O mapa da jornada é uma ferramenta estratégica que permite visualizar, compreender e aperfeiçoar toda a trajetória profissional de um colaborador dentro de uma empresa.
Ele ajuda a organização a entender como essa pessoa se sente, o que vivencia e quais são os principais pontos de interação dela com a marca ao longo do tempo.
Por isso, é usado para a identificação de gargalos e atuarem em prol do fortalecimento da cultura organizacional, além de frequentemente ser aplicado na definição de novas ações voltadas ao engajamento e crescimento dos times.
Com uma visão clara das etapas da jornada de um funcionário, toda e qualquer empresa consegue aprimorar processos e construir equipes mais engajadas e produtivas. Quer experimentar? Este artigo explica como fazer.
O mapa de jornada de um colaborador como representação visual de sua vida dentro da empresa
Também conhecido como “employee journey map”, o mapa de jornada de funcionários é uma representação visual e estratégica de todas as etapas e interações que cada um tem dentro da organização em que trabalha.
Ao desenhá-lo, gestores, líderes e RH conseguem se colocar no lugar dos colaboradores para entender seus sentimentos e desafios em cada fase profissional, o que contribui para:
- Melhora da experiência do colaborador
- Aumento da retenção de talentos e redução de turnover
- Melhora do engajamento e da produtividade
- Fortalecimento da forma como cada funcionário e o mercado vêem a empresa
- Clima organizacional mais positivo
Por exemplo.
Ainda, análises cautelosas de padrões em cada mapa também podem contribuir para futuras contratações mais assertivas.
O verdadeiro valor de um mapa de jornada está na transformação do que se aprende através dele em decisões práticas, sustentadas por indicadores e metas de evolução.
Com esse tipo de investigação, o RH passa a agir de forma tanto preventiva quanto estratégica, antecipando necessidades de pessoas e equipes.
Quais as etapas da jornada de um funcionário? Conheça todas
Atração, recrutamento e seleção, onboarding, engajamento e desenvolvimento, retenção e desligamento são as seis etapas principais que moldam toda a experiência de um profissional dentro de uma empresa.
Detalhes sobre elas estão adiante.
1. Atração – Conhecimento da marca e consideração de candidatura
Nesta primeira etapa, o que mais conta na jornada é como a empresa é vista externamente. Tudo o que a empresa comunica aqui precisa ser coerente com o que ela entrega no dia a dia, pois o mapa de jornada começa antes mesmo da contratação:
- O que atrai ou repele talentos estratégicos?
- Os valores da empresa importam?
- Como é feita a comunicação externa?
O tom das campanhas de recrutamento, a clareza das descrições de vaga e a transparência sobre propósito e benefícios precisam refletir a realidade vivida pelos colaboradores.
2. Recrutamento e seleção – Testes e escolha do colaborador
Depois de se candidatar para uma vaga, o colaborador que segue em frente na jornada passa por recrutamento e seleção.
Aqui, o foco da empresa é encontrar profissionais que tenham o perfil técnico e comportamental ideal para cada vaga, enquanto a experiência de quem deseja o emprego precisa ser transparente, ágil e acolhedora.
Considere tudo o que ajuda a criar um retrato fiel da experiência inicial do colaborador, identificar pontos de fricção na jornada ainda antes da admissão e garantir processos mais humanizados:
- Entrevistas estruturadas
- Testes de perfil comportamental
- Análise de competências
- Dinâmicas de grupo
- Estudos de caso práticos
- Avaliação de fit cultural
- Follow-ups
- Etc.
3. Onboarding – Chegada ao time
Após a contratação, o onboarding garante que o novo colaborador se adapte à rotina, aos processos e à cultura da empresa.
No mapa de jornada, essa é uma das etapas mais críticas, pois define as primeiras impressões do colaborador e influencia diretamente em sua permanência e em seu engajamento.
Um onboarding mal conduzido costuma estar entre as principais causas de desligamento precoce
Programas de integração, mentorias e acompanhamento nos primeiros meses são essenciais para haver criação de vínculo e engajamento desde o início, bem como para que o profissional siga em frente na sua trajetória dentro da organização.
4. Engajamento e desenvolvimento – Promoção de aprendizado contínuo
Com o colaborador devidamente integrado, seu próximo passo será buscar progresso profissional na empresa, entregando engajamento e desenvolvimento e, em contrapartida, recebendo o suporte necessário para evoluir constantemente.
O objetivo da empresa ao analisar essa etapa do mapeamento é descobrir se está agindo corretamente na promoção do aprendizado contínuo, na troca de feedbacks regulares e até no envolvimento do funcionário em projetos desafiadores que aumentam sua motivação, performance e conexão com a organização.
Para isso, é importante que o RH defina indicadores de acompanhamento: não se esqueça!
5. Retenção – A tão desejada permanência
Finalmente, na quinta e penúltima etapa do mapa de jornada de um profissional, aparece a retenção deste colaborador.
Para a empresa, isso exige reconhecimento, clima organizacional positivo e perspectivas de crescimento bem alinhadas. Os planos de carreira, benefícios justos e programas de valorização também ajudam.
Por outro lado, para o protagonista da trajetória, precisa representar segurança psicológica, reconhecimento e propósito.
6. Desligamento
Por último, mesmo nem sempre sendo levado em consideração, o desligamento (offboarding) também entra na jornada – e merece atenção.
Ele precisa ser conduzido com cuidado e, acima de tudo, analisado como parte da jornada, não separadamente.
Questione-se:
- O que levou a esse momento?
- Existem padrões importantes em mais de um offboarding?
- Houve falhas no desenvolvimento ou reconhecimento do funcionário?
- Essa pessoa teve oportunidades de crescimento?
- Os benefícios estavam alinhados às expectativas?
- A prática (cotidiano) foi coerente com a teoria (culturas e valores)?
Entrevistas de saída e novas coletas de feedbacks podem trazer várias respostas.
E você deve usar os dados coletados para alimentar o próximo ciclo de mapeamento, identificando causas estruturais de rotatividade e desenvolvendo planos de retenção mais eficazes!
O mapeamento de jornada começa com uma análise geral de todas as etapas apresentadas acima, sem exceção
O que mais você precisa saber para mapear a jornada de um funcionário?
É importante observar interações, expectativas e dificuldades enfrentadas em cada fase, reunindo informações de diferentes fontes e, portanto, coletando feedbacks de diferentes formas, executando avaliações 90º, 180º e até análises 360º e levantando os indicadores de desempenho já mencionados.
Você vai ver: no fim das contas, ficará muito mais fácil (e até mais prazeroso), planejar ações estratégicas para cada etapa, individual e coletivamente, definir prioridades e escolher os recursos necessários para elas saírem do papel!
Para fazer mapa de jornada de colaboradores, siga este passo a passo
Levando em conta todos os pontos de contato, ou seja, todas as interações de um profissional com a empresa:
- Mapeie seus funcionários: quem são e quais funções desempenham
- Entenda suas necessidades, expectativas e experiências ao longo do percurso
- Entenda suas emoções também, preferencialmente usando um hub de avaliações para coletar os registros de forma profissional e descomplicada
- Reúna informações sobre cada jornada, mas vindas de outras pessoas (líder direto, colegas, clientes etc.)
- Anote aspectos específicos do percurso de cada pessoa, mas também repare naqueles que se repetem entre dois ou mais colaboradores, pois eles podem relevar erros ou acertos sistêmicos
- Finalmente, organize tudo de forma visual, usando ferramentas como o Miro, o Trello, o FigJam ou planilhas
Compartilhe os principais insights extraídos dele com os colaboradores, especialmente em formato de iniciativas de melhoria e não apenas como diagnóstico.
Mantenha o desenho atualizado (a cada semestre, pelo menos, ou após grandes mudanças internas), garantindo que as ações adotadas acompanhem as novas necessidades dos colaboradores e do negócio.
Sempre comunique as melhorias implementadas!
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