Parte 2 - Como se hackear e ser mais feliz no trabalho entrando no flow
Parte 2 - Como se hackear e ser mais feliz no trabalho entrando no flow
  • Vaime Junior
  • 16 Dez, 2019

Na parte 1 entendemos que o ser humano possui necessidades básicas e que para chegarmos a níveis mais constantes de alegria no trabalho precisamos identificar se uma dessas necessidades está faltando ser atendida.

Beleza identificamos o que precisa melhorar, "Mas eu não consigo melhorar", "sempre fui assim", "Esse é meu jeito"...

É pode ser mesmo que você não consiga mudar...


Mas calma, calma... nem tudo está perdido, tenho certeza que você tem muitas qualidades, agora precisamos saber o que é natural pra você e o que tem mais dificuldade, para criarmos estratégias que contornem o que lhe falta e potencialize  que você tem facilidade.



Por isso que aliado a identificação das nossas motivações na pirâmide de Maslow para se hackear você precisa investir em autoconhecimento. Você vai até um espelho e se apresenta, conversa um pouco com você, diz o seu nome, de onde veio.... XD brincadeira não é isso, apesar que isso pode acabar até ajudando hehe.

Agora falando sério... Atualmente temos muitos meios para aumentar nosso autoconhecimento, filosofias como yoga, livros, técnicas de meditação, profissionais de coaching, psicólogos... e testes comportamentais. Temos bons testes no mercado validados cientificamente e que não precisam do acompanhamento de um profissional para seu diagnóstico.

Nós oferecemos um teste com correção e feedback automático aqui na plataforma da Chawork, basta clicar nesse link, fazer login e começar. Nós utilizamos um teste chamado Preferência cerebral que diz o seu perfil comportamental. Utilizamos isso para conectar candidatos com vagas onde suas características vãos ser valorizados e assim acontecer uma contratação mais assertiva.

A versão que utilizamos desse teste foi proposta pelo Instituto Brasileiro de Coaching, que por sua vez foi adaptada do trabalho do pesquisador Ned Herrmann. Esse teste classifica as pessoas dentre quatro perfis:

  • Ativador, tem como principal característica “Fazer Rápido”. Seu senso de urgência é apurado e por isso prima pela Ação e Iniciativa. As pessoas com esse perfil são motivadas a ação, impulsivos e práticos, porém não gostam de delegar poder.
  • Comunicador, tem como característica “fazer junto”. Pessoas com esse perfil são sensíveis e tem um bom relacionamento no ambiente de empresarial, mantendo a comunicação harmoniosa. Para isso podem esconder conflitos, colocar a felicidade acima dos resultados e manipular através dos sentimentos.
  • Idealizador, tem como característica principal “ fazer diferente”. Pessoas com esse perfil são criativas e utilizam a sua intuição com frequência para antecipar o futuro, provocar mudanças radicais e inspirar ideias. Essas características fazem com que ela seja impaciente e rebelde, defendendo sempre o novo pelo novo sem se preocupar com o presente.
  • Organizador, tem como característica principal “Fazer Certo”. Pessoas com esse perfil são detalhistas e organizadas, não dando um passo sem pensar na estratégia. São pontuais e responsáveis, metódicos e prezam pela consistência, conformidade e qualidade. Por isso, tem dificuldade de se adaptar a mudanças e podem impedir o progresso por pensar demasiadamente nos detalhes.


Esse é um teste rápido de 25 perguntas que você leva no máximo 10 minutos e já recebe um feedback legal.  Além desse existem vários outros testes como o eneagrama que classifica você dentro de 09 perfis, você pode obter mais informações sobre esse teste no site de um dos nosso parceiros https://www.eneagrama.com.br/.

O importante desses testes é a reflexão durante as respostas e o feedback final, porque ao identificar suas características comportamentais muitas vezes você vai entender porque não tem conseguido atingir algumas necessidades na pirâmide de Maslow. 


Segunda pergunta:

Você tem conhecimento do seu perfil comportamental, suas aptidões, áreas de facilidade, áreas de dificuldade?


Esse entendimento é fundamental para você tirar proveito de suas habilidades e para criar ferramentas e recursos que lhe ajudem nas áreas que tem dificuldade. Não existe perfil ruim, o que existe é pessoas que conseguem lidar melhor com suas fraquezas do que outras.


No próximo artigo vamos melhor o que é o flow e como você pode conectar tudo o que falamos até agora para ser mais feliz no trabalho!