Já ouviu falar sobre o indicador Balanced scorecard?
Em português seria traduzido como "Indicadores Balanceados de Desempenho", é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida.
O conceito de Balanced Scorecard abrange 4 perspectivas: Financeira, do Mercado, de Processos Internos e Aprendizado
O Balanced Scorecard usa o conceito de 4 perspectivas estratégicas que devem ser devidamente definidas e, posteriormente, mensuradas e acompanhadas:
Perspectiva Financeira
Perspectiva do Mercado
Perspectiva de Processos Internos
Perspectiva de Aprendizado
Para definir cada uma delas, devemos responder a uma pergunta especÃfica em cada caso:
Perspectiva Financeira
Para satisfazer nossos acionistas, quais objetivos financeiros devemos seguir?
Perspectiva do Mercado
Para atingir nossos objetivos financeiros, que necessidades de nossos clientes devemos atender?
Perspectiva de Processos Internos
Para satisfazer nossos clientes e acionistas, em quais processos internos devemos ser excelentes?
Perspectiva de Aprendizado
Para atingir nossas metas, como nossa organização deve aprender e inovar?
Neste contexto, o conceito de Balanced Scorecard quanto às perspectivas estratégicas pode ser assim resumido:
Para tornar nossa empresa mais valiosa e lucrativa, precisamos satisfazer o mercado e nossos clientes. Para isso, é preciso melhorar nossos processos internos, o que só será possÃvel se aprendermos com a experiência e praticarmos a inovação.
Depois de definir cada uma das perspectivas, ao responder essas perguntas, é preciso transformar a estratégia em ação.
Dessa forma, 4 elementos importantes que fazem parte do conceito de Balanced Scorecard (BSC) deverão ser determinados para cada perspectiva individualmente.
Ampliar seus conhecimentos sobre estratégia sempre é uma boa ideia.
Compartilhe