Como ter um banco de currículos organizado
Como ter um banco de currículos organizado
  • Equipe CHAWork
  • 20 Dez, 2017

Manter um banco de currículos organizado, estruturado e atualizado é fundamental para que uma empresa tenha mais assertividade no momento das contrações, além de agilizar e facilitar o processo. É comum receber currículos mesmo sem estar contratando, ou então receber muitas opções no caso de estar apenas com uma vaga em aberto. Se a empresa não souber organizar esses dados, vai acabar se perdendo em meio a tantos currículos e perfis diferentes, pode acabar deixando passar bons profissionais e vai sofrer com um processo lento e burocrático, já que a captação de candidatos pode ser uma das fases mais demoradas do processo seletivo.

É importante seguir alguns passos para garantir a eficiência do processo. Destacamos algumas dicas de como ter um banco de currículos organizado para auxiliar na contratação dos melhores talentos para a sua empresa:

Mantenha o banco de currículos atualizado

Para as empresas é interessante ter sempre um bom número de currículos cadastrados. Por isso, é importante investir na divulgação e reputação da empresa, favorecendo o interesse dos candidatos para o registro dos dados. Tendo em mãos os cadastros, é importante também manter o banco atualizado. Realize o armazenamento por ondem cronológica e descarte currículos muito antigos, pois, certamente, estarão com as informações desatualizadas.

Organize os currículos por categoria

Para agilizar e facilitar as buscas por um profissional quando surgir uma vaga, é preciso organizar os currículos por categoria, levando em consideração aspectos como graduação, conhecimentos técnicos, competências, ramo de atuação e experiências anteriores. Você pode também separar os currículos de candidatos com nível médio, nível técnico e nível superior. Assim será mais fácil encontrar um candidato com o perfil necessário para a oportunidade.

Separe os melhores currículos de seleções anteriores

É muito comum as empresas abrirem um processo seletivo e identificarem mais de um profissional adequado e capacitado para a vaga em aberto. No momento é preciso optar por apenas um. No entanto, não descarte as informações dos candidatos entrevistados que agradaram aos recrutadores. Crie um banco de talentos com os perfis já analisados e com grande potencial, pois eles poderão ser aproveitados em oportunidades futuras.

Tenha uma plataforma online como aliada

Analisar candidatos, fazer a triagem dos currículos, responder e-mails, realizar entrevistas, entre outras funções, pode ser um processo cansativo para os recrutadores. Desta forma, além de manter o banco de currículos organizado, ter uma plataforma online de empregos como aliada vai fazer toda a diferença no processo de recrutamento e seleção.

Pensando em facilitar e otimizar este processo, a CHAWork desenvolveu uma ferramenta inovadora que proporciona um alcance rápido às vagas divulgadas. Além disso, a CHAWork mostra muito mais que apenas um currículo. Nossa plataforma identifica profissionais talentosos aliando o potencial técnico e comportamental. Nem precisamos falar o quanto essas atribuições são fundamentais e para fazer a diferença no resultado das empresas, não é mesmo?

Conte conosco! Pesquise candidatos, ganhe tempo, economize e seja mais assertivo no seu processo seletivo. E a CHAWork ainda te dá 15 dias GRÁTIS para testar!