Aprenda como criar uma equipe de alta performance

Ambiente de trabalho
Aprenda como criar uma equipe de alta performance

Aprenda como criar uma equipe de alta performance


Enfrentar os desafios do mercado hoje em dia, caracterizado pela alta competitividade entre as organizações, requer inteligência e muita dedicação por parte das empresas. E quando falamos em empresas, para alcançar os melhores resultados, é preciso contar com equipes empenhadas em trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo em comum. É preciso contar com equipes de alta performance. 

Mas afinal, o que são equipes de alta performance? Vamos te ajudar a entender. Uma equipe de alta performance é formada por pessoas comprometidas, que compartilham ideias, colaboram, tomam decisões acertadas e estabelecem metas ousadas. São pessoas diferenciadas, que apresentam competências que geram excelentes resultados para a sua empresa ou negócio. 

No entanto, você não vai encontrar uma equipe pronta. É preciso trabalhar e desenvolver a performance dos seus colaboradores. No post de hoje daremos dicas para você criar uma equipe de alta performance e garantir resultados extraordinários: 


1 – Seja o espelho do seu time 

O primeiro passo para construir uma equipe de alta performance é ser um líder de alta performance. Como em qualquer time, uma equipe precisa de um técnico, um líder que tenha conhecimentos fundamentais e flexibilidade para lidar com as pessoas. Nem sempre o líder precisa saber fazer tudo na empresa, mas precisa ter visão estratégica e poder de engajamento para motivar a equipe a melhorar cada dia mais. 


2 - Faça boas contratações 

Para construir uma equipe de alta performance é preciso contratar as pessoas certas. Busque por pessoas que se identifiquem com a sua visão de negócio. O ideal é que você participe do processo de recrutamento e seleção, e que procure por pessoas ainda melhores que você. E nunca esqueça, não adianta contratar um profissional talentoso se ele não tem o perfil da empresa. É necessário que o colaborador se identifique com os valores e com a missão da organização. 


3 - Conheça a sua equipe

É essencial conhecer todos os membros da sua equipe. Saber quais são as competências de cada colaborador, estilo de trabalho, personalidade, entender o que cada um gosta e sonha para a vida são formas de demostrar que todos são especiais. Isso abre caminhos para a construção de uma relação de confiança, e, conhecendo mais da sua equipe, você poderá demandar as atividades certas para as pessoas certas. 


4 - Desenvolva a sua equipe

Incentive os profissionais da sua equipe a sempre aprimorar os conhecimentos por meio de cursos, palestras, treinamentos e workshops. Dessa forma todos se manterão competitivos e, consequentemente, executando os processos sempre em alto nível. 


5 - Alinhe metas e desafios

Outro fator importante para criar uma equipe de alta performance é alinhar as metas com desafios. Se você manter as metas sempre no mesmo nível, os colaboradores tendem a ficar acomodados. Como líder, você deve deixar claro o que espera da sua equipe. O ideal então é usar as metas, com um certo toque de dificuldade, como alavancas para incentivar os profissionais a subir de nível. A equipe deve ser desafiada constantemente, a fim de que os colaboradores reflitam e desenvolvam ideias criativas e inovadoras. 


6 - Delegue funções

Deixe claro quais são as funções e responsabilidades de cada colaborador e confie na capacidade da sua equipe. Não seja um líder centralizador, inseguro, com medo de ceder as tarefas. Mesmo que você saiba executar muito bem as tarefas, é importante delegar, pois isso faz parte do crescimento da equipe. Além de motivador, estabelecer um relacionamento de confiança é parte crucial da alta performance. 


7 - Mantenha contato 

Esteja sempre próximo de cada membro da sua equipe. Só assim você conseguirá entender as particularidades de cada profissional. Manter contato constante também demonstra que você acompanha as tarefas, observa as possibilidades de melhorar e zela pelos resultados. Lembre-se sempre que o líder é a inspiração da equipe. 


8 - Apresente feedbacks

Não deixe de elogiar, agradecer e comemorar os bons resultados. Uma equipe sempre espera alguma atitude do líder ao finalizar uma tarefa com sucesso. É importante dar um retorno, até mesmo quando o desempenho tenha deixado a desejar – neste caso faça críticas construtivas. Outra dica para manter a equipe constantemente estimulada é criar programas de reconhecimento e recompensa. 

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com outros empreendedores em suas redes sociais! 




Equipe CHAWork

Colunista: Equipe CHAWork


Buscar
Tags



Últimos posts

Contrate com a ajuda da tecnologia

Cadastre-se!

Faça o teste e encontre vagas de uma forma diferente.

Fazer o teste

Ganhe tempo, economize e seja mais assertiva no seu processo seletivo.

Cadastrar vagas

Curta no Facebook





Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo.
Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos ?

MARTIN LUTHER KING

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.