Gestão de pessoas: o CHA da questão no atendimento

Descubra como o método CHA pode elevar a satisfação e a excelência dos clientes. Aprenda estratégias para otimizar sua equipe de atendimento.

Por Chawork 10 de Abril de 2018 - Atualizado em 25 de Julho de 2024 3 min. de leitura
Gestão de pessoas: o CHA da questão no atendimento

Já ouviu falar sobre o método CHA? Ele é uma técnica eficaz para melhorar o atendimento ao cliente, mas depende de otimização, ou seja, do treinamento e da capacitação da equipe responsável por esse atendimento para que todos sejam proativos e empáticos.

Ao gerir pessoas que trabalhem com base nesse método, você ainda vai precisar utilizar feedbacks para os incentivar a melhorar continuamente.

E, seguindo as dicas deste artigo, sua empresa estará no caminho certo para oferecer um atendimento excepcional e conquistar a satisfação dos clientes.

O que é o método CHA?

O método CHA – que significa “Conhecimento, Habilidade e Atitude” –, é uma técnica de atendimento ao cliente que visa oferecer um serviço completo e eficiente. No nome, a palavra conhecimento se refere ao domínio dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, o termo habilidade é a capacidade de resolver problemas e atender às necessidades dos clientes e a atitude é a postura e o comportamento dos atendentes durante o atendimento.

Para otimizar o método CHA e melhorar a satisfação do cliente, é importante seguir as dicas enumeradas adiante.

Como aplicar e otimizar o método CHA?

Alie às palavras-chave que representam a sigla outros termos importantíssimos, como “treinamento”, “capacitação”, “proatividade”, “positividade”, “empatia” e “feedbacks” que você chega lá!

Dá uma olhada nestas explicações aqui debaixo, trazidas para lhe ajudar.

Invista em treinamento e capacitação

A capacitação não diz respeito somente à evolução do conhecimento técnico sobre os produtos e serviços, mas também de habilidades de comunicação e resolução de problemas. Quanto melhor preparado estiver o seu time de atendimento, mais satisfeito ficará o cliente.

Tenha um sistema de atendimento eficiente

Isso significa permitir que o cliente seja atendido de forma rápida e eficaz, principalmente trabalhando com canais de comunicação variados, como telefone, e-mail, chat online e redes sociais.

É importante que o sistema seja integrado, ou seja, que o(a) atendente tenha acesso a todas as informações do cliente, independentemente do canal utilizado.

Construa uma equipe proativa

Uma das principais reclamações dos clientes é a falta de proatividade do atendente, visível em alguns casos quando o consumidor precisa entrar em contato por várias vezes até conseguir resolver um problema, ficando frustrado e insatisfeito.

Certifique-se de que os atendentes da sua equipe consigam antecipar as necessidades dos clientes, oferecendo soluções mesmo antes que eles peçam ou precisem.

Incentive uma postura positiva e empática

A atitude é um dos aspectos mais importantes do método CHA e aparece quando os atendentes têm uma postura positiva e empática durante o atendimento.

Isso significa que eles devem se colocar no lugar do cliente e mostrar que estão dispostos a ajudar, caso contrário, uma postura negativa e pouco empática pode afetar diretamente a satisfação dele.

Peça feedbacks e os utilize para melhorar

Por fim, é importante pedir feedbacks dos seus clientes através da equipe de atendimento e utilizá-los para melhorar o comportamento dos colaboradores, bem como os processos.

Nunca se esqueça: os clientes são a melhor fonte de informação sobre o que pode ser melhorado na sua empresa! Ouça-os com atenção e utilize essas informações sempre a favor do aprimoramento.

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