Metodologia STAR: o que é e por que você deve usar?

A metodologia STAR pode ser sua grande aliada nas próximas entrevistas de candidatos. Leia este guia para conhecer o conceito e aprender a usá-lo!

Por Chawork 04 de Dezembro de 2024 - Atualizado em 14 de Dezembro de 2024 9 min. de leitura
Metodologia STAR: o que é e por que você deve usar?

Compartilhe:

A metodologia STAR pode ser usada na entrevista de emprego como uma ferramenta para avaliar as competências e as experiências dos candidatos de forma mais objetiva, organizando as perguntas e as respostas com base em situações reais, ajudando a pessoa recrutadora a compreender como o profissional age em contextos específicos.

Com uma estrutura simples e direta, a técnica permite ir além de respostas vagas e identificar exemplos concretos de comportamentos e resultados alcançados já na etapa de entrevista.

Este guia foi escrito para explicar a você, de forma simples, como ela funciona para que você saiba como usá-la nas entrevistas de emprego que conduz. Anote tudo!

O que é a metodologia STAR?

A metodologia STAR é uma técnica de entrevista que ajuda recrutadores a explorar as competências dos entrevistados com base em exemplos concretos de experiências passadas. A sigla vem das palavras em inglês Situation (Situação), Task (Tarefa), Action (Ação) e Result (Resultado), que formam a estrutura básica para guiar as perguntas e respostas ao longo da conversa.

Veja um exemplo: em vez de questionar de forma ampla sobre “habilidades de liderança”, você pode usar a metodologia STAR para pedir que o candidato descreva uma situação específica em que liderou uma equipe.

O talento, então, explica o contexto (situation), a responsabilidade que assumiu (task), as atitudes que tomou para resolver o problema (ações) e o resultado alcançado (result), o que ajuda a ter respostas mais detalhadas e baseadas em fatos reais.

O processo acontece basicamente como a imagem abaixo mostra.

	 Imagem explicativa da Metodologia STAR para entrevistas de emprego, destacando os quatro componentes: Situação, Tarefa, Ação e Resultado. Ideal para candidatos que desejam se preparar para entrevistas.

Vale ressaltar também que a metodologia STAR permite comparar as respostas com os critérios da vaga de forma estruturada, já que, por meio de relatos mais consistentes, é possível identificar soft skills importantes, como resolução de conflitos, iniciativa e trabalho em equipe, garantindo que as informações compartilhadas sejam ainda mais úteis para tomadas de decisões.

E os benefícios não param por aí!

Quais são as vantagens de aplicar a metodologia STAR em entrevistas?

A aplicação da técnica STAR em entrevistas de emprego oferece alguns benefícios que tornam o processo de recrutamento e seleção mais estruturado e eficaz, graças à facilidade na coleta de informações consistentes e à análise em tempo real das competências dos entrevistados.

Conheça algumas das principais vantagens!

Respostas objetivas e baseadas em fatos

Seguindo os princípios do método, os candidatos são incentivados a compartilhar experiências específicas, o que reduz as chances de receber respostas genéricas ou superficiais.

Em vez de afirmar simplesmente que “é bom em trabalho em equipe”, por exemplo, o talento deve descrever uma situação real em que colaborou com colegas para atingir um objetivo, detalhando o papel que desempenhou e os resultados alcançados.

Melhor comparação entre os talentos

Como a metodologia segue uma estrutura fixa, ela permite comparar as respostas de diferentes profissionais de forma mais justa, pois cada relato pode ser avaliado com base nos mesmos critérios, como a clareza da explicação, a relevância das ações tomadas e o impacto dos resultados apresentados.

Previsão de um possível desempenho futuro

A técnica STAR se baseia no princípio de que comportamentos passados são bons indicadores de comportamentos futuros. Quando você entende como o trabalhador lidou com situações similares no passado, pode prever como ele agirá diante de desafios no novo cargo.

Um talento que descreve uma abordagem criativa para resolver um problema, por exemplo, pode ser visto como alguém que, possivelmente, vai trazer soluções inovadoras para a empresa.

Avaliações menos enviesadas dos candidatos

Ao focar em exemplos concretos, a metodologia STAR ajuda a diminuir interpretações subjetivas/pessoais sobre quem está sendo entrevistado(a), o que torna o processo mais imparcial, já que as respostas são avaliadas com base em fatos e resultados, e não apenas na sua impressão pessoal sobre o candidato.

Tomadas de decisões mais assertivas

A clareza e a profundidade das informações obtidas com a técnica STAR fornecem uma base sólida para melhores tomadas de decisões.

Nesse sentido, você pode escolher o talento mais alinhado às necessidades do cargo com mais segurança, pois terá uma visão detalhada de suas habilidades e do impacto de suas ações em experiências anteriores.

Gostou e quer aplicar essa prática no seu dia a dia? O próximo tópico explica como fazer isso!

Como aplicar a técnica STAR em entrevistas em 4 passos simples

Para fazer um plano de ação para aplicar a metodologia STAR em entrevistas, você precisa estruturar o processo em etapas que facilitem a obtenção de respostas detalhadas e relacionadas às competências necessárias para a vaga.

1. Identifique as competências que devem ser avaliadas

Antes da entrevista, é imprescindível definir quais habilidades e comportamentos são essenciais para o cargo.

Se a vaga exige, por exemplo, alguém especialista em resolução de problemas, comunicação eficaz ou liderança, essas competências devem orientar as perguntas que serão feitas.

Isso, sem dúvidas, vai ajudar você a criar um roteiro mais focado, portanto, estabeleça quais responsabilidades ou papéis o profissional precisa explicar dentro da situação apresentada, para ajudar você a conectar a experiência dele com as exigências da vaga.

2. Formule perguntas baseadas nas responsabilidades do cargo e na metodologia STAR

O primeiro passo para fazer questionamentos assertivos é identificar situações típicas da função que está sendo recrutada. Pense em cenários desafiadores ou rotineiros que o candidato poderá enfrentar.

Para um cargo de atendimento ao cliente, por exemplo, uma situação relevante pode ser “resolver um conflito com um cliente insatisfeito”.

Na sequência, construa questões abertas que incentivem o profissional a descrever experiências reais. Para isso, use frases como:

  • “Conte sobre uma situação em que...”;
  • “Como você lidou com...?”; ou
  • “Dê um exemplo de um momento em que...”.

Um exemplo seria formular uma questão como: “Descreva uma situação em que você precisou tomar decisões sob pressão. Qual foi a tarefa que você assumiu, o que fez para resolvê-la e qual foi o resultado?”.

3. Oriente o candidato a seguir a estrutura STAR

Durante a entrevista, deixe claro que você espera respostas estruturadas em quatro etapas:

situação > tarefa > ação > resultado

Quando você orienta o entrevistado, acaba o ajudando a organizar o pensamento e também evita respostas dispersas. Se necessário, faça perguntas adicionais para detalhar os pontos que ficaram vagos.

4. Avalie as respostas com base na vaga

Ao ouvir as respostas, compare o que foi relatado com as competências definidas lá no início do processo.

Analise se as ações tomadas e os resultados apresentados estão alinhados às exigências do cargo: esse detalhe permite identificar de forma mais objetiva quem melhor atende ao perfil procurado.

Seguindo essas etapas, você já pode se considerar preparado(a) para conduzir uma entrevista no método STAR, mas, antes de ir, os especialistas em recrutamento estratégico da Chawork separaram mais alguns exemplos de perguntas para fazer ao questionar um possível novo colaborador. Confira!

5 exemplos de perguntas comportamentais usando a técnica STAR

De questionamentos sobre prazos a testes sobre a habilidade de resolução de conflitos, as perguntas abaixo vão ser uma mão na roda para guiar você em uma entrevista.

Anote-as!

1. “Conte sobre uma situação em que você enfrentou um prazo apertado. O que fez para cumprir suas tarefas a tempo, e qual foi o resultado?”

Esta pergunta é interessante porque avalia habilidades como gestão do tempo e organização.

O questionamento, ao seguir uma linha de pensamento, exige que o candidato explique, além do contexto (prazo apertado), quais estratégias adotou para priorizar tarefas e qual foi o impacto dessas ações no resultado final.

2. “Dê um exemplo de um momento em que você precisou resolver um conflito em sua equipe. Como lidou com a situação e qual foi o resultado?”

Esta questão é perfeita para explorar competências de comunicação e resolução de conflitos, já que ajuda a entender como o profissional equilibra interesses opostos e mantém o ambiente colaborativo, algo essencial para cargos que envolvem trabalho em equipe ou liderança.

3. “Fale sobre um desafio técnico que enfrentou em sua carreira. Qual era o problema, como abordou a questão e o que aprendeu com a experiência?”

Ao propor essa pergunta, você consegue avaliar a capacidade do trabalhador de lidar com desafios complexos e sua disposição para aprender com os erros, o que é especialmente importante em posições que exigem soluções inovadoras ou trabalho com problemas técnicos.

4. “Descreva uma ocasião em que você tomou a iniciativa para melhorar um processo ou resolver um problema no trabalho”

Meça o nível de proatividade do candidato e identifique se ele busca constantemente agregar valor à empresa através dessa resposta, que também pode evidenciar criatividade e visão estratégica por parte do profissional.

5. “Compartilhe um exemplo de um projeto que não saiu como esperado. Como você lidou com a situação e o que fez para ajustar o curso?”

De maneira geral, esta pergunta analisa a resiliência e a capacidade de adaptação do candidato. Assim, você consegue entender como o profissional reage a imprevistos e como transforma desafios em oportunidades de aprendizado.

E agora? Se sente mais seguro(a) para aplicar a metodologia STAR nas entrevistas de emprego que conduz? Para complementar tudo o que você aprendeu neste conteúdo, não deixe de conferir outros artigos como este, é só continuar a navegar pelo blog sobre recrutamento e seleção da Chawork!

Deixe seu comentário ou dúvida

Você por dentro das últimas
novidades sobre vaga de emprego

Você por dentro das últimas
novidades sobre vaga de emprego

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá conteúdos sobre tendências tecnológicas para gestão de
processos e assinaturas, técnicas de venda e mais.

Navegue em nosso blog por assuntos