10 dicas para contratar certo

Mercado de trabalho
10 dicas para contratar certo

10 dicas para contratar certo


É comum as empresas encontrarem dificuldades na hora de selecionar o candidato certo para uma vaga de emprego. O grande desafio é, sem dúvidas, ser assertivo nesse processo de seleção. Então, como fazer para evitar prejuízos com uma contratação errada?

Como ainda não inventaram uma “bola de cristal”, é importante seguir alguns passos e critérios para não errar. Pensando nisso, a CHAWork elaborou 10 dicas para ajudar recrutadores e empresários a contratar certo:

 

1 - Converse com quem solicitou o preenchimento da vaga

Uma conversa com o gestor que solicitou o preenchimento da vaga é fundamental para entender quais são as características do profissional que ele espera que seja contratado. Saiba a posição, cargo, principais atividades que o candidato irá exercer na empresa e as competências técnicas e comportamentais necessárias.

 

2 - Entenda os valores da empresa

O recrutador deve estar alinhado com os valores, missão e principalmente com a cultura e as estratégias adotadas pela empresa que está contratando. Desta forma conseguirá entender melhor qual o candidato mais adequado para a vaga.

 

 3 - Leia o currículo com atenção

Antes de chamar um candidato para uma entrevista é importante ler o currículo com atenção. Analise se as características e competências do profissional são compatíveis com a vaga. Aproveite para já anotar as dúvidas e curiosidades sobre o histórico apresentado pelo candidato.

 

4 - Busque referências

Pergunte ao candidato, durante a entrevista, os motivos do desligamento da empresa onde trabalhou anteriormente. Mas não se contente se a resposta for algo genérico como “a crise”. Busque referências por meio da sua rede de contatos, ou até com o setor de RH da empresa antiga.

 

5 - Descubra os objetivos do profissional

Durante a entrevista procure entender o que o candidato espera da empresa, suas expectativas de ascensão profissional. Apresente a empresa, fale da estrutura, da rotina e o que se espera do profissional. Identificar as expectativas do candidato pode evitar que, depois de pouco tempo, ele se desligue alegando que não se adaptou ou que a empresa ou a vaga não eram exatamente o que ele esperava.

 

6 - Evite interromper o candidato enquanto está falando

Certamente o candidato estará tenso e ansioso no momento da entrevista. Procure fazer com que ele se sinta à vontade para contar suas experiências e conhecimento. Desligue o celular, avise seus colegas que está em uma reunião importante e demonstre interesse na conversa. Deixe o candidato falar ao seu tempo, procure não interromper e anote discretamente o que julgar importante ou características que chamaram a atenção.

 

7 - Avalie o perfil do candidato

Durante a entrevista vale também dar uma conferida no visual do candidato. Camisa desalinhada ou cabelo despenteado certamente não combinam com alguém que se descreve como uma pessoa organizada.

 

8 - Realize testes

Procure criar testes que simulem uma situação comum na empresa e que tenham relação com a função pretendida. Analise questões técnicas e comportamentais e avalie se o candidato possui as aptidões necessárias para a vaga. 

 

9 - Agende uma entrevista com o gestor

Se o candidato realizou o teste e você aprovou, é hora de dar mais um passo importante no processo de seleção. Para tanto agende uma entrevista com o gestor que solicitou o profissional para a vaga. Um bate-papo com quem possui conhecimento prático de mercado vai ajudar a identificar se as experiências do candidato são suficientes para a função.

 

10 - Avalie o comportamento do candidato

Tão importante quanto as competências técnicas e experiências de trabalho, são as características de comportamento do profissional. Como ele se relaciona com os colegas, seu comprometimento e responsabilidade com as funções são fatores determinantes. E pensando justamente nisso, a CHAWork desenvolveu uma plataforma capaz de identificar os profissionais talentosos, aliando potencial técnico e comportamental, critérios que farão a diferença no resultado da organização.  Tudo para possibilitar que as empresas contratem a pessoa certa para a vaga.


Quer experimentar? Veja aqui como ganhar tempo, economizar e ser mais assertivo no seu processo seletivo através da CHAWork.



Equipe CHAWork

Colunista: Equipe CHAWork


Buscar
Tags



Cadastre-se!

Faça o teste e encontre vagas de uma forma diferente.

Fazer o teste

Ganhe tempo, economize e seja mais assertiva no seu processo seletivo.

Cadastrar vagas

Curta no Facebook





Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo.
Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos ?

MARTIN LUTHER KING

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.