Um oceano de talentos: como conquista-los
Um oceano de talentos: como conquista-los
  • Equipe CHAWork
  • 16 Ago, 2018

Sempre que é necessário preencher uma vaga de trabalho, surge um grande desafio, não é mesmo? Afinal, não é tarefa fácil escolher – entre diversos profissionais qualificados – o que melhor se encaixa para desempenhar a função em aberto e que se adequa ao perfil e valores da empresa.

No entanto, existem vários caminhos que facilitam essa escolha. Certamente, o que todo empreendedor deseja é contar com os valiosos “talentos” em sua equipe. Afinal, o sucesso de um negócio depende e muito do capital humano, e quanto mais qualificados e engajados forem os colaboradores, melhor serão os resultados.

Uma opção lógica e viável para conquistar esses talentos é considerar os candidatos que participaram de processos seletivos anteriores na sua empresa e, por algum motivo, não puderam ser contratados na oportunidade – embora fossem profissionais talentosos e que se adequavam ao perfil desejado.

Confira as nossas dicas para aproveitar ao máximo esse oceano de talentos e trazê-los para fazer parte da sua equipe de sucesso:

 - Mantenha o contato com candidatos antigos

Certamente em oportunidades anteriores você recebeu diversos currículos de ótimos profissionais, mas teve que escolher apenas um para preencher uma vaga. O que você fez com os demais? Nem pense em excluir os dados, eles serão muito úteis no futuro. Mantenha o contato com esses profissionais para oferecer novas oportunidades de trabalho. Caso eles não estejam interessados ou disponíveis, pode pedir aos candidatos antigos que compartilhem a descrição do trabalho com seus amigos e colegas, grupos de ex-alunos e redes sociais profissionais.

 - Trabalhe a reputação da sua marca

Você já parou para analisar como está a reputação da sua marca no mercado, principalmente quando se trata de gestão de pessoas? Preocupar-se com o capital humano é fundamental não apenas para o bom andamento dos seus negócios, mas também para que a sua empresa seja vista da melhor maneira pelas pessoas que trabalham nela, bem como as que são candidatas a trabalhar no futuro.

 - Contate candidatos anteriores de uma maneira especial

Pois bem, se você está oferecendo uma nova oportunidade à um candidato que, por alguma razão, não foi contratado em um processo seletivo anterior, é porque existe um grande interesse no êxito dessa contratação neste momento, não é mesmo? Então, deixe esse interesse claro no convite para a conversa, para não desmotivar o candidato que já tentou a vaga anteriormente. Um convite personalizado para se candidatar a uma nova vaga de emprego mostra seu compromisso com um processo de contratação positivo. Explique que há uma posição aberta e por que você acha que eles podem estar interessados. Descreva seu processo de contratação, especialmente se ele mudou desde a última aplicação. No entanto, gerencie suas expectativas para que eles não sejam levados a acreditar que o convite para aplicar lhes dá uma vantagem especial. 

- Rastreie candidatos com software de recursos humanos

Contar com um software de recursos humanos vai facilitar e muito a sua vida na hora de recrutar profissionais para uma vaga. E sabe por quê? Você não terá que se esforçar para escolher entre currículos impressos, anexos de e-mail ou planilhas desajeitadas para identificar quem vale a pena entrar em contato.

Com a ajuda de uma plataforma de recrutamento, que considera tanto as qualificações profissionais, quanto as atitudes, você poderá facilmente encontrar pessoas com as características e habilidades que você precisa em um novo contratado. E é exatamente nisso que as ferramentas da CHAWork estão focadas. A CHAWork desenvolveu uma plataforma capaz de identificar os profissionais talentosos, aliando potencial técnico e comportamental, critérios que farão a diferença no resultado de uma organização.  Antes mesmo de preencher qualquer dado sobre formação e experiências de mercado, o profissional é submetido a um teste de comportamento. Através do resultado, será possível traçar um perfil completo do candidato.

Essa definição aprofundada de perfil é fundamental para a triagem dos candidatos que se identificam em todos os quesitos com o perfil definido pela empresa para a contratação. Assim fica fácil ir direto ao ponto, quando soluções inteligentes trabalham a seu favor, não é mesmo?

 

Gostou do nosso post? Então deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Leia também: 10 dicas para contratar certo