O que é senioridade profissional e como avaliar candidatos

Está contratando? Saiba como avaliar a senioridade profissional ideal para cada vaga e acerte em cheio na seleção de talentos juniores, plenos e seniores!

Por Chawork 23 de Abril de 2025 - Atualizado em 24 de Abril de 2025 8 min. de leitura
Dois profissionais em ambiente de trabalho colaborando em um projeto. O homem, de terno, orienta a mulher em frente a um laptop.

Compartilhe:

Para avaliar um candidato levando em conta sua senioridade profissional, você precisa entender as habilidades necessárias para cada nível e comparar com as necessidades da vaga. Um candidato pleno pode fazer quase tudo com autonomia, já um júnior vai precisar de mais auxílio e mentoria.

Quando se fala em contratar, um dos maiores desafios das empresas é definir o nível de senioridade ideal para uma vaga – e, o que é ainda mais complicado, identificar se um candidato realmente está pronto para ocupar essa posição.

Como você vai descobrir nesta leitura, a senioridade não é apenas uma questão de tempo de carreira, mas sim um conjunto de competências técnicas, comportamentais e estratégicas que impactam diretamente o desempenho e os resultados do time. Acompanhe!

O que é senioridade profissional?

A senioridade profissional é um termo usado para definir o nível de experiência e autonomia de um profissional na sua área de atuação. Não à toa, quando se fala no assunto, a primeira característica que vem em mente é o tempo de experiência, mas, apesar de ele ser importante, sozinho, esse fator não define completamente o estágio da carreira.

Além dele, precisam ser analisados critérios como:

  • Complexidade das tarefas que o profissional realiza
  • Nível de autonomia no trabalho
  • Capacidade de tomar decisões e resolver problemas
  • Habilidade de liderar e orientar outras pessoas
  • Visão estratégica e domínio técnico

A partir dessa lista, já dá para analisar o perfil de um profissional e classificá-lo no nível certo de senioridade, que é o assunto do próximo tópico.

Quais são os níveis de senioridade?

O mercado de trabalho lida, basicamente, com três níveis de senioridade: júnior, pleno e sênior.

Júnior

O nível júnior é o primeiro da escada, normalmente ocupado por quem acabou de terminar sua graduação ou está pivotando para outra área.

Apesar de ter o conhecimento técnico, falta ainda experiência profissional e conhecimento do cotidiano de trabalho. Quem está nesse nível normalmente precisa de supervisão e não realiza tarefas de muita complexidade.

Os juniores também raramente tomam decisões sobre o trabalho, recebendo suas tarefas e executando sem muito poder de influência sobre elas.

Pleno

A próxima etapa na carreira profissional é o nível pleno. Aqui, o trabalhador já tem um conhecimento bem maior da sua função, com alguns anos de experiência na bagagem, por isso, o colaborador pleno já não precisa ser supervisionado nas suas atividades, sendo, na verdade, o responsável por fazer a supervisão dos juniores muitas vezes.

É claro, ainda existe um nível acima, o que vai exigir do profissional pleno a elaboração de relatórios e outras formas de reportar o progresso de um projeto, por exemplo, mas com muito mais autonomia para tomar decisões por conta própria.

Sênior

Quem já tem anos de jornada dentro da sua profissão e, ao longo desse período, adquiriu uma série de hard e soft skills pode ser considerado um talento de nível sênior.

Esses profissionais são referências nas áreas que atuam, e, na maioria das vezes, assumem cargos de chefia, como líderes de equipes e de setores.

Além da liderança, os seniores podem assumir projetos e tarefas de alta complexidade, tendo em vista que seriam o grupo mais apto a resolver desafios dado a bagagem de experiência na profissão.

E a boa notícia é que esses níveis de classificação vão além de definir a posição atual na carreira do profissional: eles também ajudam a organizar e melhorar o funcionamento de uma empresa. Entenda como!

Qual a importância da senioridade nas empresas?

Melhora a estrutura interna

Ter uma hierarquia bem definida é importante principalmente para companhias que têm vários projetos paralelos e setores, isso porque, dessa forma, o RH consegue garantir que cada posição seja ocupada pelo profissional mais capacitado, criando uma estrutura de trabalho muito mais eficiente.

Mas, para que ela funcione, é necessário ter os profissionais corretos em cada função, ou seja, não dá para colocar um júnior como líder de um pleno ou sênior, entende?

Ajuda a definir e delegar tarefas

Essa estrutura também reduz significativamente problemas relacionados com delegação de tarefas e atribuições, já que um profissional júnior, por exemplo, vai saber para quem deve pedir orientação, quem está coordenando projetos etc.

Já o pleno entenderá que tem a quem reportar no nível acima, enquanto compreende também que deve servir de apoio para quem está no nivel abaixo. Por fim, o sênior saberá que a gestão espera dele uma visão mais estratégica, gerindo projetos e delegando funções a quem está nos outros degraus da escada hierárquica.

Gera valor a longo prazo

A lógica é clara: um ambiente onde a orientação que vem dos mais experientes também contribui muito para o desenvolvimento de cada profissional abaixo deles reflete preocupação com o crescimento da equipe.

Ter uma mentoria capaz de dar feedbacks, orientar e direcionar os esforços dos profissionais cria uma cultura organizacional interna de troca e aprendizado contínuo de todos, gerando valor a longo prazo.

Cria maior resistência em tempos de crise

É em tempos de crise que as boas lideranças se destacam, e a presença de profissionais com senioridade ajuda a manter a calma, direcionar esforços e tomar atitudes com mais equilíbrio.

Isso porque a experiência conta muito nesses momentos, principalmente quando se leva em consideração que esses colaboradores já vivenciaram outros tempos de crises, trazendo insights valiosos.

Melhora a atração e a retenção de talentos

Atrair e manter os talentos dentro das empresas é mais um grande desafio do RH nos tempos atuais. Os bons profissionais – com soft e hard skills desenvolvidas – são raros e, muitas vezes, bem disputados.

Se a companhia oferece maneiras desses talentos avançarem em suas carreiras dentro da própria organização, com certeza, o profissional vai pensar muitas vezes antes de aceitar uma proposta externa.

Na sua empresa existem algumas vagas em aberto e você está em dúvida sobre qual o melhor nível de profissional contratar? O próximo tópico vai trazer a resposta!

Como definir senioridade para uma vaga?

Para definir a senioridade que uma vaga precisa, entenda, em primeiro lugar, a complexidade, a autonomia e as skills necessárias para a posição, sempre pensando nos três níveis existentes de cargos: júnior, pleno e sênior.

Confira abaixo a tabela completa com critérios para classificar e identificar a senioridade de um candidato e se ele se encaixa na vaga que a sua empresa precisa!

Critério Júnior Pleno Sênior
Mentoria e influência Recebe orientação Pode apoiar colegas menos experientes Dá mentoria e é referência técnica ou comportamental
Visão de negócio Limitada, foca em sua tarefa Começa a entender impactos no time ou projeto Conecta ações aos objetivos estratégicos da empresa
Comunicação Com supervisão, reporta status Comunica-se com outras áreas pontualmente Articula com diferentes áreas e stakeholders
Escopo de atuação Tarefas bem definidas Trabalha com processos e entregas de partes em projetos Define estratégias, projetos inteiros ou processos organizacionais

Vale lembrar que esses critérios não são fixos, ou seja, um profissional pode não ter tantos anos de experiência, mas já ter liderado projetos, por exemplo. Tudo depende da cultura organizacional do local onde o talento operou previamente, mas a tabela acima é um bom indicativo para se basear.

Ainda ficou com dúvida se contratar ou promover um candidato para uma posição sênior é vantajoso? Confira quando isso pode ser a melhor opção!

Quando considerar um candidato para um cargo sênior?

Se uma empresa precisa de um profissional com autonomia, domínio técnico e tomada de decisões importantes, com certeza é um profissional sênior que vai atender a todas essas expectativas.

Além disso, é esperado que um candidato desse nível consiga:

  • Participar de decisões que afetam o negócio
  • Escolher ferramentas, métodos ou fornecedores
  • Influenciar rotas de produto, processos ou cultura
  • Liderar projetos de ponta a ponta
  • Representar a empresa em reuniões externas
  • Dar suporte ou mentoria para outras pessoas da equipe
  • Planejar ações de longo prazo
  • Criar soluções e propor melhorias para processos já existentes

E a melhor maneira de encontrar esses profissionais extremamente capacitados é contando com uma assessoria de recrutamento especializada, que utiliza uma metodologia eficiente e segura.

Os melhores serviços levam em conta a senioridade no processo de recrutamento, incluindo outros fatores específicos e voltados à necessidade da sua empresa, encontrando sempre a pessoa certa para a vaga. Não deixe esse profissional ir para a concorrência!

Deixe seu comentário ou dúvida

Você por dentro das últimas
novidades sobre vaga de emprego

Você por dentro das últimas
novidades sobre vaga de emprego

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá conteúdos sobre tendências tecnológicas para gestão de
processos e assinaturas, técnicas de venda e mais.

Navegue em nosso blog por assuntos