Gestão de pessoas, porque é tão importante
Gestão de pessoas, porque é tão importante
  • Equipe CHAWork
  • 31 Jan, 2018

O tempo em que os funcionários eram vistos apenas como recursos ou meros trabalhadores já passou. Hoje em dia muito se fala em valorização do “capital humano” e a gestão de pessoas tem sido cada vez mais trabalhada com atenção pelas corporações, sendo indispensável para o desenvolvimento e sucesso empresarial.

 Então, o que é gestão de pessoas? 

Sempre é bom lembrar que um negócio ou uma empresa são feitos por pessoas, e são elas que determinam o sucesso ou fracasso de uma organização. O conceito de gestão de pessoas, como o próprio nome já diz, trata-se de pessoas e da preocupação que se deve ter com elas. Gestão de pessoas leva ao entendimento que os funcionários são a prioridade de uma empresa.

A gestão de pessoas é um papel extremamente delicado e importante e deve ser desenvolvida por membros da organização que entendam de gestão e liderança e que derrubem a figura autoritária de “chefe”. A administração deve ser voltada a entender que as necessidades dos colaboradores são distintas e que interferem na dinâmica da empresa. Para administrar uma equipe com qualidade, o gestor deve preocupar-se em entender o potencial, as qualidades e as principais demandas de cada funcionário e motivar todos igualmente, independentemente do nível de hierarquia.

O cuidado deve existir também no momento da contratação de um novo colaborador. Um bom líder está sempre em busca de talentos, de profissionais com potencial e, principalmente, com perfil e valores que se encaixam na cultura da empresa. E quando existir a necessidade de desligar um funcionário da empresa, o processo deve ser transparente e respeitoso.

É função do líder, no processo de gestão de pessoas, preocupar-se com o desenvolvimento profissional e intelectual dos colaboradores, fornecendo capacitação, treinamentos, investindo em educação e desenvolvimento profissional, além de melhorar o ambiente de trabalho com inovações tecnológicas que estimulem a equipe. É preciso entender os fatores e atividades que mais motivam a equipe e aplicar a prática de feedback também colabora para o engajamento dos profissionais.

Não podemos deixar de falar também da importância dos planos de carreira, salários e demais benefícios. Por mais que o ambiente seja agradável, o profissional deseja uma expectativa de futuro promissor que o mantenha motivado a continuar na empresa. A recompensa deve ser justa.

 Por que é tão importante? 

Um funcionário motivado, capacitado, feliz e satisfeito com o ambiente de trabalho com certeza atenderá bem um cliente ou desempenhará com qualidade a função a ele confiada, garantindo o sucesso e crescimento da empresa. Com a gestão de pessoas colocada em prática com êxito, certamente será construído um bom e produtivo ambiente de trabalho, onde todos serão beneficiados. Ganha o colaborador que alcançou a realização profissional e ganha o empreendedor que construiu muito mais que uma empresa ou um negócio. O que vai fazer a diferença no mercado são as pessoas que trabalham na organização, impulsionando a competitividade e fazendo com que todos alcancem objetivos em comum: qualidade, eficiência, produtividade e lucratividade. Gestão de pessoas, por isso é tão importante.