8 passos para tirar o seu plano de carreira do papel

Se você busca formas de crescer profissionalmente, criar um plano de carreira é o primeiro passo. Comece por este guia detalhado para planejar seu futuro!

Por Chawork 04 de Outubro de 2024 - Atualizado em 06 de Outubro de 2024 10 min. de leitura
8 passos para tirar o seu plano de carreira do papel

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Um plano de carreira pessoal que funciona começa com a etapa do autoconhecimento, passando pela definição de objetivos profissionais, a avaliação de habilidades e outras fases importantes. Ele deve servir como um mapa para facilitar a sua jornada profissional de modo realista, organizado e “rastreável”.

Até porque o sonho de uma profissão de sucesso apenas se torna realidade quando você estabelece metas possíveis de serem alcançadas através de um planejamento detalhado, viu?

Se você já se perguntou o que é ou como fazer um plano de carreira, este guia vai lhe ajudar a entender tudo o que você precisa saber para traçar seu caminho rumo ao sucesso profissional. Boa leitura!

O que é um plano de carreira?

O plano de carreira nada mais é do que um planejamento estratégico no qual um profissional ou uma empresa define metas e ações para alcançar seus objetivos. Pense nele como um mapa que guia suas decisões e rumos de trabalho conforme o tempo passa.

Só para você ter uma noção, existem cinco tipos de planos de carreira mais usados hoje em dia no meio corporativo.

  1. Plano de carreira vertical: é o formato mais tradicional, e envolve crescimento hierárquico, com promoções para cargos de maior responsabilidade.
  2. Plano de carreira horizontal: foca na aquisição de novas habilidades e conhecimentos sem mudança de cargo.
  3. Plano de carreira diagonal: combina crescimento vertical e horizontal, permitindo transições para outras áreas com promoções.
  4. Plano de carreira em Y: oferece duas opções de crescimento, sendo uma voltada para gestão/liderança e outra para especialização técnica.
  5. Plano de carreira em W: costuma dar três caminhos aos profissionais, incluindo gestão, especialização técnica e uma função híbrida de liderança e especialização técnica.

Um bom planejamento por parte das instituições contratantes nesse sentido leva em conta as ambições, habilidades, valores da empresa e oportunidades de mercado, assim como o cenário econômico, as perspectivas futuras do trabalho e as novas profissões que surgem constantemente.

Só que, quando se fala em plano de carreira, é importante saber que existem dois tipos: o pessoal – aquele voltado para realizar metas pessoais – e o corporativo, que costuma seguir os modelos sobre os quais você leu acima.

Ambos têm o objetivo de mostrar caminhos para que as metas desejadas sejam atingidas, mas, neste artigo, você vai conferir dicas bem específicas para construir o seu próprio plano de carreira, até porque ele pode ser bem diferente daquele que a organização para a qual você trabalha planejou para você…

Qual a diferença entre plano de carreira pessoal e corporativo?

A principal diferença entre os dois tipos está nas abordagens, nos métodos e nas iniciativas adotadas. No plano de carreira pessoal, você mesmo(a) cria um planejamento com o objetivo de desenvolver habilidades e gerir competências para atingir os propósitos desejados. Normalmente, ele é criado para mudar de cargo ou conquistar um novo emprego.

Ao prepará-lo, você entra em contato com suas potencialidades e soft skills para, então, impulsionar suas habilidades até conquistar o objetivo maior.

O plano corporativo, por outro lado, também pode ser chamado de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), Performance Review ou mapa de performance. Nele, a empresa estabelece uma trilha de desenvolvimento para os colaboradores alcançarem os indicadores alinhados com sua liderança direta.

Ou seja, o plano pessoal é feito pela pessoa em prol de seus objetivos pessoais de qualificação e carreira, enquanto o plano corporativo tem como base a cultura da empresa, a capacitação de equipe e o cumprimento de metas corporativas.

Se você está lendo este artigo, provavelmente busca entender mais sobre a elaboração do seu planejamento pessoal para alcançar um – ou vários – objetivo(s) específico(s), certo? Então, continue lendo para construir um “mapa de objetivos” que funcione para a sua carreira!

Como fazer um plano de carreira?

Fazer um plano de carreira envolve uma série de etapas estratégicas que direcionam seu crescimento profissional. Você pode começar com uma reflexão profunda sobre seus objetivos, e então passar pela avaliação das habilidades necessárias, que vai resultar na criação de um plano de ação detalhado.

Antes de tudo, comece pelo autoconhecimento: entenda suas aspirações, valores e paixões. Pergunte-se:

  • “Onde eu quero estar em 5, 10, 20 anos?”;
  • “Quais são as atividades que me dão mais satisfação?”; e
  • “Quais são os meus pontos fortes e fracos?”.

Esse será o seu ponto de partida!

Você precisa conhecer a si mesmo(a) e buscar entender o que lhe motiva, quais são os seus maiores sonhos e objetivos. Nesse caso, não há certo ou errado – a sua carreira deve ser uma caminhada particular, levando em conta as suas particularidades e desejos.

Depois, é só seguir o passo a passo abaixo!

8 passos para montar um plano de carreira eficiente

Você começou com o autoconhecimento, fez as perguntas certas e agora quer colocar a mão na massa? Ótimo! Seguindo a lista a seguir, você sairá deste artigo com todas as ferramentas necessárias para mapear o seu futuro.

1. Defina os seus objetivos profissionais

O primeiro passo para montar um plano de carreira é ter clareza sobre onde você quer chegar. Definir metas de curto, médio e longo prazo ajuda a estabelecer um planejamento concreto e com maiores chances de alcançar os resultados almejados.

Esses objetivos devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo determinado, muito parecido com o que é visto na metodologia SMART, na qual cada letra da sigla representa um aspecto que suas metas devem obedecer.

  • Específicos (Specific): o objetivo deve ser claro e focado. Em vez de dizer “quero melhorar na minha carreira”, defina algo como “quero ser promovido(a) ao cargo de gerente de projetos na minha empresa atual”.
  • Mensuráveis (Measurable): o progresso precisa ser quantificável, portanto, inclua quantidades nas suas metas, a exemplo de “quero obter três certificações na área de gestão de projetos e concluir dois cursos de liderança nos próximos 12 meses”.
  • Atingíveis (Achievable): sua meta deve ser realista considerando suas habilidades e recursos. Definir “quero ser gerente de projetos dentro de 2 anos” pode ser alcançável se você já estiver em uma posição intermediária, mas também pode exigir ajustes se você estiver apenas começando na área.
  • Relevantes (Relevant): o objetivo precisa estar alinhado com suas ambições de carreira. Por exemplo, “quero me tornar gerente de projetos porque quero trabalhar em funções de liderança e gestão” é relevante para o desenvolvimento pessoal, ao contrário de uma meta que não se alinha com seus interesses ou habilidades.
  • Com prazo determinado (Time-bound): um prazo específico para atingir sua meta também precisa ser definido. Por exemplo, “quero ser promovido(a) a gerente de projetos dentro de 18 meses" dá um horizonte claro para o seu planejamento e para a ação.

Seguindo este modelo, o seu plano não será uma possibilidade, mas um caminho detalhado, com um mapeamento específico do que você deve fazer para chegar lá.

2. Avalie suas habilidades e competências

Passe para os próximos passos apenas quando você entender quais são as suas habilidades e competências atuais. Para isso, realize uma autoavaliação e identifique seus pontos fortes e áreas que precisam ser desenvolvidas para ajudar a definir as ações necessárias para atingir seus objetivos.

Diferentemente da avaliação de autoconhecimento, aqui, você será um pouco mais estratégico(a). O foco é entender, realmente, o que você sabe, o que não sabe, o que tem habilidade e o que não tem. É importante “cair na real” e não fantasiar competências que você não possui, afinal, o plano é justamente se desenvolver!

3. Pesquise o mercado e as tendências da sua área

Não cometa o erro de confiar em achismos! Preste atenção às mudanças e tendências na sua área de atuação. Pesquisar o mercado é essencial para entender as oportunidades e desafios que você pode enfrentar, por isso, mantenha-se sempre atualizado(a) com notícias recentes e participe de eventos e conferências da sua área.

Não apenas isso, mas busque relatórios oficiais sobre o futuro do trabalho – o próprio Fórum Econômico Mundial publica notas relacionadas a esse tema anualmente –, ouça economistas e pesquisadores, e também fique de olho no que está acontecendo no mundo e na sociedade em geral.

4. Crie um plano de ação detalhado

Com os objetivos definidos, habilidades avaliadas e conhecimento do mercado, será hora de criar o seu plano de ação, no qual você vai incluir o que precisa ser feito para atingir cada objetivo.

A dica aqui é seguir o que você definiu lá na metodologia SMART, com especificidade e prazos para cada ação.

Por exemplo, se o seu objetivo é mudar de emprego, liste quais ações você precisa tomar para conseguir alcançar esse propósito. Talvez, a primeira atitude seja procurar vagas ou se especializar em certa proficiência para começar a lançar currículos, e por aí vai.

Coloque tudo num checklist e vá riscando as etapas que forem completadas.

5. Nunca pare de se desenvolver

Um plano de carreira bem-sucedido vai exigir desenvolvimento contínuo, afinal, a sua carreira está em constante aprimoramento. Por isso, busque continuar investindo em cursos, workshops, leituras e outras formas de aprendizado que possam agregar valor à sua carreira, mesmo depois que os primeiros objetivos forem atingidos.

O aprendizado constante é uma das chaves para se manter competitivo(a) no mercado. Um conhecimento que é buscado hoje pode se tornar obsoleto amanhã – e o contrário também acontece. Esteja sempre um passo à frente!

6. Construa e amplie seu networking

O networking é desconsiderado por muitos trabalhadores na maioria das vezes, mas não deixa de ser uma parte fundamental para o crescimento profissional de qualquer pessoa. Isso porque você é um ser social, e é quase impossível crescer sozinho(a), especialmente no ambiente corporativo.

Com isso em mente, busque construir relacionamentos com pessoas da sua área e participe de eventos de networking. Esses contatos podem oferecer oportunidades de trabalho, mentorias e parcerias importantes para sua carreira.

7. Monitore e avalie seu plano de carreira

Entenda que um plano de carreira não é estático; ele deve ser revisado e atualizado enquanto você avança em sua trajetória profissional. Conforme o tempo passa, é normal mudar suas prioridades, objetivos e sonhos – e isso deve fazer parte do planejamento.

Por isso, monitore o seu progresso regularmente e faça ajustes quando necessário. Assim como seus objetivos podem mudar, novas oportunidades podem surgir, e elas precisam ser contempladas e avaliadas de forma concreta e consciente.

8. Inspire-se em modelos e exemplos que você se identifica

Uma ótima estratégia para construir o seu plano de carreira é escolher um profissional de referência, observar a sua trajetória profissional e traçar passos semelhantes. Além disso, você também pode pesquisar e estudar exemplos de planejamentos que se encaixam nos seus objetivos.

Antes de ir, que tal conferir um exemplo de organização de plano de carreira pronto para preencher?

Modelo de plano de carreira pessoal para preencher

Não há certo ou errado no modelo de plano de carreira. Você pode apenas pegar uma folha de papel e anotar o seu planejamento ou escolher variações mais elaboradas. No fim, a sua meta é ter um passo a passo detalhado e tangível para trilhar os próximos passos do seu sucesso profissional.

Para ajudar nesse começo, os especialistas Chawork prepararam um exemplo de plano de carreira prontinho para você preencher!

Imagem de um formulário da Chawork que mostra perguntas guiadas para o plano de carreira pessoal.

Com essa organização em dia, você estará no caminho certo para criar um plano de carreira que seja realista, inspirador e alinhado com seus objetivos a longo prazo. No meio tempo, não deixe de acompanhar o blog sobre recrutamento e seleção da Chawork para quem busca as melhores oportunidades profissionais!

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