Pesquisa de clima organizacional: faça online

Entenda a proposta da pesquisa de clima organizacional e aprenda a fazê-la online para obter, em instantes, informações essenciais.

Por Chawork 26 de Setembro de 2025 - Atualizado em 26 de Setembro de 2025 4 min. de leitura
Mulher sorridente usando headphones e lendo um tablet, com foco na expressão feliz e conteúdo digital, promovendo o uso de tecnologia com Wi-Fi seja bem-vindo.

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Se você quer entender o que realmente acontece dentro da sua empresa e, então, engajar seus colaboradores, reter talentos e criar um ambiente realmente saudável, precisa fazer uma pesquisa de clima organizacional o quanto antes.

Esse será o passo que antecede muitas ações!

A pesquisa pode ser considerada uma ferramenta estratégica para você enxergar, através de dados concretos (qualitativos e quantitativos), como os funcionários percebem o dia a dia da companhia e quais pontos precisam de atenção ou mudanças imediatas.

E uma boa notícia: hoje em dia, dá para fazê-la online e ainda reunir as informações importantes em questão de instantes contando com uma ferramenta específica para esse tipo de processo!

Continue lendo para entender e começar o quanto antes.

O que é e por que fazer uma pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa em questão é um diagnóstico do ambiente de uma empresa; um levantamento de vários indicadores de clima organizacional que apontam, em números ou não, os níveis de motivação, engajamento, comunicação e satisfação dos colaboradores.

É uma ferramenta essencial para líderes e gestores conseguirem, por exemplo, identificar gargalos que muitas vezes não aparecem em reuniões formais, mas que impactam diretamente na performance da equipe, entender motivos de retenção ou avaliar riscos de turnover e verificar se os valores da empresa são realmente vivenciados.

Ainda, essa pesquisa pode ajudar muitas organizações a descobrirem quais comportamentos e ações de líderes funcionam e quais não têm sucesso.

O que observar durante uma pesquisa de clima organizacional?

Na teoria, a sua pesquisa deve analisar índices de confiança dos colaboradores na pessoa que os lidera, clareza na comunicação interna, reconhecimentos, possibilidades de crescimento, infraestrutura física/ambiente físico da empresa e qualidade das relações de trabalho como um todo.

Mas, na prática, você talvez pense que dá para fazer toda essa análise com um simples formulário genérico e a verdade é outra: o levantamento precisa ser estrategicamente estruturado para trazer resultados.

Como aplicar uma boa pesquisa de clima organizacional?

Muitos gestores optam por usar o Hub de Avaliações da Chawork para fazer suas pesquisas remotamente e garantindo aos colaboradores de suas empresas a segurança e tranquilidade de responderem cada pergunta de forma anônima.

Por que você não experimenta?

Além do levantamento de clima, através dessa plataforma online, você também consegue executar avaliações 360º e 180º, autoavaliações e matriz 9-box, sempre com máxima:

  • Adaptação à cultura organizacional
  • Personalização para as necessidades do negócio
  • Estratégia aplicada à estruturação do questionário
  • Transformação de dados em insights práticos

E adotar o Hub de Avaliações da Chawork no cotidiano dos negócios é garantia de diagnósticos robustos, dashboards intuitivos e relatórios prontos, viu?

Usuários já registram resultados expressivos, como redução de quase 20% no turnover e aumento de mais de 30% no engajamento! Sem contar as diversas melhorias no clima organizacional, a retenção maior de talento e o fortalecimento da cultura.

Passo a passo para fazer pesquisa de clima no Hub de Avaliações da Chawork

Comece agora!

  1. Cadastre os seus colaboradores no Hub de Avaliações de Desempenho da Chawork
  2. Escolha “Pesquisa de Clima” na plataforma
  3. Estabeleça objetivo e escopo do levantamento
  4. Escolha as perguntas e defina se serão abertas ou avaliação em escala de 1-5
  5. Configura o anonimato das respostas
  6. Determine quais colaboradores ou equipes vão responder
  7. Defina o período de coleta das informações
  8. Crie lembretes automáticos para ninguém deixar passar o prazo
  9. Antes de disparar a pesquisa, comunique-a e explique a ideia
  10. Durante a coleta, monitore a taxa de respostas pelo Hub de Avaliações

Depois, analise os retornos: o ideal é que pelo menos 60% dos “convocados” retornem ao levantamento, e você vai poder usar os dashboards da Chawork para visualizar índices gerais e por segmento, mapas de calor por indicador e até cruzar informações.

Na plataforma, gere relatórios que mostrem pontos fortes, prioridades de melhoria e grupos mais críticos e vá transformando cada aspecto que salta aos olhos em um novo plano de ação.

Dicas extras

  • Entre 10 e 20 perguntas são suficientes para boa taxa de resposta
  • Considere perguntar sobre liderança, comunicação, reconhecimento, carreira e segurança psicológica, pelo menos
  • Ao cadastrar os colaboradores no Hub de Avaliações, aponte setor, local, cargo e nível hierárquico ou crie tags personalizadas para conseguir filtrá-los no futuro
  • Repita a pesquisa regularmente para medir a evolução das estratégias e sempre compartilhe os resultados com os colaboradores.

Aplicada com tecnologias adequadas, a pesquisa de clima se torna uma ferramenta estratégica, prática e holística para você e o seu RH fazerem diferente. Já pensou por esse lado?

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