Upskilling e reskilling: como aplicar essas estratégias?

Descubra como as estratégias de upskilling e reskilling podem melhorar a competitividade da sua empresa, aumentar a produtividade e reter talentos!

Por Chawork 09 de Fevereiro de 2025 - Atualizado em 12 de Fevereiro de 2025 9 min. de leitura
Upskilling e reskilling: como aplicar essas estratégias?

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Upskilling e reskilling são termos utilizados para se referir ao aprimoramento e aquisição de novas habilidades, competências e conhecimentos dos trabalhadores de uma empresa. Eles funcionam como estratégias direcionadas para o desenvolvimento constante das forças de trabalho, por isso, surgem como conceitos-chave para o futuro de qualquer organização.

Afinal, o ambiente corporativo é marcado por transformações cada vez mais velozes e com impactos significativos no modo como as coisas são feitas, e o avanço da tecnologia e da Inteligência Artificial é uma grande prova disso.

De acordo com o relatório The Future of Jobs Report, do Fórum Econômico Mundial, publicado no início de 2025, 170 milhões de novos empregos serão criados e 92 milhões serão extintos até 2030. Isso indica que muitas competências atuais estarão desatualizadas até lá e novas surgirão.

Nesse contexto, a capacidade de adaptação e inovação dos profissionais é crucial para manter a empresa competitiva no mercado. A máxima “se reinventar é preciso” nunca foi tão urgente quanto agora.

É exatamente nesse ponto que entram o upskilling e o reskilling, abordagens pensadas para atualizar e ampliar as capacidades da sua equipe. Descubra tudo sobre esses dois conceitos e como aplicá-los por aí com a leitura deste conteúdo!

O que é upskilling e reskilling?

Upskilling pode ser traduzido como “aperfeiçoamento de habilidades”, e se refere à maior capacitação de um funcionário para aumentar sua produtividade e inovar nas funções do cargo que ele já ocupa. Já o reskilling – “requalificação” – nada mais é do que uma atualização das competências voltadas para a execução de uma nova função, específicas e necessárias em uma transição de cargo.

Exemplo prático de upskilling: imagine um analista de marketing digital que já trabalha com campanhas em redes sociais. Para melhorar seus resultados e aumentar sua produtividade, a empresa oferece treinamentos em ferramentas mais avançadas, como automação de marketing, análise de dados e técnicas de SEO.

Com essas novas competências, ele continua na mesma posição, mas passa a executar suas tarefas com maior eficácia e capacidade de inovação.

Agora, de reskilling: um funcionário que trabalha no setor de atendimento ao cliente decide fazer uma transição para a área de tecnologia, como desenvolvedor de software. Para isso, ele participa de cursos de programação e design de sistemas financiados ou incentivados pela própria corporação.

Após o período de aprendizado, ele muda para o novo cargo com as aptidões específicas exigidas, fazendo você economizar ao não precisar do recrutamento externo ao mesmo tempo que mostra que a instituição se preocupa com o desenvolvimento profissional da sua equipe.

Percebe como ambas as práticas são fundamentais para a retenção de talentos e inovação nas empresas em um cenário de mudanças constantes e desafiadoras no mercado de trabalho?

Como identificar as habilidades que precisam ser aprimoradas?

  1. Fique atento(a) às tendências do mercado: antes de qualquer coisa, é preciso sempre observar as transformações emergentes em cada setor para, assim, apostar no aprimoramento de expertises necessárias para o melhor desempenho da sua organização. Aqui, o conhecimento tecnológico tem se mostrado cada vez mais importante.
  2. Avalie cargos e habilidades correspondentes para eles: tenha em mente quais qualidades cada função demanda para ser executada da melhor forma possível e, então, verifique se as qualificações dos colaboradores correspondem às necessidades da posição que ocupam.
  3. Faça um mapeamento de competências: avalie as capacidades de cada colaborador com relação aos objetivos da companhia e mapeie estruturadamente o que precisa ser melhorado.
  4. Analise o desempenho de cada setor: identifique as áreas que precisam de mudança e quais as competências que precisam ser implementadas para otimizar o potencial de cada time.
  5. Peça feedback aos funcionários: considere as aspirações de carreira de cada colaborador e verifique qual a melhor forma de contribuir para melhorar o seu desempenho, ajudando-o a crescer no time.
  6. Faça benchmarking: compare as aptidões da sua equipe e aquelas requeridas por outras organizações no mesmo setor. Com isso, você consegue visualizar pontos que precisam ser readequados e que, talvez, não tenha exigido por aí ainda.
  7. Ouça os seus clientes: o feedback do consumidor final da sua marca pode trazer insights fundamentais sobre as habilidades e ações que o público espera da companhia.

Lembre-se de que esse é um processo de avaliação constante, e que por isso não deve finalizar no passo de número sete, uma vez que o mercado está sempre em transformação. Para manter o seu negócio atualizado, é primordial adaptar as estratégias de reskilling e upskilling às necessidades emergentes da sua empresa.

Vai uma ajudinha com dicas de por onde começar?

Lista de hard e soft skills para aprimorar no upskilling e reskilling

Pensar sobre upskilling e reskilling significa refletir amplamente sobre habilidades (skills) e, nesse cenário de transformações tecnológicas, algumas hard – competências técnicas – e soft – emocionais – skills ganham destaque como as mais relevantes em processos de treinamento corporativo.

Veja abaixo quais são.

Hard skills

  • Inteligência Artificial (IA)
  • Data Science
  • Armazenamento e análise de dados
  • Power BI
  • Computação em nuvem
  • Segurança cibernética
  • Desenvolvimento de APIs
  • Arquitetura de software
  • UX/UI Design
  • Automação de processos
  • Linguagens de programação
  • Machine Learning
  • Compliance e governança corporativa
  • Customer Experience (CX)
  • Vendas e negociação estratégica

Soft skills

  • Pensamento crítico
  • Inteligência emocional
  • Gestão de tempo
  • Criatividade
  • Flexibilidade
  • Capacidade analítica e de inovação
  • Aprendizado contínuo
  • Persuasão
  • Influência social
  • Resiliência
  • Liderança
  • Gestão de conflitos

E como implementar estratégias de upskilling e reskilling na minha empresa?

1. Mapeie as habilidades e competências necessárias para a empresa

O primeiro passo é analisar quais são as habilidades que precisam ser desenvolvidas para que seu negócio alcance os objetivos almejados. A partir disso, fica mais fácil construir um plano personalizado e eficiente de qualificação profissional para sua companhia.

2. Conheça a fundo seus colaboradores

Agora que você já sabe quais são as competências indispensáveis para o crescimento corporativo, está na hora de estudar de forma mais aprofundada o perfil de cada colaborador(a).

Duas ótimas formas de fazer isso é promovendo mais reuniões one-on-one (aquelas com foco no trabalhador e nas suas dores/vontades) e implementando testes comportamentais, como o de perfil DISC, que indica as principais características de cada um, mostrando quais pessoas têm perfil de liderança e quais são melhores em tarefas operacionais.

Essa etapa é fundamental para identificar gaps, possibilidades de realocações e áreas para aprimoramento.

3. Crie um programa de treinamento

Com todas essas informações em mãos, fica mais fácil desenvolver estratégias de treinamento que preencham as lacunas verificadas, elevando o potencial da força de trabalho por meio de ações de upskilling ou reskilling.

Para colocar em prática, você pode fazer uso de estratégias diferentes, tais como:

  • Cursos de pós-graduação ou especialização
  • Workshops
  • Mentorias
  • Aulas online
  • Treinamento in loco

A escolha do método de aprendizagem vai depender das habilidades que precisam ser desenvolvidas e das metas estabelecidas pelo seu negócio.

4. Acompanhe o processo de perto

Para garantir o sucesso do treinamento é essencial acompanhar cada etapa de forma cuidadosa, incentivando feedbacks dos colaboradores(as).

Você pode fazer uso também, de indicadores como os KPIs (Key Performance Indicators), capazes de mensurar o progresso das atividades, fornecendo uma visão mais apurada de todo o processo.

5. Fortaleça a cultura do aprendizado contínuo na empresa

Em um cenário de mudanças constantes, estar sempre atualizando os conhecimentos é vital para sobreviver em um mercado extremamente competitivo.

Promover o lifelong learning, ou seja, uma cultura corporativa de aprendizagem contínua no seu negócio, estimula a formação de uma força de trabalho mais inovadora e qualificada para se adaptar às mudanças do mundo contemporâneo.

6. Use a tecnologia ao seu favor

A tecnologia pode ser uma grande aliada na construção de uma equipe inovadora e preparada para os desafios do mercado.

A assessoria de recrutamento estratégico, por exemplo, é uma solução inovadora para otimizar todo o processo de contratação, porque seleciona, de forma minuciosa, os profissionais mais adequados às necessidades do seu negócio.

Com o auxílio de inteligência artificial, mindhunters experientes e consultorias online, esse serviço ajuda sua empresa a mapear de forma assertiva as habilidades e gaps de cada profissional, identificando perfis talentosos e criando um ambiente promissor para estratégias de upskilling e reskilling bem-sucedidas, que trazem muitos benefícios à sua marca.

Benefícios do upskilling corporativo e do reskilling no ambiente de trabalho

  • Aumenta a competitividade do negócio
  • Gera mais produtividade
  • Melhora o engajamento dos colaboradores e a retenção de talentos
  • Torna a força de trabalho mais flexível, preparada para um ambiente de mudanças constantes
  • Promove o desenvolvimento de soft skills
  • Diminui a rotatividade
  • Prepara a empresa para novas demandas de mercado
  • Fortalece a reputação corporativa
  • Reduz custos operacionais
  • Fomenta a inovação
  • Atualiza a instituição para mudanças tecnológicas

Quais os desafios do upskilling e reskilling e como contorná-los?

Apesar de serem ações essenciais para a sobrevivência de qualquer negócio no século XXI, a aplicação dessas abordagens pode ser bastante desafiadora. Para reconhecer as barreiras e aprender como superá-las é preciso planejamento, inovação e estratégias bem direcionadas.

Confira como contornar algumas das dificuldades mais comuns na aplicação dessas estratégias.

Upskilling e reskilling em empresas

Desafios Como superar
Resistência à mudança Fortalecendo a cultura do aprendizado contínuo e oferecendo monitorias e consultorias aos colaboradores
Tempo escasso Apostando em programas de microlearning, horários flexíveis e treinamentos durante a rotina de trabalho
Dificuldade de monitorar o processo Realizando pesquisas de feedback com os funcionários e implementando indicadores de desempenho (KPIs) personalizados
Falta de engajamento nos treinamentos Incluindo elementos como gamificação, certificados e bonificações para estimular a equipe

É inegável constatar que o segredo para o sucesso de qualquer negócio está no poder do aprendizado contínuo. Aplicar estratégias como as que você leu sobre aqui são o caminho para manter sua organização atualizada e sempre pronta para o próximo desafio. Experimente!

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