
Para reduzir custos com recrutamento, experimente priorizar a seleção interna, criar um programa de indicação de funcionários, fortalecer o employer branding e usar redes sociais e plataformas gratuitas para divulgar vagas. Adotar entrevistas e testes online, oferecer posições remotas e eliminar etapas desnecessárias do processo também são opções que agradam, inclusive, os candidatos!
Essa virada de chave por aí pode ser um super diferencial no orçamento corporativo, afinal, um estudo da Harvard Business Review apontou que uma contratação errada pode custar até quatro vezes mais do que o salário do profissional. Bastante coisa, né?
Com as estratégias que você conhecerá neste conteúdo, seus problemas estarão resolvidos num piscar de olhos! Seja bem-vindo(a) aos tempos de tranquilidade e economia no RH.
Antes de mais nada: como reduzir custos sem comprometer a qualidade?
Reduzir custos de recrutamento não significa simplesmente cortar gastos de qualquer maneira. O grande erro de muitas empresas é enxugar investimentos sem considerar o impacto na qualidade das contratações. A verdadeira economia está na eficiência: processos bem estruturados, candidatos bem alinhados e tecnologia atuando a favor do RH.
De nada adianta economizar na divulgação de vagas se isso resultar em contratações erradas que, no futuro, gerarão turnover e novos custos: você precisa olhar para o recrutamento como um investimento estratégico, no qual cada decisão bem planejada gera economia a longo prazo.
O uso de tecnologia no recrutamento pode:
- Acelerar a triagem de currículos
- Eliminar etapas desnecessárias e melhorar a experiência dos candidatos, garantindo que apenas os perfis mais adequados avancem no processo
- Reduzir tempo e despesas com deslocamento através de testes online e entrevistas por vídeo
- E muito mais
Empresas que adotam esses recursos ou contam com assessorias de recrutamento estratégico que possuam essas ferramentas conseguem não apenas selecionar talentos com mais eficiência, mas também prever quais candidatos têm maior fit cultural, evitando erros de contratação que custam caro.
Agora, se a sua ideia é tentar resolver a situação por aí antes de pedir aquela “ajuda aos universitários”, o ideal é começar pelas estratégias abaixo.
11 estratégias para reduzir custos com recrutamento
1. Invista em tecnologia
Um dos fatores que podem estar fazendo você perder muito dinheiro com o processo de contratação é ainda fazer tudo de forma manual. Da criação da vaga aos testes e entrevistas presenciais, tudo isso pode configurar um gargalo na sua operação.
Experimente criar briefings de vaga com o auxílio da inteligência artificial e usar ferramentas gratuitas como o Google Meet ou Skype para realizar as entrevistas. Essas facilidades vão diminuir o tempo que você gasta com tarefas repetitivas ou deslocamentos, e liberar espaço na sua agenda para tomar decisões mais estratégicas durante a seleção.
2. Priorize o recrutamento interno
Buscar os talentos que já existem na sua empresa para preencher as vagas em aberto reduz drasticamente os custos no processo, já que você não precisará “fichar” uma pessoa nova, fazer o onboarding todo de novo e aguardar o período de experiência para saber se o profissional tem fit com a organização.
Identificou alguém que possa subir de posição ocupando a vaga que você tem em aberto? Aborde o profissional e questione sobre o interesse. É um ganha-ganha dos dois lados, e você nem precisa postar a vaga de forma externa para encontrar o que precisa.
3. Estruture planos de carreira com sucessão interna
Toda instituição que quer crescer de forma escalável precisa oferecer um plano de carreira aos seus talentos, e isso é fato.
Agora, se você quer escalar o negócio de forma sustentável reduzindo custos com recrutamento, experimente inserir nesses planejamentos uma perspectiva de sucessão interna, indicando o que a pessoa que ocupa o cargo x precisa fazer para chegar à gerência do setor x, por exemplo.
Assim, os colaboradores terão uma visão clara do que é esperado para atingir cargos estratégicos e avançar na carreira, e você economiza evitando contratações emergenciais para cargos que, geralmente, envolvem custos maiores de admissão.
4. Crie um programa de indicação de funcionários
Implementar um programa de indicação de funcionários pode ser uma das maneiras mais eficazes de reduzir custos no recrutamento. Afinal, seus próprios colaboradores já conhecem a cultura organizacional e podem recomendar profissionais alinhados a ela.
Para criá-lo:
- Defina regras claras ao estabelecer quem pode indicar, para quais cargos e como será feita a avaliação dos indicados.
- Ofereça incentivos atrativos e recompense as indicações bem-sucedidas com bônus, folgas, prêmios ou reconhecimento interno.
- Facilite o processo de indicação ao disponibilizar formulários simples ou uma plataforma integrada para envio das recomendações.
- Garanta um processo de avaliação transparente, estabelecendo critérios claros e dando feedback aos funcionários sobre o status da indicação.
- Divulgue e engaje os colaboradores comunicando o programa regularmente por e-mails, reuniões e campanhas internas.
Vai um exemplo para entender como funcionaria na prática? Uma empresa de tecnologia pode implementar o programa via formulário online e oferecer, para cada indicação aprovada, um bônus de R$ 500 e um dia de folga ao colaborador que apresentou o novo talento.
Certamente, o bônus deixará a sua equipe bem feliz, e ainda vai sair barato para o seu caixa considerando o valor de um processo de recrutamento tradicional que seria necessário caso não tivesse o programa.
5. Fortaleça o employer branding
O employer branding é o nome dado à estratégia de construir e comunicar uma imagem positiva da sua empresa, posicionando-a como uma boa marca empregadora. Essa tática, quando posta em prática de forma honesta, atrai talentos organicamente, reduzindo a necessidade de investimentos em anúncios de vagas.
Para construir uma marca empregadora forte e reconhecida no mercado, experimente:
- Criar e divulgar uma cultura organizacional forte, definindo valores claros, missão e propósito da empresa e comunicando-os de forma autêntica.
- Investir na experiência do colaborador ao oferecer um ambiente de trabalho positivo, com benefícios e oportunidades de crescimento.
- Dar visibilidade ao dia a dia da empresa, compartilhando nas redes sociais e no site institucional histórias de funcionários, conquistas da equipe e boas práticas internas.
- Usar depoimentos de colaboradores ao incentivar funcionários engajados a contarem suas experiências em plataformas como LinkedIn, Glassdoor e Instagram.
- Oferecer um processo seletivo humanizado, com feedbacks claros e uma experiência agradável, fortalecendo a reputação da marca.
- Destacar seu diferencial como empregador ao enfatizar, na comunicação, planos de carreira estruturados, horários flexíveis ou cultura de inovação, por exemplo.
- Criar um programa de embaixadores da marca com colaboradores satisfeitos que se proponham a compartilhar espontaneamente conteúdos sobre a empresa.
- Acompanhar a percepção da marca ao monitorar avaliações em sites de emprego e coletar feedbacks para melhorar continuamente a experiência dos funcionários e candidatos.
6. Use as redes sociais e plataformas gratuitas para divulgar vagas
Divulgar oportunidades de emprego em redes sociais e comunidades especializadas é uma estratégia eficiente para reduzir custos com recrutamento, eliminando a dependência de portais pagos e alcançando um público mais segmentado. Com um planejamento bem estruturado, você pode fortalecer a presença digital do seu negócio e atrair talentos qualificados de forma orgânica.
E você pode fazer isso sem nem trocar de página: a Chawork permite que você anuncie vagas na plataforma de recrutamento gratuitamente para mais de 70 mil profissionais qualificados. Comece por aqui!
7. Adote entrevistas e testes online
Não dá para negar: realizar entrevistas e testes de forma presencial exige mais tempo da sua empresa e deslocamento por parte do candidato, e só isso já deveria ser um motivo para você considerar migrar essas duas etapas para o ambiente online.
Para fazer essa transição, que, além de reduzir custos, permite que você atinja talentos de outras localidades, basta digitalizar o processo escolhendo uma ferramenta de vídeo para fazer as entrevistas e buscar plataformas que disponibilizem os testes.
Hoje em dia, existem centenas de apps que fazem os testes comportamentais e enviam os resultados aos gestores, como o Peixe30 ou aqueles fornecidos pelas assessorias de recrutamento. Vale testar!
8. Ofereça vagas híbridas e/ou remotas
A oferta de vagas híbridas ou totalmente remotas é uma estratégia poderosa para reduzir custos com recrutamento e aumentar a atração de talentos qualificados. Com menos restrições geográficas, você amplia o alcance e pode encontrar profissionais mais alinhados com suas necessidades, sem os altos custos de realocação e infraestrutura física.
Aliás, não dá para negar que esse tem sido o formato preferido de muitos profissionais desde que o modelo começou a ganhar espaço durante a pandemia do novo coronavírus, e expandir para esse formato pode fazer você ganhar a preferência de talentos capacitados que podem estar, inclusive, em qualquer lugar do mundo!
Outra vantagem para a sua empresa é que os custos com pagamento de benefícios corporativos também podem diminuir, já que o vale-transporte não entraria na conta – embora seja aconselhável oferecer um auxílio-internet no lugar (geralmente mais barato do que o VT).
9. Invista em retenção e engajamento
Não há forma melhor de reduzir custos com contratação do que simplesmente recrutar menos. E isso só é possível se você conseguir manter os talentos que já estão colaborando com você por mais tempo, através de boas estratégias de retenção e engajamento.
Quando você possui um time valorizado e contente com a organização, pode esquecer os altos custos com processos de seleção para repor profissionais essenciais à operação, já que a rotatividade tende a ser muito menor.
Nesse cenário, as únicas contratações que você teria que fazer seriam aquelas para expandir as operações: melhor opção possível, né?
10. Elimine etapas desnecessárias do processo seletivo
Processos seletivos longos e burocráticos aumentam custos, desgastam candidatos e atrasam contratações estratégicas, e nenhum bom gestor quer isso, não é mesmo? Eliminar etapas que você julgue desnecessárias agiliza o recrutamento, melhora a experiência do candidato e reduz despesas operacionais, garantindo que apenas os passos realmente essenciais sejam mantidos.
Não sabe bem o que pode ser desnecessário? Siga o passo a passo abaixo para descobrir!
- Revise as etapas existentes: identifique quais fases realmente agregam valor à seleção e influenciam na sua decisão final e elimine aquelas que apenas atrasam o processo.
- Substitua dinâmicas demoradas por testes mais objetivos: as avaliações online sobre as quais você já leu podem ser mais eficazes do que longas dinâmicas presenciais hoje em dia.
- Combine entrevistas em uma única etapa: ao invés de múltiplas rodadas com diferentes gestores, centralize a avaliação dos candidatos em um único encontro, como se fosse um papo num grupo um pouco maior.
- Utilize videoentrevistas para pré-seleção: em vez de conversas presenciais logo no início, use chamadas rápidas para avaliar candidatos antes de avançar no processo.
- Evite testes irrelevantes para a função: certifique-se de que as avaliações aplicadas são realmente essenciais para medir as competências exigidas para a vaga em aberto.
11. Conte com a ajuda de uma assessoria estratégica
Garanta que todas as táticas que você leu até agora sejam seguidas sem que você precise se preocupar em pô-las em prática: contratar uma assessoria é um ótimo investimento para reduzir custos com contratações erradas, afinal, você estará contando com experts em identificar os melhores talentos para as necessidades do seu negócio.
Isso sem contar que esse tipo de recurso possui todas as ferramentas necessárias para encontrar os profissionais, desde inteligência artificial e testes comportamentais até banco de talentos próprio, sem que você precise investir um “extra” nessas coisas.
Além disso, as melhores assessorias em recrutamento estratégico dão garantias na contratação, oferecendo reposição sem custos caso o profissional escolhido não queira seguir na empresa ou caso você não goste da opção escolhida. Vale experimentar!
Otimização do processo seletivo: como funciona uma assessoria de recrutamento eficiente?
Um processo de recrutamento feito por uma assessoria eficiente combina tecnologia e metodologias personalizadas para garantir que apenas os candidatos mais adequados avancem nas etapas de seleção.
Tudo acontece mais ou menos da forma que você lê abaixo.
- A primeira etapa consiste em identificar claramente as demandas da organização. Isso inclui a definição de funções, responsabilidades, competências e outros critérios fundamentais para o preenchimento da vaga.
- Na sequência, ferramentas com inteligência artificial e recrutadores humanos entram em ação para rastrear profissionais e triar currículos de forma rápida e precisa, otimizando o tempo de todos os envolvidos. Boas assessorias de recrutamento estratégico ainda contam com um banco de talentos próprio atualizado que facilita essa etapa, viu?
- Com os talentos pré-selecionados, os melhores recrutadores utilizam testes comportamentais para analisar o perfil e as preferências e competências dos candidatos, promovendo um alinhamento entre suas características e a cultura organizacional.
- Depois, as melhores opções são filtradas e repassadas em um dossiê aos contratantes como possíveis novos colaboradores.
- Por fim, são realizadas as entrevistas por competências com os selecionados para seguir com a seleção.
Além disso, uma boa assessoria garante que as comunicações com todos os candidatos sejam claras e que todas as partes envolvidas tenham acesso às mesmas informações. Fique atento(a) a isso para aproveitar todos os benefícios do serviço, dando adeus aos altos índices de turnover e “olá” para a retenção de talentos!
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