Guia definitivo de como definir os valores da sua empresa

Quando bem definidos e refletidos na rotina, os valores de uma empresa têm o poder de atrair clientes e reter talentos. Está na hora de definir os do seu negócio!

Por Chawork 26 de Setembro de 2024 - Atualizado em 26 de Setembro de 2024 12 min. de leitura
Guia definitivo de como definir os valores da sua empresa

Compartilhe:

Os valores de uma empresa – ou valores empresariais – são um conjunto de crenças que orientam o comportamento do pessoal que faz parte de um negócio. De modo geral, são representados por três ou cinco substantivos ou por duas ou três frases sobre o que a companhia acredita, defende e valoriza.

Ao lado da missão e da visão, eles fazem parte do tripé que sustenta a identidade de uma marca, ditando o comportamento da equipe. Por isso, é bem comum dar de cara com essas expressões no escritório ou no site de um negócio.

Afinal de contas, a ideia é que eles se comuniquem e despertem o interesse de pessoas que acreditam em princípios semelhantes, gerando uma identificação e um senso de comunidade por meio de suas ações e impactos na sociedade.

Continue a leitura para entender mais sobre a sua importância e como criar valores que representam sua visão de vida e de fazer negócios!

Qual a importância de definir os valores da empresa?

Definir valores claros e condizentes com as convicções e crenças da empresa é importante para nortear e alinhar as ações e decisões da equipe e deixar a imagem da marca “redondinha” frente ao seu público.

Os princípios e valores de uma empresa são as “palavras de ordem” que moldam a personalidade da marca e, por isso, devem ser projetadas em todas as comunicações, sejam elas internas ou externas, de forma a aumentar a conexão com seus clientes e mesmo com seus funcionários.

Só que, para serem potentes como descritos na introdução deste artigo, suas definições devem ser levadas a sério, até porque desrespeitá-las é ir contra tudo o que a organização defende.

Quais são os principais valores de uma empresa?

Os principais valores de uma empresa podem variar de acordo com a missão, a visão e a cultura organizacional do negócio, mas se você analisar bem o mercado, vai perceber que a maioria das marcas defende pilares como ética, transparência, responsabilidade social, excelência e satisfação do cliente.

Mas o que isso significa no comportamento de quem está por dentro da organização?

  • Ética: defende que a marca age de forma íntegra e profissional para guiar suas ações.
  • Transparência: implica que a honestidade e a clareza fazem parte de todas as suas comunicações, sejam elas internas ou externas.
  • Responsabilidade social: mostra que a empresa não tem medo de se responsabilizar por suas ações e preza pelo bem-estar social acima de tudo, geralmente promovendo ações de incentivo a causas sociais.
  • Excelência: define que a qualidade do produto vendido, do serviço prestado e do processo executado são as prioridades.
  • Satisfação do cliente: é um valor imprescindível para negócios cuja filosofia é pôr os clientes em primeiro lugar.

Não à toa, os valores comunicam um pouco da essência da marca e, portanto, é comum encontrar ética e respeito como princípios de empresas mais sérias, como bancos e escritórios de advocacia, e inovação e privacidade como princípios de startups ou organizações focadas em tecnologia, por exemplo.

Trabalho em equipe, sustentabilidade, bem-estar social, diversidade e inclusão também caem bem como valores empresariais, desde que estejam alinhados ao que você acredita e ao comportamento de todos que carregam o nome da sua marca na camisa.

Como definir os valores de uma empresa?

Para definir os valores da sua empresa, ouça o que sócios, líderes e liderados têm a dizer sobre a essência da marca e os princípios que a definem melhor.

O passo a passo e as dicas abaixo podem ajudar!

  1. Reúna os sócios e os colaboradores mais antigos para identificar os pilares fortes na atuação da organização. Responder à pergunta “o que fez nossa empresa chegar até aqui?” pode ajudar.
  2. Anote as palavras que se repetem.
  3. Pense a longo prazo e aproveite a reunião para anotar os valores desejados, a pergunta “quais são os princípios que podem levar nossa empresa mais longe?” pode guiar a discussão.
  4. Lidere uma pesquisa com os profissionais da instituição e entenda suas percepções sobre o negócio. Se possível, faça perguntas abertas e deixe seu time descrever o ambiente com palavras próprias.
  5. Pense em pilares que conversem com o público-alvo do negócio e que se relacionem com a solução que a companhia oferece.
  6. Faça a validação dos valores escolhidos com todos os colaboradores da firma.
  7. Divulgue as escolhas aos profissionais e público-alvo/consumidores, deixando-os visíveis à comunidade, colocando placas com os dizeres na entrada ou nos murais do ambiente físico e no site e nas redes sociais da organização.

Que tal uma dezena de exemplos para começar a pensar nessa definição ainda hoje?

Valores de uma empresa: 10 exemplos para inspirar a criação dos seus!

Os especialistas Chawork separaram uma coletânea de valores de empresas de várias áreas presentes no mercado brasileiro para você ver, na prática, o que significa definir pilares para o seu negócio.

Mas, antes disso, topa um desafio? Veja se você consegue identificar os valores de cada uma das marcas abaixo nos serviços, produtos e atendimento que elas propõem: se a resposta for sim, você terá a confirmação de que elas estão fazendo um bom trabalho!

1. Valores do Nubank

Você já deve conhecer o banco roxinho que estourou como uma das primeiras alternativas digitais às instituições bancárias que, antes, tomavam muito tempo da rotina dos brasileiros com filas, né? Pois dá uma olhada no que eles defendem por lá!

  • Queremos que nossos clientes nos amem fanaticamente.
  • Somos ávidos e desafiamos o status quo.
  • Agimos como donos, não como locatários.
  • Construímos equipes fortes e diversas.
  • Buscamos ser eficientes com inteligência.

Não à toa, o Nubank é uma fintech brasileira que se destaca por oferecer serviços financeiros digitais, como contas e cartões de crédito, com foco em simplicidade, transparência e inovação, buscando descomplicar a relação das pessoas com o dinheiro, eliminando burocracias e proporcionando uma experiência acessível e centrada no cliente.

2. Valores da Petrobras

Uma das maiores empresas do Brasil – e do mundo no nicho de energia –, a gigante do petróleo traz consigo valores diretos e retos, que mostram como a marca quer ser vista.

  • Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente.
  • Ética e transparência.
  • Orientação ao mercado.
  • Superação e confiança.
  • Resultados.

Esse conjunto é o que faz com que a Petrobras seja reconhecida por sua liderança na exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, desempenhando um papel estratégico na economia brasileira e global e impulsionando o desenvolvimento de tecnologias avançadas para a indústria energética.

3. Valores da XP Empresas

A XP Empresas é uma plataforma de serviços financeiros voltada para pessoas jurídicas, oferecendo soluções que vão desde investimentos até crédito e consultoria financeira, buscando transformar a relação de negócios com o setor financeiro por meio de inovação e personalização de serviços – e seus valores refletem bem isso!

  • Sonho grande.
  • Espírito empreendedor.
  • Mente aberta.
  • Foco no cliente.

Você deve conhecer a marca também pelo nome do Grupo XP, que representa também a instituição de investimentos que leva o mesmo nome e têm o compromisso de democratizar o acesso ao mercado financeiro, proporcionando às pessoas uma gestão mais eficiente de recursos e suporte para impulsionar seu crescimento.

4. Valores da Magazine Luiza

A gigante do varejo e do e-commerce com raízes brasileiríssimas não poderia ficar de fora dos exemplos como um grande case de sucesso. Desde o início, a “Magalu” tem investido em proximidade e serviço de excelência perante o público, não à toa, os princípios da marca são a cara do negócio.

  • Gente que gosta de gente.
  • Mão na massa.
  • Simplicidade e inovação.
  • Cliente em 1º lugar.
  • Atitude de dono.

A marca também se destaca por sua estratégia de digitalização, que integra o online e o offline, e pelo seu marketplace, que permite a pequenos e médios lojistas venderem diretamente pela plataforma, conjunto que tornou a Magalu uma referência em inovação tecnológica no varejo e na experiência do consumidor.

5. Valores da Natura

Consolidada no mercado há anos, a Natura é mais um exemplo de empresa brasileira que leva seus valores muito a sério e tenta estampá-los não só na rotina corporativa, mas também em suas embalagens e atendimento ao público.

Seus valores não estão descritos de forma clara no site da marca, mas, com base em uma análise geral das declarações públicas da organização, incluindo relatórios de sustentabilidade, posicionamentos institucionais e seu histórico de atuação, é fácil perceber que os princípios da marca são pautados em seis pilares importantes, que você vê abaixo.

  • Bem-estar individual e coletivo.
  • Sustentabilidade.
  • Transparência.
  • Valorização da diversidade.
  • Inovação.
  • Ética.

E aí, você acha que dá para perceber como esses valores norteiam a atuação da Natura em todas as suas frentes, desde a produção até as relações com colaboradores e clientes?

6. Valores do iFood

Muita gente não sabe, mas o iFood é outro exemplo de empresa nascida e criada em terras canarinhas! A marca foi fundada em 2011 com o objetivo de facilitar o processo de pedidos de alimentos por meio de uma plataforma digital, e seus valores refletem bem o que tem sido feito desde então na organização.

  • Empreendedorismo.
  • Resultados.
  • Inovação.
  • All together: equidade e diversidade de pessoas.

Com base nesses pilares, o serviço, que começou em São Paulo, rapidamente se expandiu para outras regiões, tornando o iFood líder no mercado de delivery de alimentos na América Latina.

7. Valores da Renner

Sucinta e direta ao ponto, a Renner elenca, em seu site institucional, uma série de palavras que demonstram o que a marca quer transmitir ao seu público. Olha só!

  • Encantar.
  • Nosso jeito.
  • Gente.
  • Donos do negócio.
  • Obstinação por resultados excepcionais.
  • Qualidade.
  • Sustentabilidade.

Hoje, ela se destaca por oferecer moda acessível para homens, mulheres e crianças, além de produtos de beleza e decoração para o lar e, com uma forte presença online e física, a Renner conta com centenas de lojas espalhadas por todo o país.

8. Valores da Amazon

A maior plataforma de e-commerce do mundo também é algo em que se inspirar: inicialmente focada na venda de livros online, a gigante americana passou a oferecer uma ampla gama de produtos, desde eletrônicos e roupas até alimentos e serviços digitais.

Não à toa, seus valores mostram que a Amazon não pensa pequeno.

  • Obsessão pelo cliente.
  • Paixão por invenções.
  • Compromisso com excelência operacional.
  • Visão de longo prazo.

Tudo isso fez com que a marca diversificasse suas operações em várias áreas, incluindo computação em nuvem (Amazon Web Services - AWS), streaming de vídeo e música, dispositivos eletrônicos – como o Kindle e a Alexa – inteligência artificial.

9. Valores da Meta

A marca que é dona do Facebook, Instagram e WhatsApp também serve de inspiração para quem sonha grande, e o mais curioso é que, mesmo essa gigante da tecnologia mantém seus valores bem “pé no chão” e com foco nos usuários dos seus produtos, olha só!

  • Dar voz às pessoas.
  • Construir conexões e comunidades.
  • Atender a todos.
  • Manter as pessoas seguras e proteger a privacidade.
  • Promover oportunidades econômicas.

Inclusive, esses pilares refletem um cuidado lá do início, até porque a Meta surgiu da ideia de criar uma rede social para conectar estudantes universitários.

10. Valores da Apple

Não há quem não conheça a gigante da tecnologia responsável pelos famosos iPhones, né? A Apple é conhecida por seus produtos inovadores e de design icônico, além de sua expertise no mercado de softwares, mas, mesmo assim, ao observar os valores da marca, você vai encontrar pilares que vão além desses detalhes.

  • Acessibilidade.
  • Educação.
  • Meio ambiente.
  • Privacidade.
  • Responsabilidade dos fornecedores.

Além dessa lista, a Apple é frequentemente reconhecida pela lealdade de seus clientes e pela cultura de inovação que continua a moldar o futuro da tecnologia global, e também está comprometida com a sustentabilidade, visando operar de forma totalmente neutra em carbono até 2030 – não combina com o valor do meio ambiente nos pilares descritos?

Essa é só uma prova de como as ações da sua marca precisam estar alinhadas aos valores dela, do contrário, os pilares que você defende serão só frases bonitas da “boca para fora”. Cuidado com isso!

Na hora de criar os seus, tenha em mente também que eles podem ser mais diretos e descritos de modo mais conservador, como fizeram a XP e a Apple, ou serem postos de uma forma mais descontraída, assim como fazem o Nubank e a Magazine Luiza. O tom de voz da sua marca é quem manda quando o assunto é personalização da sua mensagem.

E aí, conta pra gente: já tem alguma ideia de quais são os valores que não podem faltar na sua empresa?

Deixe seu comentário ou dúvida

Você por dentro das últimas
novidades sobre vaga de emprego

Você por dentro das últimas
novidades sobre vaga de emprego

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá conteúdos sobre tendências tecnológicas para gestão de
processos e assinaturas, técnicas de venda e mais.

Navegue em nosso blog por assuntos