Você conhece pessoas que são apaixonadas pelo trabalho, que são engajadas, motivadas e contribuem para os resultados da empresa onde atuam? Bom, certamente essas pessoas fazem parte de uma Organização Orgânica, uma filosofia que compreende as pessoas como “seres humanos” e não apenas como “recursos humanos”.
Esse novo modelo de Organização aborda uma nova proposta de gestão - mais humana e que não visa única e exclusivamente os resultados financeiros - com a promessa de que isso gera motivação para os colaboradores e sustentabilidade para a empresa.
Vamos entender um pouco mais sobre esse modelo que confronta o tradicional?
O que é uma Organização Orgânica?
Existem dois tipos de organizações: as mecânicas e as orgânicas. Para que você entenda melhor como funciona uma Organização Orgânica, é necessário compreender também a dinâmica de uma Organização Mecânica.
O que as diferencia são as práticas administrativas e as relações com o ambiente externo.
Então, vamos lá...
Uma Organização Mecânica, considerada o modelo tradicional, é uma organização conduzida com Comando e Controle (C2), ou seja, para atender os interesses do dono.
Neste caso, a empresa se organiza em estruturas hierárquicas, modela processos-padrões, gere pessoas como recursos humanos motivados por incentivos financeiros, planeja atuação ano a ano e define os líderes por outorga de poder realizada por um superior a quem prestará contas.
Esse modelo já possui mais de 100 anos e está em decadência. As premissas de uma organização mecânica, além de manipular as pessoas de acordo com o desejo de crescimento financeiro do dono, mecaniza o relacionamento entre elas, tornando-as frias, hierárquicas e burocráticas.
No entanto, esse processo está sendo revisto e em muitas empresas já foi substituído por novas formas de pensar, interagir e avaliar os colaboradores. Surgiu então um novo Sistema Operacional, permitindo às empresas uma organização mais eficiente e sustentável: a Organização Orgânica.
Uma Organização Orgânica (O2) é sustentável porque atrai as pessoas, reconhecendo o valor que cada uma deles possui na empresa.
Os integrantes de uma Organização Orgânica são vistos como seres humanos e têm suas necessidades consideradas, uma vez que influenciam no desempenho de suas atividades. As pessoas trabalham muito mais motivadas, pois todas possuem o mesmo nível de importância.
Tanto uma Organização Orgânica quanto uma Mecânica possuem sete premissas que funcionam como engrenagens alinhadas. O quadro abaixo demonstra as diferenças entre os dois modelos:
|
Organização Mecânica |
Organização Orgânica |
Propósito |
Empresas existem para gerar resultados
financeiros
|
Empresas existem para servir a
humanidade |
Estrutura |
Empresas possuem uma hierarquia
(organograma) |
Empresas são um conjunto de times
|
Funcionamento |
Empresas funcionam como máquinas |
Empresas funcionam como organismos
vivos
|
Pessoas |
Pessoas são “recursos humanos” |
Pessoas são “seres humanos”
|
Motivação |
“Recursos humanos” são motivados por
dinheiro (motivação extra) |
Seres humanos são auto motivados
(motivação interna)
|
Crescimento |
É planejado pelos acionistas e
disponibilidade de recursos
|
É natural, uma consequência |
Liderança |
É gerir através de autoridade
hierárquica |
É ser referência para a equipe pelo
exemplo
|
Quais as vantagens da Organização Orgânica?
Um dos pontos defendidos pela proposta de Organização Orgânica é que a empresa se torna sustentável ao se libertar das pressões constantes em busca de resultados econômicos.
Dessa forma, atua com mais tranquilidade e promove uma série de ganhos: qualidade de vida, ambiente e clima agradável que tornam os colaboradores mais comprometidos e criativos.
Na filosofia de O2, as pessoas são movidas pela autonomia, onde a autonomia gera automotivação, emoções e experiências.
Nesse sistema os líderes são humildes e gostam de lidar com pessoas sem necessariamente ter que usar a autoridade, como acontece nas Organizações Mecânicas.
A Organização Orgânica humaniza as relações, transforma o trabalho em lazer e equipes em times.
O desafio para implementar esse modelo exige que a mentalidade seja entendida, absorvida e praticada pela empresa, além de contar com líderes e liderados que gostem de pessoas e que partilhem de um mesmo sentimento: paixão pelo que fazem.
Em uma organização onde as pessoas trabalham felizes, os resultados serão consequências disso.
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