GPTW: o que é e como se tornar um Great Place To Work

E se o seu próximo desafio fosse tornar sua empresa em um excelente lugar para trabalhar, você toparia? Saiba o que é o selo GPTW e como certificar sua marca!

Por Chawork 25 de Novembro de 2024 - Atualizado em 28 de Novembro de 2024 9 min. de leitura
GPTW: o que é e como se tornar um Great Place To Work

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O Great Place To Work é uma consultoria global que certifica empresas que passam por seu processo de avaliação de clima. Isso significa que a organização que recebe o selo GPTW faz parte de um grupo seleto, composto pelas melhores empresas para se trabalhar ao redor do globo.

Baseada em uma pesquisa de clima anônima, a certificação exige que as empresas sejam avaliadas pelos seus colaboradores, o que mostra que uma organização não consegue se intitular um ótimo lugar para se trabalhar sem realmente ser avaliada assim por sua equipe.

Está querendo estampar o selo GPTW ao lado do logo da sua marca? Este conteúdo pode ajudar!

GPTW: o que é?

O significado de GPTW é Great Place To Work ou, em português, “Melhores Empresas Para Trabalhar”. Trata-se de uma consultoria global criada pelo jornalista Robert Levering, na década de 1980, com o objetivo de elencar organizações que são referência em clima organizacional.

Por volta de 1981, Robert Levering foi convidado para escrever um livro sobre as melhores empresas para se trabalhar nos Estados Unidos, ficando responsável por entrevistar uma série de pessoas empresárias e colaboradoras até 1984, quando a obra foi publicada.

Naquele período, o jornalista percebeu que os denominadores comuns entre as melhores classificadas eram a confiança entre os colaboradores e líderes, o sentimento de camaradagem entre a equipe e o orgulho de fazer parte da organização.

Uma década depois, em 1991, Levering fundou o Great Place to Work Institute, formalizando sua metodologia para avaliar empresas e criando o famoso ranking GPTW. No Brasil, o projeto chegou em 1997, com a primeira lista divulgada.

Hoje, a metodologia é aplicada em 98 países, e conta com mais de 10 mil empresas participantes ao redor do mundo.

O que é a certificação GPTW e qual a sua importância?

A certificação GPTW é o selo conquistado por empresas que tiraram as notas mínimas estabelecidas pela consultoria durante a avaliação do clima organizacional e da cultura. Ser certificada é importante para provar ao mundo que sua marca é especialista em proporcionar um ambiente saudável para os colaboradores.

Isso porque uma organização certificada “comprova” que sua gestão de pessoas funciona, uma percepção essencial para reafirmar boas práticas e incentivar o aumento de políticas que favoreçam o coletivo.

O engajamento dos profissionais da empresa também aumenta, já que a obtenção do selo reafirma a sensação de pertencimento, diminuindo o índice de turnover e aumentando o desejo de fazer parte da instituição.

Além disso, um local que estampa o selo em suas redes sociais e peças publicitárias atrai melhores profissionais, que buscam essa experiência de trabalho para suas carreiras e, por isso, cairão como luva no quadro de funcionários da sua organização.

GPTW: como funciona​ a certificação?

O selo GPTW é conquistado depois de um diagnóstico de clima organizacional feito na empresa e realizado pela própria consultoria GPTW por meio da aplicação de formulários com perguntas que levam em conta a percepção dos colaboradores sobre a empresa.

A pesquisa de clima é confidencial e anônima, e tem como base dois fatores:

  1. o Trust Index, que mede o clima organizacional através da confiança dos colaboradores na empresa, sendo determinado através de um questionário no qual eles compartilham suas percepções sobre a relação com líderes, colegas e o próprio ambiente de trabalho; e
  2. o Culture Audit, que analisa a cultura da empresa a partir das práticas e políticas internas, avaliando, por exemplo, como a empresa fomenta o desenvolvimento dos colaboradores, valoriza a diversidade e promove uma gestão transparente.

Enquanto o Trust Index é responsável por compor 67% da nota da empresa, o Culture Audit impacta em 33% da pontuação, mas não é só isso: para conquistar a certificação e exibir o selo por aí, uma organização deve contar com uma amostra mínima de funcionários respondentes e obter, pelo menos, 70 pontos na pesquisa GPTW Trust Index.

E o que é avaliado na certificação GPTW?

Os formulários da certificação avaliam o clima e a cultura organizacional da empresa por meio de perguntas que buscam entender como os membros de uma empresa percebem o ambiente de trabalho.

Clima organizacional

No formulário Trust Index, as perguntas estão baseadas em cinco grandes eixos:

  • credibilidade: mede o nível de conforto que os funcionários têm com seus gestores e a confiança, competência e integridade que os líderes passam;
  • respeito: analisa o quanto os funcionários se sentem respeitados e valorizados pela gestão da empresa;
  • imparcialidade: verifica o grau de igualdade e justiça com que as lideranças tratam todos os colaboradores;
  • orgulho: analisa o nível de satisfação e conexão que os profissionais sentem em relação ao seu cargo e à empresa; e
  • camaradagem: avalia o grau de companheirismo e de proximidade que existe entre os colegas e os líderes.

Cada uma dessas dimensões se desdobra em temas relacionados, chegando a 60 questões afirmativas, escalonadas entre “nunca é verdade” e “sempre é verdade”, 17 perguntas demográficas e duas questões abertas.

Já o tempo gasto para responder ao formulário gira, em média, em torno de 20 a 25 minutos.

Cultura da empresa

O segundo formulário, Culture Audit, trabalha em cima de outras dimensões:

  • autonomia: avalia a liberdade dos colaboradores para se desenvolver, dar ideias e agir com independência;
  • benefícios: vale-cultura, incentivo à leitura, gympass, auxílio-terapia, day off e horários flexíveis são exemplos de benefícios que podem tornar uma empresa mais atrativa aos olhos de seus talentos e da consultoria;
  • salários: mede se as remunerações da organização são justas conforme cargos e funções desempenhadas, se acompanham a senioridade dos profissionais e se os colaboradores estão satisfeitos em relação ao pagamento;
  • abertura para inovação: avalia se a empresa tem uma cultura de inovação e promove um ambiente que valoriza as pessoas que pensam fora da caixa; e
  • oportunidade de crescimento: mede se a empresa permite e incentiva o crescimento profissional dos colaboradores.

Se você acha que seu negócio se sairia bem em todos os quesitos – ou pelo menos na maioria deles –, não se preocupe, é como a própria consultoria afirma: ser uma empresa GPTW é uma consequência, não uma meta.

Ainda assim, não custa nada se preparar, né?

Como se preparar para participar da certificação?

Converse com os líderes de cada time e identifique pontos comuns de melhoria, aja de maneira íntegra e busque montar um plano de ação de curto, médio e longo prazo para garantir que todos os critérios elencados na pesquisa GPTW estejam sendo cumpridos.

No mais, só submeta sua marca ao processo de certificação quando sentir que tem grandes chances de obter o selo. Isso porque a aplicação da pesquisa é paga, portanto, converse com líderes e gestores e faça um diagnóstico do seu clima organizacional, trabalhando em cima dos pontos de melhoria antes de fazer qualquer investimento.

GPTW: como participar e fazer a pesquisa de clima?

O primeiro passo para fazer a pesquisa de clima é acessar o site da consultoria e escolher um plano com base no porte da sua empresa. Atente-se ao número de colaboradores que fazem parte do seu time: é ele que indicará o melhor pacote.

Siga o passo a passo abaixo para ter acesso à pesquisa!

  1. Preencha um formulário com dados da organização.
  2. Assine o contrato para aplicação da pesquisa de clima organizacional.
  3. Comunique os funcionários sobre o acesso à pesquisa GPTW e o prazo para respondê-la (a consultoria disponibiliza materiais para ajudar você nessa etapa).
  4. Faça login na plataforma Connect e escolha a data de início da pesquisa.
  5. Reserve 15 dias do mês para incentivar e reforçar a importância da participação dos colaboradores. Esse é o prazo que a empresa tem para responder à pesquisa, mas vale ressaltar: a participação é um convite e 100% sigilosa, nenhum funcionário pode ser coagido ou obrigado a responder.
  6. Descubra seus resultados: eles ficarão disponíveis em até 2 dias após o preenchimento do formulário.
  7. Atingiu a amostra mínima de respondentes e pelo menos 70 pontos na pesquisa de clima? Concorra aos outros rankings elegíveis, se quiser!
  8. Por fim, celebre sua conquista com os itens personalizados na GPTW e divulgue seus resultados na página de Empresas Certificadas.

Vale um adendo: tome cuidado para não ser mal interpretado ou parecer forçado(a) nas respostas, se você soar desonesto(a), a pesquisa de clima pode ser prejudicada. Lembre a toda a equipe que a participação é opcional, mas muito importante para a empresa – o que não vale é obrigar qualquer pessoa a responder a pesquisa, sob pena de desclassificação.

Antes de ir, que tal conhecer também os outros rankings que sua empresa pode concorrer depois de conquistar o selo?

Como funciona o ranking GPTW?

Assim que sua organização for uma empresa certificada, ela pode ser reconhecida como um bom ambiente de trabalho em diferentes rankings nacionais.

Você pode concorrer aos seguintes rankings elencados abaixo.

  • Melhores empresas nacionais de grande porte
  • Melhores empresas nacionais de médio porte
  • Melhores empresas multinacionais de médio porte
  • Melhores empresas nacionais de pequeno porte
  • Melhores empresas conforme a região
  • Melhores empresas de acordo com o setor
  • Melhores empresas nas categorias de diversidade

Também é possível concorrer a posições em rankings latino-americanos, mundiais e focados em campanhas de diversidade, sem nenhum custo adicional ao plano contratado no início do processo.

Por falar nisso…

Quanto custa a certificação GPTW?

O processo de certificação e emissão do selo GPTW não é gratuito, e tem um custo que varia conforme o porte da empresa e a quantidade de colaboradores, com planos que partem de R$ 300 até pacotes que são oferecidos “sob consulta” apenas.

Qual a duração do selo GPTW?

O selo GPTW é válido por 12 meses, e qualquer prática de trabalho indevida identificada nesse período pode resultar na perda da certificação e desclassificação do ranking GPTW – caso a empresa faça parte de alguma das categorias.

E aí, acredita que sua empresa é uma boa candidata ao selo Great Place To Work? Vai com tudo e boa sorte!

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