Ser lÃder é diferente de ser chefe. Você sabe como deve agir para ser reconhecido como um grande lÃder? Enquanto a condição de chefia está ligada à posição de hierarquia, a condição de liderança está relacionada com a postura adotada em relação à equipe de trabalho. Certamente a maioria dos chefes sonha em ser reconhecido como um grande lÃder, mas não sabe como ser um bom lÃder.
Um bom lÃder é um espelho para a sua equipe. Ser reconhecido e admirado como tal requer dedicação e muito trabalho. Além disso é preciso evitar alguns comportamentos que atrapalham a produtividade e a motivação da equipe.
Confira os principais erros de liderança e os tipos de comportamento que devem ser evitados:
- Abusar do poder
Liderar uma equipe exige delegar tarefas e cobrar resultados, o que faz com que muitos gestores acabem se excedendo e apresentando um comportamento arrogante. Lembre-se daquele ditado popular: “Não deixe o poder subir à cabeça!â€. A autoridade de um lÃder deve acontecer naturalmente, ao demonstrar conhecimento e ter resiliência para superar os desafios. Um verdadeiro lÃder deve ser uma fonte de inspiração para a sua equipe.
- Não se comunicar adequadamente
Um grande erro é não manter uma boa comunicação com a equipe de trabalho. Nesse tópico entram vários pontos que devem ser observados.
O primeiro é que você deve ser claro com a descrição das tarefas, para que os colaboradores estejam cientes das suas atribuições e responsabilidades. Se não souber delegar, terá dificuldades para cobrar os resultados. Faça uma descrição por escrito e entregue pessoalmente, esclarecendo todas as dúvidas do colaborador.
Comunicar-se bem é uma obrigação de um gestor, que também deve ser um bom ouvinte. LÃderes que não são acessÃveis e que não escutam os seus colaboradores são exemplos de uma comunicação inadequada, que acaba gerando prejuÃzos para a empresa, principalmente com a desmotivação dos funcionários.
Outro ponto que merece atenção é o tom de voz. Afinal, respeito é bom e todo mundo gosta, não é mesmo? Soltar indiretas, fazer ironias, falar muito alto ou gritar não são formas adequadas de se comunicar com a sua equipe. Se por algum motivo estiver nervoso ou irritado, evite convocar reuniões ou conversas com os colaboradores. Lembre-se sempre que você é uma inspiração para a sua equipe e não é esse o tipo de comportamento que espera, não é verdade? Respire fundo e mantenha a calma.
- Não dar feedback
Além dos pontos abordados no tópico acima, não apresentar feedbacks para a equipe é um grande erro de comunicação. O lÃder é responsável por explicar os trabalhos aos subordinados e indicar se eles estão indo na direção certa. Se estão executando da maneira correta, devem saber. E se estiverem cumprindo mal as tarefas, é necessário que sejam orientados para melhorar o desempenho.
- Não buscar atualização
Muitos gestores, quando chegam nessa posição, acabam esquecendo de buscar aperfeiçoamento profissional porque acreditam que já estão em uma boa colocação no mercado de trabalho. É um grande erro. Um lÃder jamais pode parar no tempo e deve fazer com a sua equipe também esteja em constante aprendizado para alcançar resultados cada vez melhores. É importante manter toda a equipe atualizada para não ser atropelado pela concorrência.
- Não motivar a sua equipe
O ser humano tem uma forte tendência ao comodismo e a rotina que, muitas vezes, pode ser perigosa e levar à desmotivação. Por isso, o lÃder jamais pode esquecer de motivar a sua equipe constantemente. Estudos apontam que um colaborador motivado tem uma produtividade 50% maior. O desafio diário de um gestor é, portanto, encontrar formas de incentivar os funcionários a ultrapassar barreiras e conquistar resultados cada vez melhores.
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Equipe CHAWork
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