – que tornam a conversa mais eficiente – pode ter grande impacto na hora de escolher o candidato certo.
Se você está lendo este artigo é porque se interessa sobre saber mais para transformar uma entrevista online numa verdadeira ferramenta de recrutamento e seleção inteligentes, certo? Siga a leitura, descubra e aplique dicas essenciais!
Como fazer entrevista online de emprego? 4 ajustes essenciais
Conduzir uma entrevista remota não é só abrir uma chamada de vídeo e começar a conversar com o candidato: tenha um dispositivo adequado para o papo fluir sem problemas, decida qual plataforma vai usar para o papo e alinhe expectativas com o candidato antes mesmo de começar.
Teste conexão, áudio, vídeo etc. para evitar imprevistos e manter o foco no que importa: as respostas, o tom, os gestos… Prestando atenção, mesmo à distância, você consegue identificar vários sinais de que vale a pena (ou não) convidar alguém para o seu time.
1. Escolha o dispositivo certo
Computador desktop (PC), notebook, tablet e celular têm características bem diferentes e podem afetar vídeo, áudio e até a estabilidade da conexão. O primeiro é aquele da tela grande, o segundo é o que a gente leva pra qualquer lugar. O tablet e o celular são aparelhos realmente móveis.
Veja vantagens e limitações de cada um:
Desktop
- Vantagens: estabilidade de conexão; teclado bom para anotações
- Limitações: exige espaço fixo; câmera e microfone podem precisar de ajustes externos
Notebook
- Vantagens: câmera e microfone são integrados; há equilíbrio entre mobilidade e recursos
- Limitações: bateria pode acabar durante a conversa; pode superaquecer a depender do modelo; tela menor
Tablet
- Vantagens: mais leve; fácil de posicionar; costuma ser bom para vídeo, apesar da tela menor
- Limitações: formato do teclado pode limitar ou atrapalhar anotações; é necessário cuidado com a estabilidade da conexão
Celular
- Vantagens: câmera e microfone são integrados; é fácil de usar de qualquer lugar
- Limitações: tela muito pequena (impede percepção de várias nuances); áudio e vídeo mais vulneráveis; muitas distrações (outros aplicativos, notificações, possíveis ligações etc.).
Escolha o dispositivo ideal para os seus objetivos. Se fizer sentido, oriente o candidato a usar a mesma alternativa. O mesmo vale para o próximo tópico!
2. Defina as ferramentas a serem usadas na entrevistas online
Escolha se o diálogo vai acontecer via Zoom, “Teams”, “Meet”, Skype ou outra plataforma e informe isso antecipadamente ao candidato, preferencialmente já compartilhando o link da conversa ou criando um convite num calendário compartilhado.
Se quiser gravar a conversa ou precisar de tempo ilimitado de chamada, a depender da solução, provavelmente você vai precisar de uma conta paga ou da integração com outra ferramenta. Investigue!
- Zoom – vídeo estável, permite gravação e compartilhamento de tela; plano grátis não tem tantos recursos
- Microsoft Teams – integrado ao Office, facilita compartilhamento de agenda e documentos, mas é mais complicado de usar e pode demorar para abrir
- Google Meet – é integrado ao Gmail e ao Google Calendar, mas a qualidade de vídeo pode variar de acordo com a conexão
- Skype – funciona bem para chamadas rápidas e para contato internacional, mas tem uma interface menos moderna e menos recursos de gravação e compartilhamento
- WhatsApp ou Telegram – úteis para entrevistas rápidas ou triagem inicial, são limitados para entrevistas formais e bastante informais; seu uso no celular dificulta o registro de anotações justamente
3. Prepare-se com antecedência
Alguns minutos antes da conversa com o candidato, certifique-se de dar um “check” em todos os pontos da lista adiante:
- Dispositivo posicionado em superfície firme
- Câmera posicionada na altura dos olhos para manter contato visual natural
- Fones de ouvido com microfone para reduzir ruídos e eco
- Documentos à mão para consultas rápidas
- Bateria e conexão no melhor nível para evitar interrupções
- Iluminação e fundo ajustados para boa visualização do seu rosto pelo candidato
- Outros aplicativos fechados e notificações desativadas
E abra as ferramentas que vai precisar utilizar ou informações que vai precisar compartilhar. Deixe tudo pronto, mesmo!
4. Siga um roteiro estruturado
Finalmente, quando chegar o momento da entrevista, estruture-a mesmo com tudo acontecendo à distância. Tenha etapas bem claras, separe perguntas-chave e saiba o que observar em cada resposta.
Fale com clareza e pausadamente, sempre conferindo se o candidato entendeu as perguntas e as orientações.
Tudo isso vai lhe ajudar a conduzir a conversa, garantindo avaliações justas e comparações dos perfis com mais facilidade.
Um modelo simples de roteiro para entrevista online ficaria mais ou menos assim:
ENTREVISTA ONLINE
Vaga: ______________
Candidato: ______________
Data da entrevista: ______________
Entrevistador: ______________
1. Abertura
- Apresentar a equipe e o setor
- Explicar o processo de entrevista
- Criar um ambiente confortável e acolhedor
2. Perguntas principais
- Pergunta 1 + objetivo + resposta esperada
- Pergunta 2 + objetivo + resposta esperada
- Pergunta 3 + objetivo + resposta esperada
- Pergunta 4 + objetivo + resposta esperada
- Pergunta 5 + objetivo + resposta esperada
3. Perguntas complementares (opcionais)
- Pergunta 1 + objetivo + resposta esperada
- Pergunta 2 + objetivo + resposta esperada
- Pergunta 3 + objetivo + resposta esperada
4. Encerramento
- Perguntar se o candidato tem dúvidas sobre a vaga ou empresa
- Informar os próximos passos do processo
- Agradecer pelo tempo e pela participação
No decorrer do diálogo, anote todos os retornos e, depois de realizar todas as entrevistas agendadas, compare o que você anotou com seus critérios de avaliação dos candidatos e com as exigências da vaga.
Depois de entrevistar todos os candidatos, organize as informações coletadas em uma planilha ou ficha comparativa, liste os critérios de avaliação definidos previamente e atribua notas ou comentários objetivos a cada pessoa.
Converse com outros responsáveis pela decisão, se houver e seja criterioso(a) para evitar impressões subjetivas que podem atrapalhar a escolha.
Contrate!
Documente a conclusão do processo, o nome e as principais características do novo contratado e os motivos de optar(em) por ele.
“Prefiro entrevistas presenciais porque não consigo observar tudo o que desejo quando estou à distância”
Essa é uma dor de vários gestores, bem como de lideranças do RH de diversas empresas no Brasil e no mundo, mas, atualmente, existem excelentes maneiras de saná-la, a exemplo do uso de uma plataforma de recrutamento antes do início das conversas “cara a cara”.
Através dessas plataformas, você consegue programar e executar testes online para a seleção de candidatos, chegando às entrevistas já com amplo conhecimento técnico e comportamental de cada um.
Basta cadastrar a vaga que os interessados começam a chegar e, em pouco tempo, você terá, em mãos, currículos completos para revisar, testes comportamentais já feitos para estudar e uma medição inteligente do nível de compatibilidade de cada pessoa com a empresa e a função.
Ganhando, na entrevista online, tanto quanto na presencial – ou mais!
Somado aos benefícios da flexibilidade de horário, da redução de gastos, do máximo alcance geográfico e da facilidade de gravações e registros de informações, o uso de uma plataforma de recrutamento lhe trará resultados expressivos, não substituindo a atuação humana, mas complementando-a.
Experimente!
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