04 maneiras de economizar aumentando a eficiência do RH
04 maneiras de economizar aumentando a eficiência do RH
  • Equipe CHAWork
  • 14 Set, 2018

As contas não estão fechando e você precisa buscar meios para diminuir despesas e aumentar os lucros da sua empresa? Você já parou para pensar o quanto os sistemas de RH podem influenciar nesse processo? 

Tornar os processos e sistemas de recursos humanos mais eficientes faz mais do que reduzir as despesas diretas de RH. As eficiências de RH economizam dinheiro em todos os níveis da organização. Assim, o retorno do investimento pode ser significativo por meio de esforços como centralizar informações, automatizar tarefas e modernizar a tecnologia.

Quando uma empresa é capaz de reduzir custos, ela se torna mais lucrativa, mais rentável e também mais competitiva. Há mais dinheiro a ser investido em melhorias e otimizações. Sendo assim, a atuação do RH não deve se restringir à contratação de pessoas. 

Confira 04 maneiras de economizar aumentando a eficiência do RH:

1. Tenha um plano de retenção de talentos 

Custa menos manter funcionários de qualidade do que encontrar e contratar novos colaboradores. Os funcionários geralmente saem porque o trabalho não corresponde às expectativas deles ou recebem poucas oportunidades de crescimento profissional. Para evitar a perda de talentos é fundamental que você faça com que todos os colaboradores se sintam satisfeitos com a relação com a sua empresa, e não apenas no quesito financeiro. A satisfação vai além. Ofereça meios de fazer com que seus funcionários se sintam parte da sua empresa, valorize-os. 

2. Evite problemas com ações judiciais  

Processos de recursos humanos são caros e a melhor maneira de economizar dinheiro nesse caso é, em primeiro lugar, impedindo ações judiciais. Para reduzir o risco de processos trabalhistas, sua organização precisa fazer mais do que obedecer às Leis ao pé da letra. É fundamental evitar comportamentos que possam levar à esse tipo de ação. Mantenha sempre a relação com o empregado baseado em documentos escritos, ou seja, tudo que combinar pagar ou exigir deve ser registrado.

3. Modernize o armazenamento de dados

Sistemas de RH abrangentes e fáceis de usar não podem ser executados em papel. Um software moderno, que armazena informações na nuvem, por exemplo, minimiza os custos de aquisição, operação e TI associados a recursos físicos consumíveis. Além disso, possibilita a economia de papel, envelopes, tinta, postagem, fotocópia, espaço físico de armazenamento e servidores digitais.

4. Economize dinheiro em publicidade

Anunciar cada posição aberta na sua empresa em dezenas de meios de publicidade é caro e consome tempo. A saída, portanto, é investir em ferramentas que permitam que você, de maneira fácil e acessível, chegue aos candidatos ideais. A utilização de plataformas, como a CHAWork, além de reduzir custos com publicidade aumenta a assertividade dos processos seletivos. 

A CHAWork desenvolveu uma plataforma capaz de identificar os profissionais talentosos, aliando potencial técnico e comportamental. Essa definição aprofundada de perfil é fundamental para a triagem dos candidatos que se identificam em todos os quesitos com o perfil definido pela sua empresa para a contratação. Uma solução inteligente que ajuda a reduzir significativamente o ciclo e os custos do processo contratação.

Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe as informações com seus amigos!