
O clima organizacional de uma empresa é uma espécie de “medida” de como os colaboradores enxergam o lugar em que trabalham, ou seja, o ambiente onde eles passam grande parte do dia.
Esse clima pode ser medido de diversas formas e, seja positivo ou negativo, interfere no jeito de as pessoas agirem, na motivação e em como trabalham juntas.
Quando ele é bom, colaboradores e equipes costumam se mostrar muito mais engajados, trabalhar melhor e focar nas metas, porém, quando não está legal, é comum a empresa receber relatos de insatisfação e conflitos e até verificar queda na produtividade, o que dificulta o crescimento individual e coletivo.
De um jeito ou de outro, entender o clima organizacional ajuda líderes e gestores a criar um ambiente de trabalho mais agradável para todo mundo ou descobrir que podem manter suas estratégias, pois elas estão funcionando, então, siga lendo este artigo para saber mais sobre o assunto!
O que é o clima organizacional?
O clima organizacional é um indicador que mostra o quanto os funcionários de uma empresa sentem pertencer ao local de trabalho, ser reconhecidos, estar em segurança e assim por diante.
Então, para medí-lo, líderes e gestores precisam analisar as relações entre os funcionários e também na verticalidade, compreender como anda a comunicação interna e o quanto ela impacta no cotidiano, verificar se há ou não oportunidades de crescimento na empresa e quanto cada colaborador se identifica com os valores do negócio, dentre vários outros aspectos.
Este clima estará bom ou positivo quando houver motivação, confiança e disposição para troca de ideias. Em contrapartida, estará ruim quando faltar motivação e “sobrarem” conflitos e quando não houver comunicação interna adequada.
O clima organizacional ainda pode ser considerado “mediano” – o famoso “pode melhorar”, sabe?
Se isso acontecer, apesar de alguns pontos positivos serem percebidos no comportamento dos funcionários da empresa, provavelmente serão notados sinais de descontentamento e/ou falhas de comunicação.
A lista adiante trará todos os fatores que você precisa ponderar.
Como medir clima organizacional? Análises qualitativas e de números
São vários os “detalhes” que impactam direta ou indiretamente no clima organizacional, e as pesquisas de clima se destacam entre as diferentes maneiras de um líder ou gestor levantar informações sobre todos eles, portanto, considere fazê-las periodicamente.
Através delas e de outros levantamentos, você vai precisar descobrir, em qualidade ou quantidade, como andam, pelo menos:
- A confiança entre colegas
- O equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos colaboradores
- A atenção da empresa aos riscos psicossociais e à questões psicológicas no trabalho
- O nível de transparência da comunicação de decisões, mudanças e desafios
- O suporte da empresa para solução de problemas
- A motivação e o engajamento dos funcionários
- A produtividade como um todo (dedicação, colaboratividade, organização etc.)
- Os níveis de senso de propósito e pertencimento também dos funcionários
- A qualidade e agilidade das entregas
- A satisfação de cada profissional com o comportamento das lideranças
- Os índices de turnover e absenteísmo
Notou uma maior atração e retenção de talentos, um maior comprometimento e maiores margens de produtividade?
Tudo isso é reflexo de um clima organizacional positivo, que tem igual importância para o fortalecimento da cultura da empresa e de sua imagem no mercado e para a redução de gastos no Departamento Pessoal, por exemplo.
Agora, se você perceber que há alta rotatividade de funcionários, queda na qualidade das entregas e dificuldades para o alcance de metas coletivas e individuais, quase com certeza, o clima estará negativo.
Este indicador, portanto, serve como um termômetro da relação entre colaboradores e instituição e diz muito sobre os resultados a curto, médio e longo prazo – tanto quanto sobre o comportamento das lideranças, a implementação de processos e até a distribuição de responsabilidades.
Como melhorar o clima organizacional? 12 estratégias práticas
Melhorar o ambiente interno de uma empresa, mesmo que esse ambiente seja remoto, tem tudo a ver com mostrar aos colaboradores que eles são, realmente, ouvidos e valorizados. Sabendo disso, busque investir na comunicação interna e no suporte ao desenvolvimento.
Dê espaço para a participação e o envolvimento de todos em projetos e processos; mude a gestão de pessoas, se necessário, insira alinhamentos rápidos e feedbacks constantes na rotina dos times e certifique-se de que todos tenham clareza sobre seus papeis.
A cada dia que passa, proporcione maior satisfação no trabalho para os seus funcionários:
- Revise processos que geram atritos
- Valorize mesmo as menores conquistas
- Crie momentos de interação
- Estimule trocas entre diferentes áreas
- Faça mudanças nos móveis e objetos do escritório
- Apoie iniciativas individuais que ajudem no desenvolvimento
- Resolva conflitos de forma rápida e transparente
- Capacite lideranças
- Invista em desenvolvimento contínuo
- Fomente a diversidade e a inclusão
- Revise políticas e benefícios, se entender ser válido
- Com equipes remotas, crie rituais online de integração e ofereça ferramentas digitais de colaboração
Baseie suas estratégias em dados, seja para engajar colaboradores ou deixá-los mais felizes cotidianamente, e você verá que está cultivando uma cultura e um clima organizacionais saudáveis sem precisar de achismos – e que o seu negócio está crescendo de forma sustentável.
Deixe seu comentário ou dúvida