O recrutamento externo é o processo de encontrar, fora da empresa, candidatos para preencher uma ou mais vagas, buscando os talentos certos em feiras de emprego, plataformas online, nas redes sociais e afins.
Encontrar o profissional mais capacitado para uma vaga é um desafio cotidiano nas empresas, inclusive, 90% dos recrutadores norte-americanos relatam que encontrar profissionais qualificados é uma tarefa difícil, de acordo com levantamento feito pela consultoria especializada em Recursos Humanos, Robert Half.
É aí que o recrutamento externo entra como uma ótima estratégia para contornar o problema, já que é possível usar as fontes mais adequadas em busca do(a) candidato(a) ideal, de acordo com o cargo disponível.
Por mais que as empresas queiram valorizar os próprios talentos, há momentos em que é mais viável buscar gente de fora para preencher uma determinada vaga. Por isso, a seguir, você confere desde vantagens desse formato até onde buscar esses talentos de forma externa. Boa leitura!
Qual a diferença entre o recrutamento externo e o interno?
Basicamente, um recrutamento interno é quando alguém já contratado pela empresa é convidado a ocupar um novo cargo, enquanto buscar esse talento fora da organização, trazendo alguém novo para ele, caracterizaria um recrutamento externo.
Embora sejam dois tipos de recrutamento diferentes, muitas empresas costumam adotar uma estratégia mista, garantindo o melhor dos dois mundos.
Agora, em casos nos quais tempo e custos são prioridade, o recrutamento interno pode ser mais vantajoso. Já quando a inovação e a diversidade de ideias são fundamentais, o recrutamento externo tende a ser mais adequado.
Se a sua realidade se encaixa mais nessa segunda opção, você vai gostar de conhecer os benefícios do formato.
Maiores vantagens do recrutamento externo
A variedade de candidatos e de níveis de experiência são alguns dos pontos positivos desse tipo de recrutamento. Conheça as principais vantagens que você garante à sua empresa ao optar pelo recrutamento externo!
- Mais candidatos: ao buscar pessoas de fora da empresa, os responsáveis pela contratação terão acesso a mais perfis, aumentando as chances de encontrar o profissional ideal para o cargo.
- Leque de experiências: o alto volume de candidatos acaba ampliando o leque de habilidades disponíveis, o que permite a contratação de pessoas com habilidades diferentes para complementar a equipe como um todo.
- Novas perspectivas: a contratação de novos colaboradores pode renovar a energia da equipe, gerar inovação e trazer novos pontos de vista.
- Candidatos mais experientes: buscar talentos dessa forma também permite que os gestores encontrem as pessoas certas para cargos que requerem habilidades bastante específicas, como é o caso de líderes de setores e diretores já com alguma experiência.
- Mais diversidade: recrutar pessoas de fora permite oferecer as tais vagas afirmativas, direcionadas especificamente para grupos historicamente negligenciados, como pessoas negras, mulheres em áreas predominantemente masculinas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.
- Banco de talentos: o recrutamento externo também pode ser usado para abastecer o banco de talentos da sua empresa e garantir que você tenha acesso a bons profissionais quando precisar preencher um novo cargo.
Curtiu essa coletânea de benefícios e que garanti-los por aí? Então, acompanhe no próximo tópico como executar a contratação nesse formato.
7 fontes de recrutamento externo para testar
Plataformas de emprego, headhunters e eventos são excelentes fontes de recrutamento, e a decisão de em qual delas apostar deve variar de acordo com a sua estratégia, objetivo e orçamento disponível.
Antes de começar a filtrar os candidatos, é preciso gerar volume. Isso quer dizer que você precisa ter acesso a um número considerável de pessoas para, só então, dar início a algum processo seletivo. Confira algumas das melhores fontes!
1. Plataformas
As plataformas de vagas gratuitas possuem um banco de dados com diversos candidatos cadastrados e em busca de emprego. Elas são um jeito rápido de buscar pessoas com habilidades específicas sem gastar nada.
Inclusive, as melhores plataformas de recrutamento vão muito além de um alto volume de vagas e candidato: elas facilitam o processo seletivo e ajudam a encontrar o candidato ideal para cada vaga. Vale experimentar!
2. Anúncios
De vez em quando, pode acontecer de você precisar de profissionais com um certo mix de habilidades, o que pode acabar dificultando a busca. Nesse caso, fazer anúncios pagos pode ser uma excelente forma de segmentar o público e encontrar a pessoa certa.
3. Redes sociais
As mídias sociais são sempre uma boa opção para encontrar profissionais de forma orgânica e gratuita. Por isso, use e abuse de redes específicas, como o LinkedIn, para divulgar sua vaga, fazendo com que a plataforma trabalhe para você.
4. Instituições de ensino
Manter contato com universidades e instituições de ensino técnico é uma ótima estratégia para encontrar profissionais recém-formados e, que muitas vezes, estão em busca da primeira oportunidade na área.
Se você estiver procurando alguém junior ou tiver um bom programa de trainee na organização, essa é uma boa ideia para investir!
5. Indicações
A boa e velha indicação é sempre uma opção confiável e capaz de acelerar o processo de contratação. Por estarem inseridos no contexto, ninguém melhor que os próprios funcionários para indicar pessoas com um bom fit cultural, que integrem bem a cultura organizacional da empresa.
6. Headhunters
Os headhunters são profissionais especializados em recrutamento e, que muitas vezes, possuem um banco de talentos próprio, sendo os mais capacitados para aumentar ainda mais o leque de candidatos à sua vaga em aberto.
E mais do que isso, esses profissionais são especializados em encontrar as pessoas certas para cada vaga. Precisa de algum talento difícil de encontrar? Conte com esta opção.
7. Feiras de empregos
Quem quer recrutar não pode perder as feiras de empregos, que são eventos focados em conectar pessoas e empresas. Dependendo da sua estratégia, as feiras podem ser uma ótima opção para preencher algumas vagas ou abastecer o banco de talentos.
Quer ser ainda mais assertivo(a)? Confira este outro artigo e veja excelentes dicas de como fazer o recrutamento e seleção de um novo funcionário de forma estratégica.
Agora, se ainda ficou com dúvidas sobre como recrutar a galera nesses locais, o passo a passo abaixo vai ajudar.
Qual a melhor forma de efetuar o recrutamento externo?
Comece definindo o perfil da vaga, escolha as fontes de recrutamento e dê início ao processo seletivo. Essas e outras etapas ajudam a encontrar o profissional ideal para a vaga disponível.
Defina o perfil ideal para a vaga
O primeiro passo é definir o perfil da vaga. Imagine tentar encontrar a pessoa certa se você nem sabe o que procura. Parece difícil, não acha? É por isso que, antes de buscar candidatos, você precisa entender o cargo, que tipo de pessoa está buscando, qual o nível de hierarquia e escolaridade ideais, faixa salarial e afins.
Quanto mais consciente você estiver quanto ao perfil da vaga, mais fácil será encontrar a pessoa certa para preenchê-la.
Determine as fontes de recrutamento
Com base no perfil, escolha quais fontes usar, pensando em quais delas a pessoa ideal estaria presente. Se você precisa, por exemplo, de quatro estagiários, as universidades serão uma ótima opção!
Planeje onde você vai buscar essas pessoas de acordo com o objetivo da empresa. Isso lhe poupará tempo, dinheiro e ainda lhe permitirá ser mais assertivo(a).
Inicie o processo seletivo
Depois de traçar o perfil da vaga e encontrar os candidatos, terá chegado a hora de começar o processo seletivo com testes, entrevistas e dinâmicas.
Lembre-se de que, além das habilidades necessárias para exercer o cargo, o processo seletivo precisa encontrar alguém que compartilhe os valores da empresa e esteja disposto a se adaptar à cultura organizacional.
Boa sorte na busca!
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