O tempo em que os funcionários eram vistos apenas como
recursos ou meros trabalhadores já passou. Hoje em dia muito se fala em
valorização do “capital humano†e a gestão de pessoas tem sido cada vez mais
trabalhada com atenção pelas corporações, sendo indispensável para o desenvolvimento
e sucesso empresarial.
Então, o que é gestão de pessoas?
Sempre é bom lembrar que um negócio ou uma empresa são feitos
por pessoas, e são elas que determinam o sucesso ou fracasso de uma
organização. O conceito de gestão de pessoas, como o próprio nome já diz,
trata-se de pessoas e da preocupação que
se deve ter com elas. Gestão de pessoas leva ao entendimento que os funcionários
são a prioridade de uma empresa.
A gestão de pessoas é um papel extremamente delicado e
importante e deve ser desenvolvida por membros da organização que entendam de
gestão e liderança e que derrubem a figura autoritária de “chefeâ€. A
administração deve ser voltada a entender que as necessidades dos colaboradores
são distintas e que interferem na dinâmica da empresa. Para administrar uma
equipe com qualidade, o gestor deve preocupar-se em entender o potencial, as
qualidades e as principais demandas de cada funcionário e motivar todos
igualmente, independentemente do nÃvel de hierarquia.
O cuidado deve existir também no momento da contratação de um
novo colaborador. Um bom lÃder está sempre em busca de talentos, de
profissionais com potencial e, principalmente, com perfil e valores que se
encaixam na cultura da empresa. E quando existir a necessidade de desligar um
funcionário da empresa, o processo deve ser transparente e respeitoso.
É função do lÃder, no processo de gestão de pessoas,
preocupar-se com o desenvolvimento profissional e intelectual dos
colaboradores, fornecendo capacitação, treinamentos, investindo em educação e
desenvolvimento profissional, além de melhorar o ambiente de trabalho com
inovações tecnológicas que estimulem a equipe. É preciso entender os fatores e
atividades que mais motivam a equipe e aplicar a prática de feedback também
colabora para o engajamento dos profissionais.
Não podemos deixar de falar também da importância dos planos
de carreira, salários e demais benefÃcios. Por mais que o ambiente seja
agradável, o profissional deseja uma expectativa de futuro promissor que o
mantenha motivado a continuar na empresa. A recompensa deve ser justa.
Por que é tão importante?
Um funcionário motivado, capacitado, feliz e satisfeito com o
ambiente de trabalho com certeza atenderá bem um cliente ou desempenhará com qualidade
a função a ele confiada, garantindo o sucesso e crescimento da empresa. Com a
gestão de pessoas colocada em prática com êxito, certamente será construÃdo um
bom e produtivo ambiente de trabalho, onde todos serão beneficiados. Ganha o
colaborador que alcançou a realização profissional e ganha o empreendedor que
construiu muito mais que uma empresa ou um negócio. O que vai fazer a diferença
no mercado são as pessoas que trabalham na organização, impulsionando a
competitividade e fazendo com que todos alcancem objetivos em comum: qualidade,
eficiência, produtividade e lucratividade. Gestão de pessoas, por isso é tão
importante.
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