Como apoiar seus funcionários para trabalhar de maneira mais inteligente
Como apoiar seus funcionários para trabalhar de maneira mais inteligente
  • Equipe CHAWork
  • 25 Jul, 2018

Funcionários motivados e trabalhando de maneira inteligente é o desejo de todo gestor, não é mesmo? Mas, para que esse objetivo se transforme em uma realidade, é necessário empenho e dedicação tanto do grupo, quanto do líder da equipe.

O primeiro ponto a ser analisado por um gestor que deseja uma equipe que trabalha de maneira inteligente são as barreiras que impedem a eficiência dos funcionários. Entre essas barreiras podemos citar a burocracia, ineficiências operacionais, questões culturais, tecnologia deficiente e gerenciamento equivocado. Quer saber como apoiar seus funcionários para trabalhar de maneira mais inteligente? Elimine essas barreiras.

Confira as nossas dicas para eliminar essas barreiras na prática:

 

- Esqueça as reuniões longas

Não realize reuniões longas apenas para cumprir um padrão de agenda. Se você quer aumentar a produtividade e trabalhar de forma mais inteligente, deve valorizar a objetividade. Quando for necessário convocar uma reunião para tomada de decisões, chame apenas que realmente precisa participar e só então decida quanto tempo será necessário para a reunião.

 

- Conceda autonomia aos funcionários

Outro passo importante para fazer sua equipe trabalhar de maneira mais inteligente é conceder flexibilidade e autonomia aos funcionários. Lembre-se que funcionários que se sentem “acorrentados” à sua mesa são mais estressados e menos produtivos. E não é isso que você quer para a sua empresa, não é mesmo? Algumas pessoas são mais eficazes de manhã e outras mais tarde à noite, enquanto outras precisam agendar flexibilidade para gerenciar suas vidas. Deixe os funcionários escolherem trabalhar quando puderem ser mais produtivos.

 

- Valorize as pausas

Caro gestor, por mais que você sonhe em ver uma equipe inteligente e motivada produzindo o dia todo e aproveitando ao máximo cada muito, saiba que o corpo humano não foi feito para sentar oito horas seguidas, certo? Portanto, romper a rotina diária, ou seja, fazer pausas, pode melhorar a produtividade, o foco e a criatividade, além de ser muito mais saudável. Incentive os funcionários a trabalhar de maneira mais inteligente, permitindo que eles façam várias pausas durante o dia.

 

- Tome cuidado com o excesso de e-mails

Excesso de e-mail é improdutivo. Se você deseja uma equipe que trabalha de forma inteligente, seja inteligente também ao usar essa ferramenta. E a melhor maneira de usar e-mail é pensar duas vezes antes de clicar em "enviar". Se não houver um motivo claro e específico para enviar o e-mail, não o faça. Em vez de enviar e-mails, pegue o telefone, faça um bate-papo rápido ou use um programa de mensagens em tempo real.

 

- Dê feedback

É regra: se você deseja uma equipe motivada será necessário apresentar feedbacks aos seus colaboradores. O feedback contínuo e em tempo real é essencial para ajudar os funcionários a melhorar sua eficiência e produtividade. Quando recebem feedback contínuo, os funcionários têm uma compreensão melhor do que se espera deles, de quão bem estão se saindo em relação a essas expectativas e das mudanças que precisam fazer agora para obter mais sucesso.

 

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos!