Duas coisas são extremamente importantes para quem deseja contar com uma equipe de alta performance, garantindo a competitividade e sucesso no mercado. Primeiro: saber contratar. Segundo: saber trabalhar e desenvolver os profissionais contratados.
O capital humano é, sem dúvidas, a parcela mais importante de uma organização. Ter uma equipe de colaboradores capacitados e engajados é o primeiro passo para o sucesso de um negócio.
Muitos executivos ou gestores, ao realizar processos seletivos, costumam repetir a seguinte expressão: "primeiro quem e depois o que". Ou seja, antes de qualquer coisa, é necessário saber escolher as peças necessárias para montar uma equipe competitiva.
Então...
Qual a melhor forma de selecionar um profissional?
Já que antes de mais nada é preciso saber escolher "quem" contratar, a CHAWork selecionou algumas dicas para você ser assertivo no processo de recrutamento e seleção. Vamos lá:
Construa uma imagem de bom empregador
Um dos primeiros passos para atrair bons profissionais é demonstrar o quanto a sua empresa é um excelente lugar para trabalhar.
Trabalhe o marketing da empresa, invista em ferramentas de comunicação e divulgação, criando conteúdos atrativos que demonstrem que a instituição se preocupa em valorizar os seus recursos humanos.
Defina o perfil para a vaga
Uma conversa com o gestor que solicitou o preenchimento da vaga é fundamental para entender quais são as características do profissional que ele espera que seja contratado. Saiba a posição, cargo, principais atividades que o candidato irá exercer na empresa e as competências técnicas e comportamentais necessárias.
Avalie o comportamento do candidato
Tão importante quanto as competências técnicas e experiências de trabalho, são as características de comportamento do profissional.
Como ele se relaciona com os colegas, seu comprometimento e responsabilidade com as funções são fatores determinantes. E pensando justamente nisso, a Chawork desenvolveu uma plataforma de recrutamento e seleção capaz de identificar os profissionais talentosos, aliando potencial técnico e comportamental, critérios que farão a diferença no resultado da organização.
Tudo para possibilitar que as empresas contratem a pessoa certa para a vaga.
Bom, depois de contratar certo, é preciso também saber desenvolver as pessoas que foram contratadas. Atualmente as empresas exigem uma constante atualização dos funcionários, a fim de que gerem melhores resultados.
Dessa forma, desenvolver pessoas significa criar melhores profissionais para a sua organização.
É um conceito que envolve tanto a capacitação técnica quanto a capacitação emocional, criando assim profissionais de sucesso.
Confira alguns pontos fundamentais no desenvolvimento de pessoas:
Tenha um departamento de gestão de pessoas
Para trabalhar o desenvolvimento de pessoas é necessário contar com uma equipe capacitada e dedicada para cuidar da Gestão de Pessoas.
Esse departamento é responsável pelo desenvolvimento dos membros da empresa, pela motivação, monitoramento e treinamentos.
Invista em treinamentos
Dificilmente você vai encontrar um profissional totalmente preparado e alinhado aos objetivos da sua empresa. É preciso "lapidar" os talentos, e essa é a função dos treinamentos.
As empresas que oferecem e investem em capacitação são muito valorizadas. Portanto, é importante ter um programa de desenvolvimento de pessoas, sendo que os treinamentos devem ser realizados tanto para os novos funcionários quanto para os colaboradores com mais tempo de casa.
Ofereça oportunidades de crescimento
Reforce que o profissional terá a oportunidade de crescer e se desenvolver dentro da empresa.
O crescimento se dá não apenas no quesito financeiro, mas também em aprendizado e conhecimento.
Existem muitos profissionais competentes que não buscam apenas as melhores remunerações, mas que estão de olho também em boas perspectivas para o futuro
Não deixe de apresentar feedbacks
Apresentar feedbacks aos membros da sua equipe é fundamental para que o time mantenha um bom desempenho dentro da empresa e melhore o aprendizado.
Comece e termine a conversa destacando os pontos positivos e, no meio, insira as críticas e o que precisa ser melhorado.
Atenção: o desenvolvimento de pessoas é um processo contínuo e deve ser visto como um investimento, não como um custo. Com colaboradores motivados e capacitados, sua empresa estará preparada para enfrentar qualquer desafio e alcançar o sucesso. Invista e veja os resultados positivos!
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