
Para fazer um plano de carreira estratégico, você precisa seguir três únicos passos: planejar, abrir o caminho e avaliar. Assim, é possível incentivar o crescimento dos seus funcionários e também o da sua empresa, tendo em mente que o sucesso de um será o sucesso do outro.
De acordo com uma pesquisa elaborada em janeiro de 2024 pela Korn Ferry, consultoria global de gestão organizacional e recrutamento executivo, apenas 36% das organizações brasileiras oferecem planos de retenção para seus funcionários, como um bom planejamento de carreira.
Se você quer que sua marca fuja dessa má estatística e realmente ajude a força de trabalho a alcançar suas metas profissionais, o guia abaixo é para você. Boa leitura!
Para começar: o que é um plano de carreira?
O plano de carreira é um recurso da gestão empresarial que funciona como um guia de progressão para os funcionários de uma organização, permitindo que os trabalhadores trilhem um caminho de desenvolvimento profissional enquanto a organização conta com um time forte, coeso e que compartilha da mesma visão.
Esse conceito consiste em estabelecer diferentes níveis de crescimento de acordo com a área, cargo e habilidades, sendo um ótimo jeito de reter e atrair bons profissionais durante processos de recrutamento e seleção.
Veja outras vantagens a seguir.
Quais as vantagens de criar um plano de carreira para a sua empresa?
Alguns dos principais benefícios dessa estratégia incluem a atração e retenção de talentos, maior produtividade e alta motivação.
- Maior atração e retenção de talentos: ao apostar no aprimoramento dos funcionários você se torna a primeira opção de muitos candidatos que estão em busca de uma vaga.
- Redução na rotatividade: uma corporação com uma estratégia de carreira bem desenvolvida mantém seus funcionários por mais tempo, o que causa redução nas taxas de rotatividade e turnover.
- Alta motivação: um plano bem elaborado é um grande motivador, pois mostra que a empresa incentiva e valoriza as pessoas ao ajudá-las a alcançar seus objetivos profissionais.
- Oferecimento de um ambiente propício ao desenvolvimento: quem se importa com a jornada dos times a longo prazo estabelece um ambiente de aprimoramento contínuo, resultando em uma equipe mais capacitada dentro da própria organização.
- Redução de custos: valorizar quem é de casa também ajuda a reduzir os custos com recrutamento, pois incentiva a promoção em vez de criar processos de seleção de novos profissionais para cargos de liderança, por exemplo.
- Mais produtividade: colaboradores satisfeitos, motivados e com um objetivo em vista trabalham com mais afinco, o que aumenta a produtividade do time como um todo.
- Fortalecimento da cultura organizacional: o plano de carreira mostra comprometimento de uma empresa com o crescimento e bem-estar dos seus funcionários, o que fortalece a imagem da marca empregadora e estabelece uma cultura de empenho e colaboração.
Não existe gestor(a) que não queira benefícios assim!
Como criar planos de carreira em uma empresa? Passos resumidos
- Defina os objetivos do plano alinhando-o à estratégia da empresa. Determine se o foco é retenção de talentos, desenvolvimento de lideranças ou outra necessidade específica.
- Mapeie os cargos e suas trajetórias identificando os níveis hierárquicos e as possíveis evoluções dentro da empresa. Para cargos técnicos, considere um modelo de senioridade (júnior, pleno, sênior) como alternativa ao crescimento vertical.
- Estabeleça critérios claros de progressão definindo as competências, experiências e resultados necessários para cada avanço. Isso garante transparência e evita promoções subjetivas.
- Ofereça treinamentos e capacitações criando oportunidades de aprendizado, como cursos, mentorias e certificações, para preparar os funcionários para novas responsabilidades.
- Implemente acompanhamento contínuo realizando avaliações periódicas e feedbacks estruturados para ajustar expectativas e orientar o desenvolvimento dos colaboradores.
- Comunique os planos de carreira de forma clara, garantindo que todos compreendam as oportunidades de crescimento, os critérios para evolução e as possibilidades dentro da empresa.
- Monitore e ajuste os planejamentos revisando-os periodicamente para adequá-los às mudanças do mercado e às necessidades da organização.
Como dividir o plano de carreira em júnior, pleno e sênior?
Grandes feitos são formados por pequenas conquistas, por isso muitas organizações modernas optam por dividir estágios da carreira em níveis júnior, pleno e sênior, que fazem parte de uma classificação de hierarquia que demonstra o nível de conhecimento, capacitação e responsabilidade de cada profissional.
Basicamente, um funcionário júnior está em fase de aprendizado e precisa de supervisão, enquanto o pleno já tem autonomia e experiência intermediária. Por último, o nível sênior domina a função, resolve problemas complexos e pode liderar equipes. No geral, a progressão entre um e outro depende de competências, tempo de atuação e impacto na rotina.
Algumas empresas também optam por criar subcategorias como:
- Júnior
- Nível 1
- Nível 2
- Nível 3
- Pleno
- Nível 1
- Nível 2
- Nível 3
- Sênior
- Nível 1
- Nível 2
- Nível 3
Essa divisão em etapas menores passa a sensação de conquista de pequenos passos, pois a pessoa consegue ver um crescimento contínuo e, em vez de o funcionário júnior esperar 3 anos para dar um grande salto e se tornar pleno, com essa subdivisão, ele consegue ver pequenas progressões que ocorrem com maior frequência.
Gostou e quer conquistar talentos, reduzir a rotatividade e aumentar a motivação dos trabalhadores por aí? Então, é só colocar em prática os três passos a seguir.
3 passos essenciais para planejar as carreiras na sua empresa
Fazer um bom planejamento, abrir caminho para o desenvolvimento e fazer avaliações periódicas são os três únicos passos que você precisa seguir para criar uma linha de progressão que será trilhada pelos seus colaboradores.
Claro que, em cada passo, existem aspectos adicionais que devem ser levados em consideração, mas nada que você não tire de letra ao ler este passo a passo de como fazer um plano de carreira atrativo e eficiente dentro da sua empresa.
1. Faça um bom planejamento
Não há uma única decisão no mundo dos negócios que deva ser feita sem critérios, por isso, para começar com o pé direito, se planejar é imprescindível – e não apenas do ponto de vista das necessidades dos colaboradores, mas também com base nas necessidades do seu negócio.
Aqui vai um tutorial simples de como fazer isso.
- Estabeleça suas metas de médio e longo prazo para cada posição existente na sua empresa. Assim, você saberá exatamente os cargos que já suprem suas necessidades, quais podem ser criados e quais habilidades você precisa ter na equipe.
- Descreva os cargos de forma clara e destaque as competências mais relevantes para cada uma das responsabilidades. Isso servirá como uma bússola ao estruturar a jornada de crescimento interno.
- Com o primeiro mapeamento pronto, busque entender quais são as aspirações dos seus funcionários: o que eles esperam da empresa, quais os cargos de maior interesse, quais habilidade já possuem e como enxergam um plano de carreira.
Com esse primeiro planejamento já criado, terá chegado a hora de qualificar sua tripulação para embarcar em busca do próprios objetivos.
2. Abra o caminho
É verdade que uma pessoa é protagonista da sua própria carreira, mas isso não significa que você não possa dar um empurrãozinho. Mesmo aqueles que se mostram interessados em crescer precisam saber como prosseguir, e o seu trabalho será esclarecer as oportunidades e quais são os requisitos para alcançá-las.
Todo mundo tem pontos fortes que podem ser otimizados e pontos fracos que devem ser minimizados, por isso, uma das etapas fundamentais ao criar um plano de carreira deve ser identificar as forças e fraquezas de cada colaborador e se mostrar aberto(a) a ajudar no desenvolvimento de habilidades necessárias.
De olho no passo a passo!
- Elenque as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada trabalhador ou posição na sua empresa a partir de uma matriz SWOT que deve ser acompanhada periodicamente – defina também os intervalos dessa avaliação.
- Com base nas melhorias a serem realizadas e nas maiores qualidades de cada colaborador, desenvolva um PDI eficiente para cada um, de forma a realçar as boas características e minimizar as ruins.
- Invista nas pessoas oferecendo cursos, treinamentos e incentivos com base no mapeamento que você fez anteriormente. Uma ideia para minimizar custos com esse tipo de investimento é reunir pessoas com características parecidas para realizar treinamentos corporativos coletivos para cada grupo.
- Crie pontos de progressão, ou seja, uma trajetória de carreira clara, realista e feita por etapas como promoções, mudanças de função e novas responsabilidades.
Vale ressaltar que tudo precisa ser baseado no mérito de cada um e medido através das habilidades adquiridas, comprometimento e desempenho.
Algum cargo que precisa de inglês no dia a dia? Patrocine cursos online ou presenciais em grupo. Precisa desenvolver líderes urgentemente? Procure mentores, workshops e organize palestras com profissionais mais experientes.
Isso deixará o time bem mais motivado, além de mostrar que a empresa realmente está disposta a “ensinar a pescar”.
3. Faça avaliações periodicamente
O terceiro e último passo para criar um plano de carreira bem-sucedido consiste em fazer avaliações frequentes para ficar sempre de olho na progressão de cada um e, claro, ouvir o que os times têm a dizer.
Use momentos de reuniões one-on-one para identificar o que pode ser melhorado para garantir que as expectativas da empresa e da equipe estejam apontando para a mesma direção.
Também observe o progresso e desempenho dos funcionários e, se necessário, faça ajustes no plano de desenvolvimento. Também haverá momentos em que será necessário procurar talentos novos por meio do recrutamento externo, seja por causa de habilidades específicas, falta de interesse dos colaboradores ou por uma necessidade imediata para um novo cargo.
Nesse último caso, a melhor recomendação é contar com uma assessoria de recrutamento para que você possa focar no desenvolvimento dos planos sem dor de cabeça, deixando que recrutadores especialistas cuidem de toda a nova contratação para você.
Com a ajuda de um serviço do tipo, você terá acesso ao perfil profissional de cada candidato, verá o resultado no teste comportamental e um panorama que mede a compatibilidade da pessoa com a vaga, ou seja: todo o briefing dos melhores talentos chegam prontos para entrevista na sua mão.
Além de encontrar a pessoa mais adequada para a vaga, você economiza tempo que pode ser investido no crescimento do seu negócio e em bons planos de carreira: só vantagem!
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