Avaliação de desempenho de forma orgânica
Avaliação de desempenho de forma orgânica
  • Equipe CHAWork
  • 27 Abr, 2018

Você conhece pessoas que são apaixonadas pelo trabalho, que são engajadas, motivadas e contribuem para os resultados da empresa onde atuam? Bom, certamente essas pessoas fazem parte de uma Organização Orgânica, uma filosofia que compreende as pessoas como “seres humanos” e não apenas como “recursos humanos”. 

Esse novo modelo de Organização aborda uma nova proposta de gestão - mais humana e que não visa única e exclusivamente os resultados financeiros - com a promessa de que isso gera motivação para os colaboradores e sustentabilidade para a empresa.

Vamos entender um pouco mais sobre esse modelo que confronta o tradicional? 

O que é uma Organização Orgânica? 

Existem dois tipos de organizações: as mecânicas e as orgânicas. Para que você entenda melhor como funciona uma Organização Orgânica, é necessário compreender também a dinâmica de uma Organização Mecânica.

O que as diferencia são as práticas administrativas e as relações com o ambiente externo.

Então, vamos lá...

Uma Organização Mecânica, considerada o modelo tradicional, é uma organização conduzida com Comando e Controle (C2), ou seja, para atender os interesses do dono.

Neste caso, a empresa se organiza em estruturas hierárquicas, modela processos-padrões, gere pessoas como recursos humanos motivados por incentivos financeiros, planeja atuação ano a ano e define os líderes por outorga de poder realizada por um superior a quem prestará contas.

Esse modelo já possui mais de 100 anos e está em decadência. As premissas de uma organização mecânica, além de manipular as pessoas de acordo com o desejo de crescimento financeiro do dono, mecaniza o relacionamento entre elas, tornando-as frias, hierárquicas e burocráticas.

No entanto, esse processo está sendo revisto e em muitas empresas já foi substituído por novas formas de pensar, interagir e avaliar os colaboradores.  Surgiu então um novo Sistema Operacional, permitindo às empresas uma organização mais eficiente e sustentável: a Organização Orgânica.

Uma Organização Orgânica (O2) é sustentável porque atrai as pessoas, reconhecendo o valor que cada uma deles possui na empresa.

Os integrantes de uma Organização Orgânica são vistos como seres humanos e têm suas necessidades consideradas, uma vez que influenciam no desempenho de suas atividades. As pessoas trabalham muito mais motivadas, pois todas possuem o mesmo nível de importância.

Tanto uma Organização Orgânica quanto uma Mecânica possuem sete premissas que funcionam como engrenagens alinhadas. O quadro abaixo demonstra as diferenças entre os dois modelos:

 

Organização Mecânica

Organização Orgânica

Propósito

Empresas existem para gerar resultados financeiros

 

Empresas existem para servir a humanidade

Estrutura

Empresas possuem uma hierarquia (organograma)

Empresas são um conjunto de times

 

Funcionamento

Empresas funcionam como máquinas

Empresas funcionam como organismos vivos

 

Pessoas

Pessoas são “recursos humanos”

Pessoas são “seres humanos”

 

Motivação

“Recursos humanos” são motivados por dinheiro (motivação extra)

Seres humanos são auto motivados (motivação interna)

 

Crescimento

É planejado pelos acionistas e disponibilidade de recursos

 

É natural, uma consequência

Liderança

É gerir através de autoridade hierárquica

É ser referência para a equipe pelo exemplo

 


Quais as vantagens da Organização Orgânica? 

Um dos pontos defendidos pela proposta de Organização Orgânica é que a empresa se torna sustentável ao se libertar das pressões constantes em busca de resultados econômicos.

Dessa forma, atua com mais tranquilidade e promove uma série de ganhos: qualidade de vida, ambiente e clima agradável que tornam os colaboradores mais comprometidos e criativos.

Na filosofia de O2, as pessoas são movidas pela autonomia, onde a autonomia gera automotivação, emoções e experiências. 

Nesse sistema os líderes são humildes e gostam de lidar com pessoas sem necessariamente ter que usar a autoridade, como acontece nas Organizações Mecânicas. 

A Organização Orgânica humaniza as relações, transforma o trabalho em lazer e equipes em times. 

O desafio para implementar esse modelo exige que a mentalidade seja entendida, absorvida e praticada pela empresa, além de contar com líderes e liderados que gostem de pessoas e que partilhem de um mesmo sentimento: paixão pelo que fazem. 

Em uma organização onde as pessoas trabalham felizes, os resultados serão consequências disso.