Como a cultura organizacional contribui no sucesso da empresa

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Como a cultura organizacional contribui no sucesso da empresa

Como a cultura organizacional contribui no sucesso da empresa


Talvez você ainda não tenha parado para observar, mas todo e qualquer grupo empresarial, seja de pequeno, médio ou grande porte, dispõe de um elemento primordial para o sucesso dos negócios: a cultura organizacional.

A cultura organizacional está presente no DNA desses grupos e pode transformar o espírito da empresa. Então, antes de mais nada, vamos entender...

O que significa cultura organizacional?

A cultura organizacional, também chamada de cultura corporativa, é definida pela junção de hábitos de uma empresa, ou seja, o seu próprio jeito de fazer as coisas. Essa cultura é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma organização. É um conjunto de características que as diferencia de todas as outras.

A cultura organizacional define as diretrizes para uma empresa de sucesso. Tudo começa pela forma como os colaboradores vão enxergar e participar do negócio. Empresas que investem em gestão de pessoas, aliada a uma cultura colaborativa de qualidade, como resultado acabam gerando maior satisfação entre clientes e, consequentemente, maior lucro em suas atividades.

Como implementar a cultura organizacional?

O primeiro passo para implementar a cultura organizacional ao seu negócio é delimitar quais são os valores e ideais que sua empresa acredita e quais os objetivos que pretende alcançar com eles.

A melhor forma para definir essa cultura é identificar como a sua empresa se posiciona perante seus concorrentes e clientes. Ela pode ser mais agressiva, moderada ou mais conservadora.

As normas de conduta também apontam para a identidade da sua empresa e, consequentemente, para a forma como você, empresário, deseja que seus negócios sejam conduzidos. Defina, portanto, políticas de comunicação, vestuário, tecnologia e gestão de pessoas.

Faça com os seus colaboradores se sintam parte da sua empresa. Não deixe de manter sua equipe informada sobre os novos serviços ou produtos que pretende lançar. Peça feedbacks sobre as mudanças e permita que seu colaborador tenha uma comunicação flexível e direta com todos.

Preocupe-se também com o processo de recrutamento e seleção. Defina um perfil padronizado para a sua equipe de trabalho e busque por colaboradores que tenham mais facilidade em aderir aos planejamentos, metas e objetivos da organização.

Vantagens de uma cultura organizacional de qualidade

Uma empresa ou organização com os valores bem definidos e difundidos entre os seus colaboradores só tem bons frutos para colher. Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de trabalho, trazendo mais objetividade, produtividade e sintonia entre todos.

A cultura organizacional não define apenas a maneira como a equipe de trabalho deve se portar na rotina do dia a dia, mas também na execução de planejamento estratégico. Dessa forma, contribui na forma como a organização trabalha e ser esforça para atingir suas metas.

Entre as vantagens de uma cultura organizacional de qualidade está também a chance de desenvolver diretrizes e fazer com que os colaboradores passem a sentir parte do negócio de tal modo, que começam a se empenhar cada vez mais para melhorar sua performance e comprometer-se com os interesses do coletivo.

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Equipe CHAWork

Colunista: Equipe CHAWork


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