Fit cultural: o que é e como considerá-lo nas entrevistas

Entenda mais sobre fit cultural e como o conceito pode ajudar a sua empresa a ter vantagem competitiva, produtividade, engajamento e baixa rotatividade.

Por Chawork 25 de Fevereiro de 2025 - Atualizado em 11 de Março de 2025 10 min. de leitura
Fit cultural: o que é e como considerá-lo nas entrevistas

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Fit cultural é um termo utilizado no ambiente corporativo para explicar o quanto um profissional compartilha dos mesmos princípios que uma empresa. Portanto, esse alinhamento considera os valores pessoais e a cultura da instituição.

O conceito surgiu na década de 1980, desenvolvido por pesquisadores da gestão de pessoas que buscavam compreender melhor profissionais e organizações, como Benjamin Schneider, que desenvolveu o modelo ASA (Atração, Seleção e Atrito) para explicar como as empresas tendem a atrair e reter profissionais alinhados à sua cultura, enquanto aqueles desalinhados geralmente deixam a organização com o tempo.

Ainda assim, se você é gestor(a), precisa saber que o termo pode ser tanto positivo quanto negativo, dependendo de como é aplicado e gerenciado. Continue neste artigo para aprender a aplicá-lo corretamente nos próximos processos de seleção da sua empresa!

O que quer dizer ter fit cultural com a empresa e por que isso é importante?

Ter fit cultural com a empresa significa que os valores, crenças, comportamentos e atitudes do profissional estão alinhados com a cultura organizacional da empresa, ou seja, o colaborador compartilha princípios semelhantes aos da organização, como ética, visão de trabalho, estilo de comunicação e postura frente a desafios e mudanças.

Por exemplo, se a organização valoriza a colaboração e a autonomia, profissionais que preferem um ambiente mais estruturado, com regras claras e direções definidas pelos superiores, poderão ter dificuldades para se engajar e se adaptar ao ambiente.

Por outro lado, se você contratar profissionais que preferem uma gestão mais compartilhada, com espaço para propor ideias e soluções – portanto, mais alinhado aos valores e à cultura –, os ganhos logo serão percebidos.

Por falar neles…

Quais os benefícios do fit cultural?

Maior engajamento, diminuição da rotatividade, melhor desempenho e melhora no clima organizacional são alguns dos benefícios que sua empresa ganha quando começa a observar o fit cultural no processo seletivo.

  • Aumento do engajamento: colaboradores alinhados à cultura organizacional estão mais dispostos e engajados a realizar entregas de valor.
  • Redução da rotatividade: profissionais que concordam com os valores da empresa costumam permanecer por mais tempo nela.
  • Melhora do clima organizacional: um ambiente equilibrado torna o trabalho mais saudável e gera menos conflitos.
  • Melhora do desempenho profissional: esse mesmo ambiente harmônico também possibilita que todos desempenhem melhor suas atividades, já que os indivíduos tendem a executar suas funções mais motivados.

Ainda assim, garantir tudo isso não é uma tarefa fácil.

4 principais desafios das contratações baseadas na adequação cultural

  1. Falta de diversidade: se o fit cultural for muito rígido, pode levar à contratação de pessoas muito parecidas, reduzindo a inovação dos processos dentro do ambiente corporativo.
  2. Zona de conforto: sem diversidade de pensamento, a empresa pode ficar presa a ideias repetitivas e resistente a mudanças necessárias para se destacar no mercado.
  3. Discriminação: se não for bem aplicado, o fit cultural pode ser usado para justificar preconceitos e vieses inconscientes na seleção de talentos.
  4. Dificuldade de adaptação: organizações com culturas muito homogêneas podem ter dificuldades para inovar ou reagir a crises.

Em resumo, contratar apenas com base em valores semelhantes pode tornar suas equipes muito homogêneas, limitando a diversidade do time e estagnando a cultura organizacional. Por outro lado, perfis diversos impulsionam a inovação e contribuem para a evolução da companhia e de seus produtos ou serviços.

Uma pesquisa realizada pela Cloverpop, uma plataforma para tomadas de decisões baseada em Inteligência Artificial (IA), analisou 600 decisões de negócios tomadas ao longo de 2 anos por 200 equipes distintas no seu banco de dados, e os resultados foram, no mínimo, interessantes, principalmente no quesito fit cultural.

O estudo identificou, por exemplo, que iniciativas implementadas por uma equipe diversa geraram resultados melhores em 60% das ocasiões analisadas.

O que essa análise também deixou evidente é que, quanto maior a diversidade, mais impactante era também o resultado. Equipes formadas apenas pelo gênero masculino tomaram melhores decisões em 58% das vezes, enquanto as equipes mistas acertavam em 73% das ocasiões.

É por isso que, para que o fit cultural tenha potencial para vantagem competitiva, precisa ser bem equilibrado. 

Como ter profissionais que contribuam de verdade para a cultura da organização

O segredo não é contratar apenas quem “se encaixa”, mas sim quem acrescenta valor à cultura da empresa.

O fit cultural tem muitos pontos positivos e, quando baseado em valores essenciais, mas mantendo espaço para diferentes perspectivas e experiências, sua empresa tem muito a ganhar com essa estratégia.

Veja o que considerar no processo seletivo dos profissionais!

1. Contrate candidatos de origens e experiências diversas

Limitar as contratações a perfis semelhantes cria um ambiente homogêneo que restringe a inovação. Busque pessoas com diferentes trajetórias profissionais, formações acadêmicas, realidades socioeconômicas e até mesmo visões de mundo. 

A diversidade gera mais perspectivas para resolver problemas complexos e fortalece a adaptabilidade da empresa.

2. Cuidado com o viés de afinidade

A inclinação a escolher pessoas parecidas com o seu próprio perfil como pessoa recrutadora dificulta a diversidade e pode privilegiar candidatos semelhantes a você, deixando de lado possíveis talentos que poderiam trazer novos olhares.

3. Priorize ter uma equipe diversa

Quando se fala em diversidade, a ideia é incluir pessoas de diferentes idades, gêneros e localizações geográficas numa mesma equipe, tudo com o intuito de trazer diferentes perspectivas para os projetos.

No estudo da Cloverpop, por exemplo, times com esse aspecto evidente apresentaram resultados melhores em 87% das vezes. Sem diversidade não há novos pontos de vista.

4. Cuidado para não descartar bons talentos

O conceito de fit cultural é muitas vezes mal interpretado durante processos seletivos. Em vez de ser usado para avaliar valores fundamentais e a capacidade do candidato de contribuir positivamente para a rotina da empresa, ele pode se tornar um critério excludente baseado em afinidades superficiais ou preferências pessoais.

Isso gera um risco real: perder talentos altamente qualificados simplesmente porque eles não se encaixam em um molde pré-estabelecido ou não entendem a linguagem usada durante a entrevista. Evite esse pré-julgamento! 

Como avaliar o fit cultural de um candidato: perguntas essenciais para entrevistas

Você pode avaliar a afinidade do profissional no momento da entrevista solicitando, por exemplo, que ele opine sobre a missão e os valores da companhia. 

Além disso, as 10 perguntas abaixo podem ajudar nessa missão!

10 melhores perguntas para fit cultural + objetivos

Características Perguntas Para que servem?
Valores e propósito

1. O que lhe motiva no ambiente de trabalho?

2. Quais princípios ou valores são inegociáveis para você em uma empresa?

A primeira pergunta revela o que o candidato valoriza e se ele está alinhado com a cultura da empresa, enquanto a segunda ajuda a entender se há compatibilidade com os valores organizacionais sem reforçar a homogeneidade.
Estilo de trabalho e colaboração

3. Como você prefere trabalhar: de forma mais independente ou colaborativa? Por quê?

4. Já trabalhou com pessoas que pensavam de maneira muito diferente da sua? Como foi essa experiência?

O primeiro questionamento avalia se o candidato se encaixa na dinâmica da equipe sem impor um único estilo de trabalho, e o segundo para verificar a flexibilidade e a abertura para a diversidade de pensamento.
Adaptabilidade e resolução de problemas

5. Como você lida com mudanças inesperadas ou ambientes dinâmicos?

6. Pode contar sobre uma situação em que precisou aprender algo completamente novo? Como lidou com isso?

A pergunta de número 5 indica se o profissional tem capacidade de adaptação, essencial para culturas organizacionais inovadoras, enquanto a de número 6 testa a disposição para o aprendizado e a evolução dentro da corporação.
Comunicação e feedback

7. Como você prefere receber e dar feedback? Pode compartilhar um exemplo de um feedback que te ajudou a crescer?

8. Já discordou de uma decisão do time ou da liderança? Como lidou com isso?

Essas perguntas são muito importantes para entender se o estilo de comunicação do candidato se alinha com o que você espera, e testam a habilidade dele de lidar com conflitos e propor ideias sem prejudicar a cultura de respeito e colaboração.
Iniciativa e diversidade de pensamento

9. O que você pode trazer para a nossa empresa que ainda não temos?

10. Como você imagina um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso?

Garantem que a contratação agregue valor, sem apenas reforçar padrões existentes e também avalia se o candidato compreende e apoia a diversidade, essencial para evitar uma cultura fechada.

3 exemplos de fit cultural para se inspirar

1. Zappos

A Zappos é uma empresa americana de e-commerce de calçados, roupas e acessórios que se tornou referência mundial em cultura organizacional e atendimento ao cliente por conta de quatro principais pilares.

  1. Clima organizacional forte: a empresa prioriza o bem-estar e um ambiente de trabalho descontraído, inovador e baseado em valores como transparência e foco no cliente.
  2. Contratação focada no fit cultural: o processo seletivo inclui entrevistas sobre valores e até testes para garantir que os novos funcionários realmente se alinhem à realidade da organização.
  3. Atendimento excepcional: a Zappos é conhecida por seu suporte ao cliente, treinando funcionários para oferecer um atendimento personalizado e surpreendente a cada consumidor que entra em contato.
  4. Autonomia e inovação: dentro do ambiente de trabalho, os funcionários são incentivados a tomar decisões criativas para melhorar cada vez mais a experiência do cliente.

No mais, a Zappos sempre quis garantir que seus colaboradores compartilhassem os valores da empresa, mas sem limitar a individualidade de cada um, e isso o criador e ex-CEO Tony Hsieh conta no livro Satisfação Garantida.

2. HubSpot

A HubSpot é uma empresa americana, referência no mercado de ferramentas de marketing, e é reconhecida por ter uma cultura forte, baseada no desenvolvimento e na  autonomia.

  1. Autonomia e flexibilidade: a HubSpot adotou um clima de confiança e autonomia e valoriza a produtividade baseada em resultados, e não no tempo de trabalho fixo.
  2. Transparência e comunicação aberta: as informações estratégicas da organização são compartilhadas com todos internamente, e os colaboradores são incentivados a dar feedbacks e contribuir com ideias.
  3. Foco nas pessoas e na cultura: a empresa prioriza o bem-estar dos profissionais, oferecendo um ambiente inclusivo com apoio à saúde mental e benefícios para equilibrar trabalho e vida pessoal.
  4. Portas abertas: nos escritórios, ninguém possui uma sala fechada e exclusiva para que saibam que, lá, todos são acessíveis.

3. Pepsico

A Pepsico, reconhecida como a empresa mais inclusiva do setor de bens de consumo pela Pesquisa Ethos de Inclusão 2023, tem como um dos seus pilares o respeito e o incentivo à diversidade considerando-os um diferencial competitivo. 

  1. Comunicação aberta: a empresa dá espaço para que as pessoas compartilhem ideias e feedbacks, mostrando que se importa com a opinião de todos.
  2. Diversidade e inclusão: a multinacional tem, no Brasil, 42% de mulheres à frente dos cargos de liderança sênior, e isso é resultado de uma política forte focada em construir um ambiente mais plural.
  3. Sustentabilidade e responsabilidade social: a Pepsico apoia fortemente iniciativas ambientais, educacionais e nutricionais para estimular a prosperidade na comunidade.
  4. Desenvolvimento profissional: a Pepsico promove o desenvolvimento contínuo dos colaboradores com treinamentos, rodas de conversa e a formação de equipes diversas e inclusivas.

Gostou dos cases e das dicas para contratar pessoas que combinam com o seu negócio sem deixar de lado a diversidade? Coloque as estratégias que acabou de ler em prática e aproveite o sucesso das suas próximas admissões!

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