Indicador de Balanced scorecard
Indicador de Balanced scorecard
  • Equipe CHAWork
  • 03 Mar, 2022

Já ouviu falar sobre o indicador Balanced scorecard?


Em português seria traduzido como "Indicadores Balanceados de Desempenho", é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida.


O conceito de Balanced Scorecard abrange 4 perspectivas: Financeira, do Mercado, de Processos Internos e Aprendizado


O Balanced Scorecard usa o conceito de 4 perspectivas estratégicas que devem ser devidamente definidas e, posteriormente, mensuradas e acompanhadas:


Perspectiva Financeira

Perspectiva do Mercado

Perspectiva de Processos Internos

Perspectiva de Aprendizado

Para definir cada uma delas, devemos responder a uma pergunta específica em cada caso:


Perspectiva Financeira

Para satisfazer nossos acionistas, quais objetivos financeiros devemos seguir?


Perspectiva do Mercado

Para atingir nossos objetivos financeiros, que necessidades de nossos clientes devemos atender?


Perspectiva de Processos Internos

Para satisfazer nossos clientes e acionistas, em quais processos internos devemos ser excelentes?


Perspectiva de Aprendizado

Para atingir nossas metas, como nossa organização deve aprender e inovar?


Neste contexto, o conceito de Balanced Scorecard quanto às perspectivas estratégicas pode ser assim resumido:


Para tornar nossa empresa mais valiosa e lucrativa, precisamos satisfazer o mercado e nossos clientes. Para isso, é preciso melhorar nossos processos internos, o que só será possível se aprendermos com a experiência e praticarmos a inovação.

Depois de definir cada uma das perspectivas, ao responder essas perguntas, é preciso transformar a estratégia em ação.


Dessa forma, 4 elementos importantes que fazem parte do conceito de Balanced Scorecard (BSC) deverão ser determinados para cada perspectiva individualmente.


Ampliar seus conhecimentos sobre estratégia sempre é uma boa ideia.