Não repita os mesmos erros dos seus líderes

Habilidades comportamentais
Não repita os mesmos erros dos seus líderes

Não repita os mesmos erros dos seus líderes


Ser líder é diferente de ser chefe. Você sabe como deve agir para ser reconhecido como um grande líder? Enquanto a condição de chefia está ligada à posição de hierarquia, a condição de liderança está relacionada com a postura adotada em relação à equipe de trabalho. Certamente a maioria dos chefes sonha em ser reconhecido como um grande líder, mas não sabe como ser um bom líder. 

Um bom líder é um espelho para a sua equipe. Ser reconhecido e admirado como tal requer dedicação e muito trabalho. Além disso é preciso evitar alguns comportamentos que atrapalham a produtividade e a motivação da equipe.

Confira os principais erros de liderança e os tipos de comportamento que devem ser evitados:

- Abusar do poder 

Liderar uma equipe exige delegar tarefas e cobrar resultados, o que faz com que muitos gestores acabem se excedendo e apresentando um comportamento arrogante. Lembre-se daquele ditado popular: “Não deixe o poder subir à cabeça!”. A autoridade de um líder deve acontecer naturalmente, ao demonstrar conhecimento e ter resiliência para superar os desafios. Um verdadeiro líder deve ser uma fonte de inspiração para a sua equipe. 

- Não se comunicar adequadamente 

Um grande erro é não manter uma boa comunicação com a equipe de trabalho. Nesse tópico entram vários pontos que devem ser observados. 

O primeiro é que você deve ser claro com a descrição das tarefas, para que os colaboradores estejam cientes das suas atribuições e responsabilidades. Se não souber delegar, terá dificuldades para cobrar os resultados. Faça uma descrição por escrito e entregue pessoalmente, esclarecendo todas as dúvidas do colaborador.

Comunicar-se bem é uma obrigação de um gestor, que também deve ser um bom ouvinte. Líderes que não são acessíveis e que não escutam os seus colaboradores são exemplos de uma comunicação inadequada, que acaba gerando prejuízos para a empresa, principalmente com a desmotivação dos funcionários. 

Outro ponto que merece atenção é o tom de voz. Afinal, respeito é bom e todo mundo gosta, não é mesmo? Soltar indiretas, fazer ironias, falar muito alto ou gritar não são formas adequadas de se comunicar com a sua equipe. Se por algum motivo estiver nervoso ou irritado, evite convocar reuniões ou conversas com os colaboradores. Lembre-se sempre que você é uma inspiração para a sua equipe e não é esse o tipo de comportamento que espera, não é verdade? Respire fundo e mantenha a calma. 

- Não dar feedback

Além dos pontos abordados no tópico acima, não apresentar feedbacks para a equipe é um grande erro de comunicação. O líder é responsável por explicar os trabalhos aos subordinados e indicar se eles estão indo na direção certa. Se estão executando da maneira correta, devem saber. E se estiverem cumprindo mal as tarefas, é necessário que sejam orientados para melhorar o desempenho.

- Não buscar atualização 

Muitos gestores, quando chegam nessa posição, acabam esquecendo de buscar aperfeiçoamento profissional porque acreditam que já estão em uma boa colocação no mercado de trabalho. É um grande erro. Um líder jamais pode parar no tempo e deve fazer com a sua equipe também esteja em constante aprendizado para alcançar resultados cada vez melhores. É importante manter toda a equipe atualizada para não ser atropelado pela concorrência. 

- Não motivar a sua equipe 

O ser humano tem uma forte tendência ao comodismo e a rotina que, muitas vezes, pode ser perigosa e levar à desmotivação. Por isso, o líder jamais pode esquecer de motivar a sua equipe constantemente. Estudos apontam que um colaborador motivado tem uma produtividade 50% maior. O desafio diário de um gestor é, portanto, encontrar formas de incentivar os funcionários a ultrapassar barreiras e conquistar resultados cada vez melhores. 

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Equipe CHAWork




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Colunista: Equipe CHAWork


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